Showing posts with label massa italiana. Show all posts
Showing posts with label massa italiana. Show all posts

Wednesday, March 26, 2014

Gnocchi com molho de tomate e coco


Aqui vos apresento o resultado dos meus gnocchis caseiros. Como não tinha ponto de referência, por nunca ter provado este tipo de massa, e depois de ter preparado os meus e congelado, comecei por ir ao supermercado e comprar gnocchis de uma marca italiana. Devo dizer que eram bastante sensaborões. O que os safou foi tudo o resto que adicionei à sua preparação. Aliás, é melhor começar a pensar nos temperos com que vou adubar a próxima dose, pois ainda me sobrou mais de meia embalagem. Foi com muita satisfação que descobri que os meus gnocchis caseiros são muito melhores! Ficaram com uma textura suave, sem ser maçuda, e eram saborosos, já que lhes adicionei alguns temperos na preparação da massa cuja receita encontram aqui. Eu usei todos os gnocchis da receita base (600gr), que dá para 3 pessoas comilonas. Esta prato é bastante fácil e rápido de fazer:

Ingredientes
600 gr. de gnocchis
1 farinheira de vitela mirandesa
1 latinha de creme de coco (usei Koala, uma lata pequena de 200 gr, penso eu)
1 lata de tomate
1 lata pequena de ervilhas
1 cebola média
2 alhos 
Pimenta preta, sal, pimentão vermelho, orégãos

Preparação
Comecei por retirar a pele á farinheira e fazer bolinhas com o recheio, como se fossem almôndegas. Reservei. Piquei a cebola e o alho numa picadora e levei a aloirar num tacho com azeite. Enquanto cozinhava, reduzi o tomate escorrido a puré. Adicionei à cebola, temperei com os orégãos, a pimenta, o sal e o pimentão vermelho. Deixei apurar. Juntei a latinha de creme de coco e ficou a cozinhar até reduzir um bocadinho, sempre em lume brando. Entretanto, tratei dos gnocchis que foram cozidos em água. Num tacho, levei água a ferver. Deitei uma mãos cheia de gnocchis de cada vez. Ao entrarem no tacho, foram ao fundo e assim que começaram a flutuar, retirei-os para um passador de rede para que perdessem toda a água. Por fim, desliguei o lume do molho e adicionei de imediato os gnocchis e as ervilhas e envolvi bem e, em último lugar, as bolinhas de farinheira que cozeram no calor do tacho bem tapado. Espero que gostem desta receita. Em breve irei experimentar outras alternativas. Até breve!

Monday, March 24, 2014

Gnocchis de batata caseiros - Receita passo-a-passo da massa

1 - A massa depois de misturada (não amassada)
2 - A massa fica ligeiramente peganhenta
3 - Rolo de massa
4 - A massa já cortada em porções
5 - As marcas típicas dos gnocchis

Continuando com a aventura no mundo das massas italianas, apresento-vos os meus gnocchis de batata. Fiz uma breve pesquisa na internet para aprender os básicos da confecção e fiquei a saber que:
  • não convém adicionar demasiada farinha ou correm o risco de ficar com calhaus
  • não convém adicionar pouca farinha ou correm o risco de os gnocchis "evaporarem" na água da cozedura
  • A massa não pode ser amassada. Os ingredientes são envolvidos delicadamente, já que a intenção não é desenvolver o glutén da farinha, tornando a massa elástica e pesadona
  • as batatas devem ser cozinhadas com um método que as impeça de absorver água, ou seja, cozidas com casca, no forno sobre uma cama de sal ou cozidas com a casca em água
São os principais cuidados que devem ter e que são sublinhados repetidamente nos vários sites de receitas. Eu devo ter escolhido muito bem a receita, pois a massa saíu bem à primeira!

