Showing posts with label leitelho. Show all posts
Showing posts with label leitelho. Show all posts

Wednesday, May 14, 2014

Scones caseiros


Eu tenho uma relação complicada com massas de pão. Por mais que me esforce e siga os conselhos de outros cozinheiros, os meus pãezinhos ficam muito densos. A massa mal leveda e não cresce no forno. A minha experiência anterior, um bolo-rei, não ficou brilhante, tinha a massa pesadona e meio seca. Sim, estava muito saboroso mas a textura não era boa. Basicamente, dou cabo das leveduras todas. Nem o fermento fresco escapa. Por isso tenho andado um pouco desanimada. Isto cansa uma moça! E eu que até me tenho em muito boa conta, no que diz respeito aos dotes culinários, agora sinto-me uma aselha! Apesar de tudo, voltei às massas e fiz scones. São fáceis de fazer e a receita que escolhi, segundo os utilizadores, é à prova de falhanços. Perfeita para mim, pois claro! Vamos começar por um ingrediente que eu nunca vi à venda por cá (talvez por nunca ter procurado)  e parece ser difícil de encontrar. O buttermilk, ou seja, leitelho. O que é? É "leite de manteiga", obtido a partir do fabrico da mesma, ou seja, o soro que se separa quando se bate as natas em manteiga. O aspecto é de leite talhado. Como não tinha leitelho em casa, procurei uma alternativa fácil de preparar. Basicamente é talhar leite com sumo de limão. Por cada dl de leite, adicionam 1 colher de sopa de sumo de limão. e deixam actuar durante 5-10 minutos. Esta receita leva quase 3 dl de leitelho, por isso fiz 3 dl de leite (usei meio gordo) com 3 colheres de sopa de sumo de limão. Passemos então para a receita completa:


Ingredientes
450 gr. de farinha com fermento
1 saqueta de fermento em pó (usei Vahiné)
100 gr. de manteiga
2,5 dl de leitelho
85 gr. de açucar (usei amarelo)
1 pitada de sal
1 ovo para pincelar os scones
Farinha para polvilhar


Preparação
Ponham a farinha, o fermento e o sal numa tigela larga com a manteiga à temperatura ambiente e misturem bem, desfazendo a manteiga. A farinha vai ficar com uma textura solta e em flocos. Juntem o açúcar, envolvam e adicionem o leitelho, juntando tudo com a ajuda de uma colher de pau até os ingredientes se unirem grosseiramente. Numa tábua de cozinha polvilhada, deitam lá o preparado começam a fazer a massa mas sem amassar. Não é suposto ficar uma massa firme, por isso evitem usar muita força nesta fase. Nada de sovar a massa, nem esticá-la ou apertá-la muito. Com as mãos, tratam a massa com delicadeza, envolvendo bem todos os ingredientes, virando-a, dobrando, e usem mais os dedos do que as palmas das mãos. Aos poucos a massa fica lisa e mantém a leveza. É elástica mas delicada, sente-se que tem muito ar lá dentro e não pega à base. Para mais facilmente perceberem o que quero dizer, vejam este vídeo do Paul Hollywood ( a receita não é a dele): https://www.youtube.com/watch?v=BCt-szFlaLE. Assim que a massa estiver pronta, usam o rolo da massa para fazer um círculo com aprox. 4 cm de altura. Eu deixei a massa repousar 20 minutos e só depois a cortei em círculos, com um cortador de biscoitos com 6 cm de diâmetro. Pincelam os scones com ovo batido e levam ao forno a 180-200º durante 25 minutos. Devem ficar coradinhos como os da foto. E agora perguntam vocês se a receita correu bem? Sim, desta vez não estraguei tudo. Apesar de terem crescido menos do que esperava, a massa ficou fofinha! E o sabor é bom. Receita aprovada.