Showing posts with label sem lactose. Show all posts
Showing posts with label sem lactose. Show all posts

Monday, February 24, 2014

Tarte de batata e espargos - Jamie Oliver (24 Kitchen)


Estava eu, num destes dias frios, a ver o 24 Kitchen quando surgiu o Jamie Oliver, no programa "Jamie at Home", a preparar uma bela tarte de batata e espargos. Com natas, queijo, muita batatinha e ovo, assim de aspecto cremoso e espesso. Daquelas comidinhas que consolam a barriga e a alma. Fiquei de água na boca, assim para o desconsolada porque para o meu jantar havia sopa e uma sandocha. Não que seja mau, as minhas sopas são bem saborosas mas apetecia-me algo mais requintado e vistoso. Decidi agora experimentar a receita e usei a minha cobaia habitual, o Mr. Fofo.  Devo avisar que não fui totalmente fiel à receita e adicionei mais uns ingredientes, o alho francês, os cogumelos e os coentros.

Ingredientes
500 gr de batatas cozidas, já sem casca
1 frasco de espargos cozidos ou, preferencialmente, 1 molho de frescos
2 dl de natas
3 ovos
Cogumelos
Queijo ralado (mão cheia)
Alho francês
Coentros
Sal, pimenta, noz moscada, alho em pó
Massa Filo


Levei 500 gr. de batatas descascadas a cozer em água com sal. Assim que ficaram prontas, escorri e esmaguei-as muito bem e adicionei as natas, o alho francês cortado em pedacinhos, os cogumelos bem escorridos e uma mão cheia de queijo ralado. O Jamie indica 200 gramas, se não estou em erro, mas eu quis reduzir algumas calorias. Esta receita não tem lactose, por isso usei um queijo sem lactose da marca Lafuente que não é dos mais apaladados. Também encontram à venda queijos da marca Paiva, uma marca portuguesa que já lançou 3 variedades de queijo sem lactose. Quem não tiver problemas de intolerância pode e deve usar um queijinho mais forte. As natas, usei da marca Minus L. Todos estes produtos são facilmente encontrados num supermercado. Agora que já vos encaminhei nos ingredientes que devem procurar, voltemos à receita: bati 3 ovos e juntei-os à mistura de batatas, assim como os coentros picados e os temperos. Misturei muito bem e logo de seguida passei para a massa. A caixa de massa filo que comprei tinha 2 pacotes com 2 folhas cada. Usei-as todas e cobri uma forma rectangular previamente forrada com papel vegetal, barrado com manteiga (o lado da folha onde a massa assenta). O Jamie barrou todas as folhas de massa filo com manteiga (há manteiga sem lactose da marca MinusL) mas eu só barrei duas e acho que nem é preciso de todos. Despejei o preparado de batatas por cima da massa, coloquei os espargos por cima e levei ao forno até ficar consistente. Infelizmente, usei espargos de frasco, que já estão cozidos e invariavelmente molengões. Se puderem, comprem espargos frescos, dêem uma fervidela rápida em água com sal e usem-nos para cobrir a tarte. Se quiserem ser totalmente fiéis à receita do Jamie, vejam o filme que vos indico. Tanto eu como o Mr. fofo ficámos muito satisfeitos com o petisco. É uma espécie de quiche mas com uma consistência mais densa devido à batata. Já estamos a pensar fazer variações, introduzir ingredientes e temperos diferentes. Fiquem atentos! Bom apetite!

Wednesday, February 12, 2014

Farfalle com molho cremoso de tomate e cogumelos


Esta receita introduz o selo de comida sem lactose e/ou vegetariana. Este blog, embora não seja dedicado a um tipo específico de alimentação, centra-se mais em refeições sem restrição alimentar, pois tanto eu como o Mr. Fofo comemos um pouco de tudo. No entanto, queremos que também os vegetarianos se sintam compelidos a visitar-nos, até porque não é a primeira vez que apresentamos pratos sem ingredientes de origem animal. Vou incluir um menu de navegação de comida vegetariana e sem lactose na barra lateral do blog, para que seja mais fácil navegarem. A questão da não utilização de lactose acabou por ser um interesse desde que travei conhecimento com várias pessoas com problemas de intolerância. E como decidi experimentar uma dieta temporária de alimentação sem lactose, para testar se eu própria me sentiria melhor de alguns desconfortos físicos, chegou a altura certa para introduzir uma nova temática no blog. Começo então por uma receita muito simples, neste caso lacto vegetariana porque embora não inclua carne, contém leite sem lactose. Quando faço massa, geralmente salteio com outros ingredientes ou faço um molho cremoso com natas. Já há natas sem lactose no mercado mas, para reduzir calorias e variar um pouco, resolvi optar por usar leite e adicionei a cremosidade com um bocadito de Maizena. Precisam de:

Ingredientes
Cogumelos
Massa farfalle
Tomate
Cebola
Alho
Pimenta preta, noz-moscada, tomilho
Farinha Maizena
Azeite
Sal

Preparação
A porção que eu fiz foi só para uma pessoa e foi um bocado a olho mas deixo-vos quantidades aproximadas. Levei uma caçarola ao lume com alho em pedacinhos. Deixei cozinhar em lume brando, para que este não tostasse e fosse libertando o seu perfume devagarinho. Adicionei meia cebola em lascas e cozinhou até ficar tenra. Juntei 5 cogumelos fatiados. Aconselho-vos a juntar mais, uns 8 ou 10 porque estes reduzem de volume ao cozinhar, pois perdem muita água. Acabei por achar que tinha pouquinhos no prato. Assim que os cogumelos cozinharam um pouco, juntei um tomate em cubinhos pequenos e envolvi bem. Temperei de sal, pimenta, tomilho e noz-moscada. Adicionei o leite, cerca de 1,5 dl, deixei ferver e, por fim, uma colher de chá de Maizena para engrossar. Se virem que o molho engrossa muito, adicionam mais um bocadinho de leite e rectificam os temperos. Assim que o molho ficou pronto, juntei a massa (duas mãos cheias de farfalle) previamente cozida em água temperada com sal e azeite. Deixei que a massa aquecesse bem dentro do molho e servi. Podem adicionar mais ingredientes à massa como atum ou outros vegetais mas eu optei por uma versão minimalista, só com os cogumelos, de forma a manter a refeição mais leve e aproveitar para inaugurar a secção vegetariana. Bom apetite.