Showing posts with label maizena. Show all posts
Showing posts with label maizena. Show all posts

Wednesday, February 11, 2015

Favas guisadas com vegetais


Olá! Trago-vos mais uma receitinha muito simples e adequada a este tempo frio. Não me lembro se já coloquei alguma receita de favas no blog. De qualquer forma, esta saíu-me particularmente bem e tem a inclusão de vegetais. Se forem como eu, e gostam bastante deste petisco mas acham que podia levar algo mais que as favas e os enchidos, para não ser tão monótono, certamente que vão apreciar este post. Eu usei couve coração e cenouras porque tinha ambos no frigorífico para aproveitar e combina bem com as favinhas.

Ingredientes:
400 gr. de favas (usei Iglo)
1 chouriço de vitela mirandesa
1 alheira de Mirandela
3 mini linguiças (usei Fumadinho)
Couve coração
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
Coentros
Pimenta, colorau, folha de louro
Azeite q.b.
Maizena

Preparação:
Comecei por cozer as favas em água temperada com sal, sumo de limão e coentros picados. Usei o sumo de limão porque já me aconteceu as favas ficarem feias, escurecidas, quase castanhas. Ora, desta vez tive o cuidado de não as cozer em demasia e, quem sabe, se o sumo de limão ajudou a manter a cor bonita. Podem ver pela foto que ficaram catitas! Entretanto, num tacho largo, dei um entalão nos enchidos. Fritei o chouriço de vitela e a linguiça em azeite até ficarem corados. Assim que estavam prontos, retirei-os para uma tigela e reservei. No azeite da fritura, cozinhei a cebola e o alho até amolecerem. Juntei o louro, pimenta, colorau e as cenouras cortadas em cubinhos. Deixei cozinhar um bocadinho. Adicionei as favas e o caldo de cozedura até estas ficarem submersas. Deixei levantar fervura para cozer a alheira. Confesso que rebentou, faço sempre asneira, mas ajudou a dar um sabor especial ao molho e ainda consegui salvar uns pedacitos inteiros. Como eu gosto de molhos mais espessos, usei umas colheritas de farinha Maizena para engrossar. Colher a colher, despejei a Maizena num passador e, abanando-o, salpiquei o caldo, misturando muito bem entre cada adição para que não criasse grumos. Assim que o caldo estava no ponto, juntei a couve em pedaços e deixei cozinhar, já com o lume desligado e o tacho tapado. Pessoalmente, gosto de couve rijinha. Pouco antes de servir, coloquei no tacho os enchidos que tinha fritado anteriormente, para que aquecessem. Bom apetite! Espero que gostem!    

Wednesday, February 12, 2014

Farfalle com molho cremoso de tomate e cogumelos


Esta receita introduz o selo de comida sem lactose e/ou vegetariana. Este blog, embora não seja dedicado a um tipo específico de alimentação, centra-se mais em refeições sem restrição alimentar, pois tanto eu como o Mr. Fofo comemos um pouco de tudo. No entanto, queremos que também os vegetarianos se sintam compelidos a visitar-nos, até porque não é a primeira vez que apresentamos pratos sem ingredientes de origem animal. Vou incluir um menu de navegação de comida vegetariana e sem lactose na barra lateral do blog, para que seja mais fácil navegarem. A questão da não utilização de lactose acabou por ser um interesse desde que travei conhecimento com várias pessoas com problemas de intolerância. E como decidi experimentar uma dieta temporária de alimentação sem lactose, para testar se eu própria me sentiria melhor de alguns desconfortos físicos, chegou a altura certa para introduzir uma nova temática no blog. Começo então por uma receita muito simples, neste caso lacto vegetariana porque embora não inclua carne, contém leite sem lactose. Quando faço massa, geralmente salteio com outros ingredientes ou faço um molho cremoso com natas. Já há natas sem lactose no mercado mas, para reduzir calorias e variar um pouco, resolvi optar por usar leite e adicionei a cremosidade com um bocadito de Maizena. Precisam de:

Ingredientes
Cogumelos
Massa farfalle
Tomate
Cebola
Alho
Pimenta preta, noz-moscada, tomilho
Farinha Maizena
Azeite
Sal

Preparação
A porção que eu fiz foi só para uma pessoa e foi um bocado a olho mas deixo-vos quantidades aproximadas. Levei uma caçarola ao lume com alho em pedacinhos. Deixei cozinhar em lume brando, para que este não tostasse e fosse libertando o seu perfume devagarinho. Adicionei meia cebola em lascas e cozinhou até ficar tenra. Juntei 5 cogumelos fatiados. Aconselho-vos a juntar mais, uns 8 ou 10 porque estes reduzem de volume ao cozinhar, pois perdem muita água. Acabei por achar que tinha pouquinhos no prato. Assim que os cogumelos cozinharam um pouco, juntei um tomate em cubinhos pequenos e envolvi bem. Temperei de sal, pimenta, tomilho e noz-moscada. Adicionei o leite, cerca de 1,5 dl, deixei ferver e, por fim, uma colher de chá de Maizena para engrossar. Se virem que o molho engrossa muito, adicionam mais um bocadinho de leite e rectificam os temperos. Assim que o molho ficou pronto, juntei a massa (duas mãos cheias de farfalle) previamente cozida em água temperada com sal e azeite. Deixei que a massa aquecesse bem dentro do molho e servi. Podem adicionar mais ingredientes à massa como atum ou outros vegetais mas eu optei por uma versão minimalista, só com os cogumelos, de forma a manter a refeição mais leve e aproveitar para inaugurar a secção vegetariana. Bom apetite.