Thursday, January 7, 2016

Biscoitos de manteiga natalícios com doce de morango


Parece que vale a pena colocar aqui a receita dos meus biscoitos natalícios pois foram aprovados por vários comensais a até tive que fazer uma encomenda especial depois das festividades. Acabei por gostar bastante do aspecto imperfeito das bolachinhas e tal deveu-se ao facto de ter incluído farinha com fermento na receita, o que faz com que a bolacha fique com pequenas rachas ao longo da superfície. Mas até lhe dá um visual mais apetitoso. Se compararem as árvores de Natal com as estrelas, dois posts abaixo, vão ver que as estrelas estão mais lisas, "perfeitinhas" porque a massa foi feita com farinha sem fermento e não cresce. O recheio que escolhi foi doce de morango, feito por mim e também experimentei marmelada mas prefiro com o morango. E comidas ao natural também são muitos boas, portanto a opção é vossa, de as rechear ou não.

Ingredientes para as bolachas
250 gr. de farinha sem fermento
250 gr. de farinha com fermento
250 gr. de manteiga
250 gr. de açúcar branco
2 ovos
Raspa de 2 limões
1 colher de chá de açucar baunilhado

Preparação
Numa tigela, juntei os dois tipos de farinha com o açúcar. Cortei a manteiga em cubos pequenos e juntei-os à farinha. Com a ponta dos dedos, misturei os cubinhos na farinha, usando também as palmas das mãos para os desfazer. No fim fica uma mistura que parece areia. Adicionei a raspa dos limões, o açucar baunilhado e os 2 ovos e amassei muito bem. Caso vejam que a massa fica demasiado quebradiça, que não liga bem, adicionem pingas de leite até a consistência ficar correcta. Mas não se esqueçam que a massa destes biscoitos não é elástica e lisa, tal como a massa de pizza por exemplo. Esta massa quebra um pouco, faz fendas na superfície mas mantém a integridade. Eu deixei a massa repousar 1 hora e estendi-a numa tábua de cozinha. Cada bolacha deve ter uns 3 mm de altura no máximo, principalmente se as vão rechear depois e cobrir com outra bolacha. E eu uso icing sugar, em vez de farinha, para estender a massa. Esta pega um bocado às superfícies porque tem muita manteiga e açúcar. Podem refrigerá-la um bocadinho antes de a trabalharem mas cuidado porque se a manteiga da massa refrigera demasiado fica rija como um corno. Outra coisa muito importante! Se vão rechear as bolachas, fica mais bonito ver-se o doce de morango a espreitar por uma janelinha. Portanto, as bolachas fechadas têm de fazer par com outra com um buraquinho. Para abrir o buraco, eu uso um descaroçador de maçãs. Por fim, levei as bolachinhas ao forno a 160º-180º até ficarem douradas. E eu cozo-as dos dois lados para que fiquem sequinhas e estaladiças. Devo avisar que as bolachas amolecem um pouco com a introdução do doce, mesmo guardando-as em frascos. Mas eu até as prefiro assim quando recheadas. Se as guardarem sem rechear elas não perdem a textura estaladiça. Agora vamos passar ao doce:

Ingredientes para o doce
1,500 kg de morangos
300 gr. de açúcar amarelo
Sumo e casquinha de 1 limão

Preparação
É tão fácil fazer doce de morango que é, basicamente, tirar a folha verde aos morangos, atirá-los para um tacho, adicionar a casquinha, cobrir com o açúcar amarelo e regar com o sumo de limão. Cozi-os em lume brando. Os morangos largam imensa água, reduzem ainda mais e parece que fica uma sopa de morango no tacho. Mas à medida que a água reduz, o doce espessa e o morango sobressai. Portanto, não temam. Mas nada de distracções. Assim que o doce começa a ficar mais denso, têm de ir mexendo o tacho senão pega. Se tiverem dúvidas, vejam as receitas de doce de abóbora e marmelada que eu coloquei aqui no blog. E já sabem, depois basta barrarem generosamente uma bolacha fechada com o doce e cobrirem com a bolacha aberta, apertando um bocadito para que o doce comece a sair pela janela. E que bonitinhas que ficaram as minhas árvores de Natal, não acham?  

Wednesday, January 6, 2016

Paparoca de Natal


Agora que a azáfama do Natal já passou, posso mostrar-vos o menú do dia 25. Começou com uma prova de 3 belas cervejas caseiras, feitas pelo anfitrião deste ano, o meu irmão Daniel. Devo dizer que o mocito tem jeito para a coisa e espero ansiosamente pela prova da próxima "colheita". Podem também observar os costados do meu perú. Aliás, meu e do Mr. Fofo, o querido e fiel ajudante nestas aventuras, cuja técnica de cozedura é infalível. Mais uma vez, o perú ficou devidamente cozinhado, sem secar, apesar de chegar às nossas mãos "defeituoso", com a pele rasgada. Mas a técnica da cobertura de toucinho tem-se revelado uma mais-valia e, de ano para ano, vai sendo aperfeiçoada. Também no menú, um cabritinho assado no forno com batatas e arroz de açafrão. Só coisas boas! Espero que o vosso Natal tenha sido igualmente bom e recheado com coisas deliciosas. Se quiserem partilhar fotos dos vossos menús, terei o maior prazer em publicá-las aqui no blog. E um bom ano para todos! Beijo.