Showing posts with label tagliatelle. Show all posts
Showing posts with label tagliatelle. Show all posts

Friday, February 28, 2014

Tagliatelle integral com camarão e bacalhau


Apresento-vos o resultado da minha massa integral, desta vez em forma de tagliatelle. A diferença de sabor em relação às massas de compra foi notória. Não só pelo uso de uma farinha integral, mais apaladada, mas pela própria textura que dava para sentir o cereal. Nesta receita usei cogumelos, camarão, bacalhau e couve romanesca. E o que é couve romanesca, perguntam vocês? É da família da couve flor e dos bróculos.O sabor é parecido com o da couve flor mas mais suave e delicado. O que me atraíu foi mesmo o aspecto, é pontiaguda, quase estranha e tem um verde muito bonito. A preparação da massa é muito simples, não vos dou medidas exactas, não é necessário.

Ingredientes
Massa tagliatelle
1 posta de bacalhau
10 camarões
Cogumelos marron
Couve romanesca
2 dl pacote de natas
Alho, cebola
Pimenta preta

Preparação
Cozi a posta de bacalhau e os camarões na mesma água e assim que estavam prontos, retirei-os para um prato e deixei a água ao lume para reduzir (fiquei com aproximadamente 1 dl). A esta água adicionei 3 folhas de lima. Num tacho, fervi a couve romanesca mas tive o cuidado de a deixar rijinha. Cortei os cogumelos em rodelas e refoguei-os em azeite até perderem a água. Assim que estavam no ponto, adicionei alhos picados, cebola em cubinhos, acrescentei um pouco de azeite e deixei apurar. Adicionei as natas que cozinharam até engrossar um pouco, juntei a água de cozedura do peixe, os camarões o bacalhau e os temperos e deixei aquecer bem. No fim, já com a massa cozida em água e sal, juntei esta ao molho e envolvi muito bem. Espero que gostem!

Friday, January 24, 2014

Massas integrais


Ainda não me fartei de fazer massa fresca. E vejo, que à medida que vou tendo mais práctica, também me torno mais rápida a fazê-la. A lasanha foi um instantinho. 1 hora para amassar e deixar a massa repousar, desta vez nem esperei a hora completa como era habitual. E como também já me ajeito a trabalhar com a máquina de estender, mesmo sozinha, sem ajuda, foi rapidinho fazer a massa de lasanha. Os tagliatelle é que se tornam mais chatinhos, por serem frágeis e devido à tendência que têm para se colar uns aos outros. Ainda por cima tive a brilhante ideia de os secar no forno antes de os congelar. Ou seja, passei a massa várias vezes no rolo liso, depois cortei-a no rolo próprio para tagliatelle, separei cada tira de massa, (porque infelizmente o rolo não as corta bem) estendi as tiras num tabuleiro, uma a uma e sequei-as a 60º durante 1 ou 2 minutos. Como tinha sobrado massa da lasanha, aproveitei o resto para os tagliatelle mas da próxima vez vou ter que simplificar o processo. Pela tonalidade da massa já devem ter percebido que fiz outra receita. É com farinha integral, aproximadamente 350 gr, 3 ovos, azeite e sal q.b. Não tinha a sêmola de trigo, o que me causou algum receio, mas a verdade é que nem reparei na falta. Correu tudo bem, a consistência ficou óptima e nem pegou. Este post faz parte de uma série dedicada a massas frescas. Deixo-vos aqui os links para as várias dicas e receitas que podem encontrar no blog.  E leiam com atenção para que não cometam erros de principiante:
 
Receita base e técnicas passo-a-passo:

Receitas:

Thursday, November 21, 2013

Bolonhesa de duas maneiras


Tenho duas receitas de bolonhesa diferentes para vos apresentar. Só tenho uma foto, e das manhosas, porque me esqueci de fotografar uma das versões. Basicamente, uma das receitas é mais rápida de fazer porque é tudo cozinhado junto em vez de os elementos serem tratados individualmente.
  
