Showing posts with label tomilho. Show all posts
Showing posts with label tomilho. Show all posts

Tuesday, May 20, 2014

Carne estufada com arroz selvagem


Para aproveitamento de carne rija como um corno, façam como eu e estufem-na devagarinho. Eu tinha à minha espera um bife cuja deglutição implicava demasiada ginástica maxilar. Nada como uma cozedura lenta para amaciar a carne. Levei cebola e alho ao lume em azeite e deixei amolecer um pouco. Adicionei a carne em pedaços pequenos, um bocadinho de concentrado de tomate e misturei bem, deixando cozer uns 5 minutos até a carne mudar de cor. Reguei com vinho branco e água até cobrir a carne. Temperei com tomilho, pimenta preta, colorau e sal. Ficou a cozinhar durante 1 hora em lume brando até a carne ficar tenra e o molho reduzir e engrossar. Servi com arroz selvagem, de compra, o qual, sendo seco, beneficiou com o molho da carne. Estejam atento ao próximo post dedicado a uma sobremesa muito saborosa e substancial. Até breve!   

Thursday, October 3, 2013

Pão de azeite e tomilho


Aviso-vos desde já que sou uma desastrada a fazer pão. Geralmente fica estilo calhau. Não consigo levedar bem a massa e os pães pouco crescem. Mas como é com a prática que se chega à perfeição, lá vou fazendo experiências e há-de chegar o dia em que me tornarei uma padeira de mão cheia! Este pãozinho que vêem nas fotos foi o mais satisfatório que fiz até hoje. Não estava perfeito, ainda há muito a emendar mas o resultado foi bastante animador. Como eu e o Mr. Fofo não tínhamos pão para o jantar, ele sugeriu que fosse eu a fazê-lo. E também sugeriu que usasse farinha maisena, pois havia um pacotinho há muito à espera de ser usado. Portanto, os ingredientes são os seguintes:

Ingredientes:
400 gr. de farinha de trigo
100 gr de farinha maisena
4 colheres de chá de fermento Royal
2 dl de azeite
2 colheres de chá de sal, rasas
Tomilho, pimenta preta q.b.

Ponham as farinhas, o fermento, o sal e os restantes temperos numa tigela funda. Juntam o azeite, misturam tudo muito bem e começam a adicionar água morna aos poucos, amassando bem. Tenham cuidado com a água, se puserem demasiada, a massa fica húmida e peganhenta e depois têm de adicionar mais farinha. Se forem deitando porções pequenas de cada vez, é mais fácil controlar. A massa, no fim, deve ficar elástica e, ao amassarem, esta não se pega nem aos dedos nem à tigela. Quando estiver pronta, espalham farinha no fundo de um tabuleiro, e moldam a massa num círculo grosseiro, com alguma altura e salpicam a massa com pimenta preta e sal grosso (pouquinho). Eu tapei o tabuleiro com película aderente mas podem usar um pano se preferirem, e deixam levedar uma hora. Levam ao forno a 160-180º durante 1 hora aproximadamente. Aliás, como isto do tempo de cozedura é variável, vão deitando o olho ao pão enquanto coze. É suposto ficar coradinho, como na foto. Mal o pão saia do forno, não se esqueçam de o barrar generosamente com boa manteiga!