Showing posts with label couve coração. Show all posts
Showing posts with label couve coração. Show all posts

Wednesday, February 11, 2015

Favas guisadas com vegetais


Olá! Trago-vos mais uma receitinha muito simples e adequada a este tempo frio. Não me lembro se já coloquei alguma receita de favas no blog. De qualquer forma, esta saíu-me particularmente bem e tem a inclusão de vegetais. Se forem como eu, e gostam bastante deste petisco mas acham que podia levar algo mais que as favas e os enchidos, para não ser tão monótono, certamente que vão apreciar este post. Eu usei couve coração e cenouras porque tinha ambos no frigorífico para aproveitar e combina bem com as favinhas.

Ingredientes:
400 gr. de favas (usei Iglo)
1 chouriço de vitela mirandesa
1 alheira de Mirandela
3 mini linguiças (usei Fumadinho)
Couve coração
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
Coentros
Pimenta, colorau, folha de louro
Azeite q.b.
Maizena

Preparação:
Comecei por cozer as favas em água temperada com sal, sumo de limão e coentros picados. Usei o sumo de limão porque já me aconteceu as favas ficarem feias, escurecidas, quase castanhas. Ora, desta vez tive o cuidado de não as cozer em demasia e, quem sabe, se o sumo de limão ajudou a manter a cor bonita. Podem ver pela foto que ficaram catitas! Entretanto, num tacho largo, dei um entalão nos enchidos. Fritei o chouriço de vitela e a linguiça em azeite até ficarem corados. Assim que estavam prontos, retirei-os para uma tigela e reservei. No azeite da fritura, cozinhei a cebola e o alho até amolecerem. Juntei o louro, pimenta, colorau e as cenouras cortadas em cubinhos. Deixei cozinhar um bocadinho. Adicionei as favas e o caldo de cozedura até estas ficarem submersas. Deixei levantar fervura para cozer a alheira. Confesso que rebentou, faço sempre asneira, mas ajudou a dar um sabor especial ao molho e ainda consegui salvar uns pedacitos inteiros. Como eu gosto de molhos mais espessos, usei umas colheritas de farinha Maizena para engrossar. Colher a colher, despejei a Maizena num passador e, abanando-o, salpiquei o caldo, misturando muito bem entre cada adição para que não criasse grumos. Assim que o caldo estava no ponto, juntei a couve em pedaços e deixei cozinhar, já com o lume desligado e o tacho tapado. Pessoalmente, gosto de couve rijinha. Pouco antes de servir, coloquei no tacho os enchidos que tinha fritado anteriormente, para que aquecessem. Bom apetite! Espero que gostem!    

Thursday, September 12, 2013

Bacalhau com crosta de pão e grelos



Mais uma bela receita com o nosso fiel amigo e muito simples de fazer! A minha primeira tentativa foi com uma posta de salmão (segunda fofo) para a qual preparei uma crosta de pão com tostas raladas, pimento vermelho, alho, pimenta, sal e vinagre balsâmico. Como gostei do resultado, a crosta ficou crocante e leve, resolvi fazer também para o bacalhau, com algumas alterações. Numa picadora, ralei tostas integrais, juntei um fiozinho de azeite, alho, vinagre balsâmico, grelos bem espremidos (usei congelados), uma pitadinha de sal e pimenta. A massa de pão deve estar húmida suficiente ao ponto de permitir que seja moldada em cima da posta de bacalhau sem se esboroar. Quando colocarem o pão em cima da posta, façam uma camada uniforme e não muito grossa. Eu, à força de querer aproveitar a massa toda, exagerei na quantidade e ficou demasiado espessa, logo não secou como eu queria e perdeu-se a textura crocante. Depois de montar o pão na posta de bacalhau, reguei com um fio de azeite e levei ao forno até o peixe cozinhar bem. Entretanto tratei do acompanhamento. Cozi folhas de couve coração, reguei-as com azeite e vinagre, temperei com pimenta preta e servi com o bacalhau. Simples, delicioso e rápido. Bom apetite!