Showing posts with label farinheira. Show all posts
Showing posts with label farinheira. Show all posts

Tuesday, July 28, 2015

Cozido de grão


A ideia de fazer esta receita surgiu do aproveitamento de chispe que tinha congelado há alguns meses e que não queria que se estragasse. Admito que não é um petisco adequado ao tempo quente mas fica aqui registado para os meus leitores, que o podem preparar quando o frio regressar. A ideia era reproduzir o cozido de grão alentejano, tão elogiado por dois dos meus irmãos e que comi eu noutra ocasião mas não me entusiasmou tanto. Detesto quando metem hortelã nestas coisas e o sabor domina tudo o resto. Portanto o meu objectivo foi preservar o paladar do caldo, obtido a partir da cozedura das carnes, e não carregar nos enchidos, que geralmente contaminam os outros alimentos, principalmente quando têm um sabor forte a fumado. Acabei por fazer a minha própria versão do cozido de grão, sem me basear em receitas específicas.

Ingredientes
1/2 chispe
3 tiras de entremeada de vaca
Bacon em tiras
1 chouriço de Vinhais
1 farinheira
2 cenouras em rodelas
1 lata grande de grão + 1 pequena
1 cebola
Alho, pimenta, salsa
Pão alentejano

Preparação
O primeiro passo foi cozer a entremeada e o chispe em água com sal até a carne de porco ficar tão tenrinha que a carne se separava do osso. Após as carnes arrefecerem, desfiei em pedaços generosos, retirando os ossos e peles em excesso. Reservei, assim como o caldo. Também cozi uma farinheira à parte. Que infelizmente rebentou. Não sei o que faço mal mas dou cabo das farinheiras, por mais cuidado que tenha. Se alguém tiver um truque infalível para as farinheiras não rebentarem, agradeço que partilhe comigo. 
Num tacho, corei as tiras de bacon até ficarem tostadinhas e secas. O bacon cozinhou na sua própria gordura. Retirei as tiras para um papel de cozinha para que secassem e deitei um fio de azeite no tacho, porque a gordura do bacon era pouca, e refoguei 1 cebola, 2 alhos e a cenoura em meias rodelas finas. Temperei com pimenta. Deixei apurar e juntei conchas de caldo de carne. Ficou ao lume até ferver. Adicionei o grão, um bocadinho da água de cozedura do mesmo, as carnes cozidas e  deixei levantar fervura. Rectifiquei o nível de caldo, que deve cobrir os restantes ingredientes, como uma sopa. Ficou a ferver uns 5 minutos. Juntei o bacon, o chouriço cortado em rodelas e a salsa. Desliguei o lume e ficou a repousar 20 minutos para que o chouriço tivesse tempo de cozer. A farinheira foi servida à parte. Podem ver pela foto que se comeu numa tigela forrada com bom pão alentejano. Supostamente este deve ser duro, ter vários dias, mas com pão fresco também resultou bem porque o alentejano é um pão musculado e resistente! Bom apetite!   

Wednesday, March 26, 2014

Gnocchi com molho de tomate e coco


Aqui vos apresento o resultado dos meus gnocchis caseiros. Como não tinha ponto de referência, por nunca ter provado este tipo de massa, e depois de ter preparado os meus e congelado, comecei por ir ao supermercado e comprar gnocchis de uma marca italiana. Devo dizer que eram bastante sensaborões. O que os safou foi tudo o resto que adicionei à sua preparação. Aliás, é melhor começar a pensar nos temperos com que vou adubar a próxima dose, pois ainda me sobrou mais de meia embalagem. Foi com muita satisfação que descobri que os meus gnocchis caseiros são muito melhores! Ficaram com uma textura suave, sem ser maçuda, e eram saborosos, já que lhes adicionei alguns temperos na preparação da massa cuja receita encontram aqui. Eu usei todos os gnocchis da receita base (600gr), que dá para 3 pessoas comilonas. Esta prato é bastante fácil e rápido de fazer:

