Showing posts with label mostarda. Show all posts
Showing posts with label mostarda. Show all posts

Monday, September 22, 2014

Salsichão com bacon


Apresento-vos o resultado do salsichão de porco do post anterior, que ainda estava sujeito a aprovação. Digamos que não sobrou migalha, portanto é certamente seguro deixar-vos aqui a receita.

Ingredientes
400 gr. de carne de porco picada
Bacon em pedacinhos pequenos
2 alhos
Nata espessa (crème fraîche da President ou outra marca)
2 gemas
Pimenta preta, mostarda ancienne, sal

Preparação
Para me assegurar que o salsichão não ficava grumoso, voltei a picar a carne de porco. Na picadora coloquei metade da carne, ou seja 200 gr., mais 1 alho, 1 colher de sopa de natas e uma gema. Piquei tudo muito bem até ficar cremoso. Se depois a carne vos parecer um bocado pastosa e rosada, não se assustem. Depois de cozinhado, o salsichão não fica nem pastoso nem molengão. Fiz o mesmo com a restante carne, piquei-a com 1 gema, 1 colher de sopa de natas e 1 alho. Passei todo o preparado para uma tigela e temperei com pimenta preta, sal e mostarda ancienne. Por fim, adicionei 4 fatias de bacon cortadas em cubinhos pequenos. Vejam a primeira foto, dá para perceber o tamanho dos cubos. Para enrolar o salsichão, como não tinha tripa, usei película aderente. Esta deve ficar bem justinha à carne. Se for preciso, usem mais do que uma camada de plástico, para se assegurarem que o salsichão mantém a estrutura e que, dependendo do tipo de cozedura, a carne não saia para fora do rolo ou entre água durante a cozedura. Eu inicialmente pensei em cozer o salsichão em água a 90º, ou seja, com a carne submersa na água com a  temperatura bem controlada. Não tinha a certeza de que a película iria aguentar temperaturas elevadas. Acabei por cozer a vapor. Num tacho largo, coloquei uma caçarola com buraquinhos (ver foto pequena), daquelas de cozer a vapor (invertida, com a base virada para cima), e preenchi com água, mas sem cobrir a caçarola, porque a carne ia assentar nesta. Assim que a água ferveu, baixei o lume para o mínimo de forma a manter a temperatura mas sem ferver, sem o borbulhar. Juntei a carne, coloquei-a em cima da base com buracos, tapei o tacho e cozeu durante 1h30m. A cada meia hora eu virei o salsichão, para que ficasse cozido uniformemente. No fim, foi só cortar a película com uma tesoura e cortar em fatias, depois de deixar o salsichão arrefecer um bocadinho.

Monday, February 25, 2013

Camarões na frigideira com vegetais e molho de iogurte


Aqui têm uma refeição super saudável e saborosa. Comecei por assar os vegetais no forno. Cortei os pés aos espargos, e as cenouras em quartos no sentido do comprimento, como vêem na foto. Temperei com sal, pimenta preta e rosa, azeite, vinagre balsâmico e alho. Foram ao forno até cozinhados mas rijinhos. Enquanto os vegetais assavam, arranjei os camarões, tirando-lhes a cabeça e abrindo-os ao meio. Temperei com sal, pimenta (adivinhem...preta e rosa, pois claro!) e sumo de meia lima. E fiz um molho de iogurte, que eu já andava curiosa em experimentar e pretendia variar um pouco da maionese. Despejei um pacote de iogurte grego natural numa tigela e adicionei pimenta preta e rosa, sal, vinagre de champanhe, azeite, alho em pó, pimentão doce, sumo de meia lima (pequena), mostarda ancienne e salsa fresca picada. Foi tudo a olho, lamento não vos poder dar quantidades exactas mas parte da graça está mesmo em sermos nós a ditar as "regras". Não tenham medo, vão adicionando os ingredientes aos poucos e rectificando conforme necessário. Por fim, os camarões. Foram simplesmente cozinhados numa frigideira com um fio de azeite, bem quente, até ficarem bem coradinhos. Gostei imenso do resultado. Experimentem molhar os vegetais no molho. Delícia! Ou mesmo os camarões, eu pessoalmente preferi comê-los ao natural, de tão saborosos que estavam! Espero que gostem! Bom apetite!