Ingredientes
500 gr de batatas cozidas (usei as que tinha em casa, roxas para puré)
125 gr. de farinha sem fermento
1 ovo
Sal e temperos a gosto

Preparação
Para a cozedura das batatas, escolhi fazê-lo em água, com a casca. Assim que cozeram, descasquei-as ainda quentes e esmaguei-as (passe-vite ou um esmagador próprio para o efeito) de imediato, pois dizem que a massa deve ser feita com as batatas ainda quentes e eu não os quis contrariar desta vez. Juntei a farinha, o ovo batido, o sal e os temperos (pus pimenta preta e noz moscada). Com as pontas dos dedos, envolvi bem sem amassar para que os ingredientes ficassem bem misturados. Fiz uma bola (1) e reservei enquanto preparava a base para formar os gnocchis. Numa tábua enfarinhada, tirei porções de massa, que estava um pouco peganhenta (2), e enrolei-a com os dedos até formar um cilindro comprido (3). Como a base estava bem enfarinhada, a massa não se pegou minimamente. Com uma espátula ou uma faca, cortei pequenas porções, cada uma delas correspondente a um gnocchi (4). Aperfeiçoei um pouco a forma do bolinho de batata, arredondando os cantos e com um garfo fiz as suas marcas típicas (5). Antes de formarem muitos gnocchis, convém testarem primeira a massa. Eu tive sorte e os primeiros que moldei, cozeram sem problemas, não se desfizeram na água, o que significa que não tinham falta de farinha. Caso tenham algum problema, adicionem um pouquinho mais de farinha à massa e voltem a testar. No entanto, penso que se seguirem as doses que indiquei na receita, não terão problemas. Se não forem cozinhar as massas de imediato, façam como eu e congelem, fazendo camadas de gnocchis lado a lado, separadas por folhas de papel vegetal. Não precisam descongelar os gnocchis antes de os colocar na água a ferver. É fácil saber quando estão cozidos. Quando os colocam na panela ou tacho, estes vão ao fundo e flutuam quando cozidos. Num post futuro irei colocar o resultado final dos meus gnocchis, já cozinhados, com um molho catita. Fiquem atentos!

Tuesday, February 4, 2014

Tipos de massa italiana



Agora que ando a fazer massa fresca, convém não cometer uma argolada ao designar o tipo. Estava com dúvidas em relação à diferença entre tagliatelle e fettuccine, que já vos apresentei no blog. Tem a ver com a largura da massa. Há quem afirme que a designação depende da zona de Itália, sendo que a largura é secundária. Nalguns sites afirmam que o fettuccine é mais estreito, noutros sites já é mais largo. A verdade é que estas pesquisas na net às vezes só lançam confusão. Cada cabeça sua sentença. Mesmo em sites italianos, não se entendem. Para uns, "Le fettuccine sono leggermente più larghe delle tagliatelle". Para outros, "la fettuccina deve avere una larghezza inferiore alle tagliatelle. La fettuccina può variare dai 3 ai 5 millimetri mentre la tagliatella tra i 6 e i 10 millimetri". Não me senti particularmente elucidada. Perguntei a um amigo italiano e ele respondeu o seguinte: "Concerning tagliatelle, it's a typical pasta who come from Emilia-Romagna (the land of Bologna); fettuccine is the name of the same kind of pasta you may find in Rome and in Southern Italy. Sincerely, a little difference can be found: tagliatelle are very thin stripes of pasta made with eggs and they are large around 5 millimeters, a little more large than fettuccine; the difference is only 2 millimeters". Basicamente ele afirma que a diferença é pouca. Que o taliatelle tem cerca de 5 mm de largura e que há uma diferença de, aproximadamente, 2 mm entre ambos os tipos de massa, sendo que o tagliatelle é mais largo que o fettuccine. Então, de acordo com isto, eu fiz realmente tagliatelle, já que tem os tais 5 mm. Deixo-vos neste post duas imagens com os tipos de massa bem esquematizados, imagens essas retiradas dos sites Charming Italy e Fasta-Co.