Ingredientes
600 gr. de gnocchis
1 farinheira de vitela mirandesa
1 latinha de creme de coco (usei Koala, uma lata pequena de 200 gr, penso eu)
1 lata de tomate
1 lata pequena de ervilhas
1 cebola média
2 alhos 
Pimenta preta, sal, pimentão vermelho, orégãos

Preparação
Comecei por retirar a pele á farinheira e fazer bolinhas com o recheio, como se fossem almôndegas. Reservei. Piquei a cebola e o alho numa picadora e levei a aloirar num tacho com azeite. Enquanto cozinhava, reduzi o tomate escorrido a puré. Adicionei à cebola, temperei com os orégãos, a pimenta, o sal e o pimentão vermelho. Deixei apurar. Juntei a latinha de creme de coco e ficou a cozinhar até reduzir um bocadinho, sempre em lume brando. Entretanto, tratei dos gnocchis que foram cozidos em água. Num tacho, levei água a ferver. Deitei uma mãos cheia de gnocchis de cada vez. Ao entrarem no tacho, foram ao fundo e assim que começaram a flutuar, retirei-os para um passador de rede para que perdessem toda a água. Por fim, desliguei o lume do molho e adicionei de imediato os gnocchis e as ervilhas e envolvi bem e, em último lugar, as bolinhas de farinheira que cozeram no calor do tacho bem tapado. Espero que gostem desta receita. Em breve irei experimentar outras alternativas. Até breve!

Wednesday, April 10, 2013

Arroz de farinheira e vegetais


Este prato surgiu do aproveitamento de uns pedacinhos de farinheira e do caldo da mesma, ingrediente esse que tinha sido utilizado noutra receita que mais tarde irei colocar no blog. Cozi a farinheira, retirei-lhe o interior e deixei arrefecer numa tigela. Temperei com umas gotinhas de vinagre balsâmico, pimenta preta, alho em pó e molho picante. Pus o caldo do enchido a aquecer. Não se esqueçam que por cada medida de arroz, usam-se 3 medidas iguais de água. Cozi as cenouras em pedacinhos e as ervilhas no caldo. No fim, juntei os grelos e o arroz. Este deve ficar com uma consistência rijinha, por isso desliguem o lume antes de estar totalmente cozido, já que o arroz incha com o restante calor. Para acabar, coloquei nozes do preparado de farinheira por cima do arroz, de forma a aquecer o enchido mas sem cozinhar mais. Espero que gostem!

Monday, November 5, 2012

Feijocas com enchidos


Mais uma bela refeição simples de confeccionar! Feijocas com enchidos, cenoura e abóbora. Comecei por cortar 1 cebola média e dois tomates em cubos e 2 dentes de alhos. Foram a lume em azeite durante 10 minutos ou até o tomate se desfazer e engrossar o refogado. Cortei uma cenoura em cubos e adicionei ao preparado. Deixei 5 minutos a cozinhar e juntei os enchidos, uma farinheira inteira, uma variante com amêndoa. Também utilizei rodelas grossas de chouriço de vaca mirandesa (http://www.mirandesa.pt/) e outro de porco que, por não corresponder aos critérios de qualidade do blog, não será mencionado. Por isso, escolham um bom chouriço e verifiquem se está bem curado. Entretanto juntei os temperos, uma pitadinha de sal, pouco porque os enchidos já têm sal quanto baste, pimenta rosa e preta, pimentão doce e salsa picada. Depois juntei a abóbora em cubos e ficou ao lume mais 10 minutos. Por fim, as feijocas foram adicionadas, todo o conteúdo do frasco. Usei marca Ferbar. Mais 10 minutos ao lume para que os sabores apurassem e os enchidos ficassem bem cozinhados. Como podem ver pela foto, o molho ficou bem espesso. O tomate e a  abóbora ajudaram a engrossar e os enchidos deram-lhe um sabor delicioso. Perfeito para molhar o pão! Bom apetite!