Showing posts with label crepes. Show all posts
Showing posts with label crepes. Show all posts
Wednesday, September 17, 2014
Panquecas de mirtilo e noz com xarope de ácer (maple syrup)
Há coisas que vejo tantas vezes na televisão, que a certa altura a minha curiosidade desperta de tal forma, que eu tenho de experimentar à força. Refiro-me especificamente ao maple syrup, ou seja, xarope de ácer. Extraído de um tipo de árvore, a ácer ou maple, que produz uma seiva, sendo recolhida de orifícios feitos no tronco da árvore. Esta seiva, como é aguada, vai a ferver até reduzir e engrossar. Portanto, se vão comprar maple syrup, não se enganem. Há produtos à venda que parecem maple syrup mas são "artificiais" e muito mais baratos. O que eu comprei é mesmo o the real deal cuja composição é apenas a seiva da árvore, não tem açucares adicionados e outros ingredientes "estranhos". Onde podem comprar? Parece que no continente encontra-se, na secção de produtos gourmet. Eu adquiri um frasco da marca Buckwud (250 ml - aprox. 9 euros) na loja Glood.
Como o maple syrup é amigo inseparável das panquecas, foi isso mesmo que fiz! Panquecas de mirtilo e noz, regadas com maple syrup e acompanhadas de queijo creme.
Ingredientes ♥
130 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 ovo
2,5 dl de leitelho/buttermilk (não arranjei, usei substituto)
3 colheres de sopa de manteiga
Mirtilos
Nozes em pedacinhos
Preparação ♥
Como cá em Portugal parece quase impossível adquirir buttermilk, usei mais uma vez leite talhado. Por cada dl de leite, juntam uma colher de sopa de sumo de limão. Ou seja, para os 2,5 dl de leite necessários para esta receita, usei 3 colheres de sopa de sumo. Após 30 minutos/1 hora, o leite fica cortado/coalhado. Numa tigela, misturei os ingredientes secos: a farinha, o fermento, sal, açúcar, nozes e mirtilos. Noutro recipiente, bati muito bem o ovo com o leite e a manteiga derretida. Despejei sobre a mistura seca, aos poucos para não criar grumos, e envolvi delicadamente sem bater em demasia. A massa ficou a descansar durante a noite, embora não seja necessário. Como fiz as panquecas para o pequeno-almoço, achei que seria mais práctico ter já tudo pronto de manhã. Cozinhei as panquecas numa frigideira pequerrucha, anti-aderente, barrada com manteiga. Deitei a massa na frigideira assim que a manteiga começou a borbulhar e deixei cozinhar até a base ficar coradinha e descolar da frigideira. Virei a panqueca e deixei cozinhar o outro lado. Como topping, usámos o famoso maple syrup, de sabor agradável e muito suave e também queijo creme (fromage blanc da marca Vrai). O petisco foi aprovado e considero a hipótese de fazer mais panquecas com outros ingredientes. Para mim, nada bate o meu pãozinho com manteiga ou as torradinhas ao pequeno-almoço, mas para variar e mimar o Mr. Fofo, também é divertido mudar um pouquinho a ementa e experimentar coisas novas!
Labels:
crepes,
maple syrup,
mirtilos,
noz,
nozes,
panquecas,
panquecas de mirtilos,
panquecas de mirtilos e nozes,
queijo creme,
xarope de ácer
Monday, February 18, 2013
Stanislav 8.0/10
No dia de S. Valentim fui, juntamente com a minha amada irmã, almoçar em cascais no restaurante de leste Stanislav. Como podem ver pela foto, o espaço estava todo engalanado com corações pendurados no tecto e velinhas nas mesas. Pena que os namorados, a quem este dia apela à celebração, estavam em número reduzido, apenas dois casais. E para além de mim e da minha mana, apenas uma família de três pessoas ocupavam as mesas. Espero que ao jantar tenha estado mais composto. Já vim a este restaurante várias vezes e tenciono voltar no futuro. É um espaço agradável onde somos bem atendidos e a comida é saborosa. O menú não é muito extenso mas reparei que nesta visita havia algumas novidades, o que é positivo pois uma das minhas "queixas" era o facto da oferta ser limitada e achar que deviam rodar o menú mais frequentemente. Podem consultar a a lista de pratos no site do restaurante Stanislav. Quanto à refeição! Começámos pela salada shuba, feita com beterraba, batata e arenque em cubos, temperados com maionese (ou parecido) e queijo ralado. É uma salada de sabor suave e fresco e uma escolha habitual. De seguida, crepes enrolados com cogumelos. Massa tenrinha e bem confeccionada com os cogumelos e um molho que parecia natas ligeiras e tomate. Estava apetitoso, o único reparo é que podia levar mais um bocadinho de cogumelos. Os pratos principais: Strogonoff de camarão e blinis com carne picada. Os camarões, embora parecessem congelados, daqueles pequerruchos, estavam bem cozinhados, rijinhos e saborosos, com um molho muito agradável. A acompanhar, um arroz sequinho e beterraba em cubos com maionese. Os blinis consistiam em crepes recheados com carne de porco e cobertos por um queijo ligeiramente azedo. Mais uma vez, a massa estava suave e tenra, a carne era saborosa e o queijo complementava muito bem o resto. Para a sobremesa não podia faltar as ameixas recheadas com noz e regadas com molho de vinho. Gosto muito! As ameixas suculentas combinam muito bem com noz! Até já tentei reproduzir em casa mas não ficou tão bom. É uma questão de ir saboreando no restaurante até acertar na receita.... E tivemos direito a sobremesa de oferta devido ao dia em questão, uns crepes com gelado. Estava boa, é uma sobremesa agradável embora não tenha nada de original nem típico da cozinha em questão. Mas foi simpática a oferta. A acompanhar a refeição, cerveja Baltika. Também podem beber vodka e penso que havia uma pequena oferta de vinhos. A mana e eu saímos muito satisfeitas e voltaremos de certeza! A título de curiosidade, têm aqui um vídeo do programa Etnias na SIC com a dona do restaurante Stanislav a ensinar a fazer a salada shuba e uma amostra dos outros petiscos que podem encontrar. E mais um vídeo, num programa da RTP onde ensina a fazer as beringelas recheadas e o Golubci (couve recheada com carne picada). Não se esqueçam de ir lá fazer uma visitinha! Bom apetite!
Labels:
ameixas,
baltika,
beterraba,
blinis,
carne de porco,
carne de vaca,
carne picada,
cerveja,
cozinha de leste,
crepes,
leste,
maionese,
moldávia,
noz,
queijo,
queijo ralado,
rússia,
shuba,
stanislav
Subscribe to:
Posts (Atom)