Ingredientes para as duas receitas
500 gr. de carne picada (receita nº1)
500 gr. de carne para estufar/cozer (receita nº2)
Tagliatelle ou esparguete
Tomate
Dentes de alho
Cebola
Oregãos 
Sal, pimenta, noz moscada, louro

Receita nº1 (mais rápida)
Preparação

Levei a refogar em azeite cebola aos cubos e alho picado, juntamente com uma folha de louro. Deixei amaciar sem dourar. Juntei o tomate em pedacinhos e ficou a cozinhar 10 minutos, adicionei a carne, temperei de sal, pimenta e oregãos e ficou a apurar até reduzir um pouco, pois o tomate tinha largado bastante sumo e prefiro o preparado de carne a atirar para o húmido sem estar ensopado em molho. Cozi a massa em água com um fio de azeite e sal, escorria-a bem e juntei ao preparado de carne, envolvendo bem para que adquirisse os sabores.

Receita nº2
Preparação

Nesta versão, cozi a carne, cortada em cubos, em água com um fio de azeite, sal, pimenta preta, noz moscada, 2 dentes de alho e meia cebola. Ficou ao lume durante 1h30m, para que ficasse bem tenrinha mas o tempo pode variar para mais ou menos, conforme o tipo de bicho. Depois de cozida, piquei a carne e levei a refogar numa frigideira com azeite, alho e cebola. Temperei com salsa picada, pimenta e mais uma pitadinha de noz moscada e rectifiquei o sal. Fui juntando caldo de cozedura conforme necessário. O preparado de carne deve ficar húmido e não caldoso. Assim que terminei a carne, passei para o molho. Numa tacho pequeno, coloquei uma folha de louro, uma cebola e dois alhos picados a cozinhar em azeite, deixando-os largar os sucos sem tostar. Cortei tomates em cubos e adicionei ao tacho, envolvendo bem. Temperei com pimenta preta, sal e oregãos. Deixei cozinhar até o tomate amolecer e apurar. No fim, cozi esparguete em água temperada com azeite e sal e servi todos os componentes individualmente, permitindo a cada convidado compôr o prato como preferia, com mais ou menos molho, pouca ou dose extra de carne Pessoalmente, prefiro esta última versão porque parece que controlo melhor o resultado final ao cozinhar os ingredientes em separado e juntando tudo no fim.  Mas nem sempre o tempo ajuda, e quem tiver mais pressa deve optar pela receita número 1. De qualquer forma, ambas são saborosas, por isso façam as duas quando tiverem tempo. Em breve vou colocar uma receita de aproveitamento da carne da bolonhesa, Estejam atentos. Bom apetite!

Tuesday, November 12, 2013

Tagliatelle Bolonhesa


Esta é a continuação da aventura do tagliatelle. No post anterior, atrevi-me a fazer massa fresca, tarefa atribulada mas com um final feliz. Podem ver nestas fotos uma bolonhesa e o aproveitamento das sobras de massa. O grande teste à qualidade do tagliatelle foi quando aproveitámos a massa que tinha sobrado, dois dias antes, e que foi negligenciada no frigorífio, conservada em tupperware aberto, sem qualquer cuidado. Ooops, asneira! Assustei-me um bocadinho porque havia tiras já secas. Até pensei em escolher as tiras de massa em "mau estado" e deitá-las fora mas o Mr. Fofo, sempre atento, impediu-me e quis que eu aproveitasse tudo. Interveio em boa hora, devo dizer. Aquecemos a massa em azeite, adicionámos um chouriço cozido de vitela mirandesa, temperámos com oregãos e pimenta e servimos. A massa, ficou como nova ou quase. As tiras, anteriormente secas, hidrataram e mal se notavam. Ora, isto só pode provar a qualidade da massa! E já penso fazer mais, da próxima vez na forma de lasanha ou ravioli. Esta semana coloco noutro post a receita da bolonhesa em duas variantes.