Monday, February 18, 2013

Strogonoff de vaca


Aqui está uma refeição simples de fazer! Não tendo planeado o almoço com antecedência, resolvemos fazer algo rápido e sem as nossas habituais invenções. Um strogonoff como manda a lei. Usei carne dos açores, cortada em tiras médias, um pacote de natas frescas, uns cogumelos carnudos (no rótulo dizia Pleurothus), alho, mostarda ancienne, pimenta preta e rosa e sal q.b. Comecei por preparar os cogumelos. Lavei-os muito bem em água corrente e coloquei-os numa frigideira com azeite, sal, alho em pó, pimenta preta e rosa. Deixei cozinhar até largarem toda a água e esta evaporar. Eu prefiro cozinhar  os cogumelos antes de os adicionar aos restantes ingredientes devido à quantidade de água que largam. Se os adicionasse à carne ou às natas ainda crus ou semi cozinhados, o molho ficaria aguado. O acompanhamento consistiu em espargos cozidos em água, uma pitada de sal e uma metade de limão. Deixem-nos ficar rijinhos, controlem bem a cozedura. No fim, escorri a água, coloquei numa tigela e juntei um fiozinho de azeite para dar brilho e reservei. Por fim a carne! Foi a uma frigideira com azeite e alho, bem aquecida. Deixei fritar dois minutos, juntei os cogumelos, a mostarda e de seguida as natas. Levei a ferver até estas engrossarem um pouco, rectificando os temperos, adicionando sal e mais um bocadinho das pimentas preta e rosa. Como podem ver pela foto, estava muito apetitoso e ambos comemos com gosto. Não se esqueçam de ter um pãozinho alentejano à mesa, o molho não se pode desperdiçar! Bom apetite!

Monday, August 27, 2012

Salada com molho de anchovas


Há uns dias vi o programa Ingrediente Secreto na RTP2 onde o chefe Sá Pessoa preparou uma salada Caesar. Fiquei com vontade de experimentar e fui investigar na internet várias receitas. Parece que a salada original não leva as anchovas, entre outros ingredientes que o chefe incluíu. Não me choca nada liberdades creativas, acho muito bem que criem novos sabores, aliás é algo que gosto de fazer, alterar ao meu gosto. Estava eu a ler a receita do Ingrediente Secreto quando comecei a questionar alguns ingredientes. O molho leva maionese. Caso não saibam, a receita base da maionese é feita com ovo, mostarda e óleo/azeite e depois temperada com vinagre/sumo de limão, sal e pimenta. Ora para além da maionese,  o molho leva também óleo e mostarda. Ou seja, já não basta o óleo e a mostarda da receita base da maionese e ainda lhe pomos mais? Achei que não fazia sentido e decidi seguir outro caminho.
Fiz maionese caseira, fiz questão, a diferença é abismal e, sinceramente, as de compra são muito fraquinhas. Para quem não sabe fazer aqui vai a receita:

Maionese ♥ Como fazer: Numa tigela alta coloca-se duas gemas de ovo, uma colher de chá de mostarda, sal e pimenta. Com a batedeira, bater muito bem até a mistura ficar cremosa. Depois, deitando em fio óleo ou azeite, continuar a bater até a mistura começar a crescer e a ficar consistente. No fim, junta-se vinagre a gosto, sumo de limão e corrige-se o sal e a pimenta se for necessário.

Molho para a salada Preparação: Com a maionese feita, coloquei-a num copo alto, juntei pedacinhos de abacate, 4 anchovas, natas frescas, um bocadinho de água para o molho ficar mais líquido, sal e pimenta e bati com a varinha mágica até o molho ficar liso, sem grumos. Aconselho a que vão adicionando os ingredientes de forma gradual para que a textura do molho fique do vosso agrado. Eu, mais uma vez, não usei medidas certas. Fui adicionando maionese, natas e os outros ingredientes à medida que eu sentia que eram necessários. Cuidado com as anchovas, têm um sabor intenso e pode haver quem não aprecie um sabor forte a peixe.

A salada em si levou alface iceberg (escolhi iceberg  porque convém usar uma alface mais resistente que a "normal" frisada ou roxa porque estas ensopam os molhos e amolecem), cenoura em tiras finas, tomate e espargos grelhados. O molho servi à parte. Assim, cada comensal pode escolher a quantidade que prefere. Bom apetite!