Thursday, November 7, 2013

Como (não?) fazer tagliatelle - Receita passo a passo



Ciao lettori! Fiz  a minha primeira massa italiana, mas só de nome, porque os ingredientes são bem portugueses e a falta de jeito também. É o que dá andar a ver o Masterchef Austrália. Num dos episódios mais recentes, houve uma eliminatória em que os moços tinham de confeccionar os seus próprios taglietelle. E até a concorrente mais inexperiente, que estava à rasca com a perspectiva de ter de fazer massa, a conseguiu fazer e ainda teve o mérito de passar o teste e safar-se de eliminação. E eu pensei...chegou a hora! Vou arregaçar as mangas e vou descobrir se a massa caseira, feita com ovinhos frescos, é mais saborosa que a de compra. Acabei por não seguir a receita do Masterchef em que eles apenas usaram farinha de trigo e ovos e, se bem me lembro, um bocadinho de azeite. A minha massa tem a adição de sêmola de trigo. Acabei por me basear numa receita ao acaso, do site de um senhor chamado David Lebovitz, do qual eu nunca tinha ouvido falar mas que pelos vistos já lançou vários livros de culinária no mercado. Como pontapé de saída na confecção de massa fresca, resolvi não inventar e fui fiel às indicações do senhor, excepto na introdução do azeite. Claro que já estou com ideias malucas para próximas receitas, as quais vou adubar com temperos e ingredientes diferentes. Vamos começar pelos ingredientes:

Ingredientes
200 gr de farinha de trigo sem fermento
200 gr de sêmola de trigo
4 ovos
Azeite (1 colher de sopa)
Sal

Preparação
Façam um monte com a farinha e a sêmola (previamente misturadas), na bancada ou numa tigela larga, e abram um buraco no meio. Deitem lá o sal, o azeite e um ovo. Com cuidado, envolvam a farinha bem. Vai ficar uma mistura areada durante algum tempo, por isso voltem a fazer um monte, abram um buraco no meio e deitem lá outro ovo. Voltam a amassar e assim sucessivamente até usarem todos os ovos. Atenção que dependendo do tamanho destes, pode não ser necessário usar os 4 ovos completos. Depois de eu introduzir o quarto ovo, a minha massa ficou peganhenta, tive de adicionar mais farinha. Trabalhem a massa até esta não pegar à bancada ou tigela. Eu amassei durante uns 10-15 minutos (acho que foi demasiado), formei uma bola e deixei descansar 1 hora. Ora...aqui é que as coisas se complicaram para mim! Comecei por deixar a massa ligeiramente peganhenta. Assim a colar só um bocadinho às superfícies. Só que esse bocadinho foi o suficiente para me complicar a vida na hora de cortar as tiras típicas do tagliatelle. E a massa ficou um nadinha elástica demais. Então o que correu mal, fruto destes erros? Depois da massa descansar, fui estendê-la com aquela geringonça metálica que vêem na foto. Cortei 6 porções de massa e trabalhei cada uma individualmente. A porção tem de ser espalmada e moldada em rectângulo (preferencialmente) antes de passar na máquina. Depois de passar, fica uma folha fina e larga, que volta a ser dobrada em 3, por exemplo, e volta a passar na máquina. Eu fiz 2 ou 3 passagens, que é para a massa ficar mais resistente. Estendi, dobrei, estendi, voltei a dobrar e estendi outra vez. Como a minha massa estava a colar um bocado, fui salpicando-a de farinha com frequência. E depois tentei usar o truque que aprendi no Masterchef em que se faz um rolo com a massa estendida e depois se corta as tiras com a faca. O problema é que eu fiz o rolo, cortei com a faca e as tiras enroladas colavam e não dava para desgrudar. Experimentei cortar com a tesoura e o resultado foi o mesmo. Então, que remédio, cortei as tiras de tagliatelle. uma a uma. á faca! Foi um processo mais demorado que o desejável A sorte é que eu sou paciente nos trabalhos manuais, senão a massa voava contra a parede! Apesar dos problemas, consegui terminar a massa e já enchi um tupperware com as tirinhas. Não se esqueçam de salpicar as tiras com farinha, para se manterem soltas e de preferência, cozinhem-nas no próprio dia. Podem ver a massa cozinhada neste link.