É já esta semana
Tuesday, February 4, 2014
Monday, February 3, 2014
Tarte de maçã e caramelo
Adoro bolos de maçã e nesta altura do Inverno, dá-me uma vontade doida de os comer. Maça e canela é uma das combinações bombásticas! Maçã, noz e caramelo é outra. Decidi fazer uma tarte com base noutros bolos que tenho no meu livrinho de receitas. Adaptei quantidades, ingredientes e saíu algo completamente novo mas igualmente delicioso. Aviso desde já que fiz o meu próprio caramelo, bem escurinho e apaladado, porque tenho a mania de que sai mais saboroso do que o Royal. Confesso que a tarte teve um pequeno percalço. Ao desenformar, as rodelas de maçã ficaram coladas à tarteira em vez de ao bolo. Digamos que o aspecto final da tarte era um bocado pavoroso, mesmo depois de tapar os buracos com a maçã. Por isso, para vos mostrar aqui algo minimamente apresentável, tive a boa ideia de disfarçar os defeitos com geleia de marmelo e amêndoa laminada. Opa! E que bom que ficou. A geleia, para além de um lindo brilho, deu uma sabor ainda mais apetitoso ao bolo e mais uma carrada de calorias que nem quero imaginar. Há certos detalhes que devem ficar no esquecimento...Ainda por cima estava delicioso. As nozes eram boas p'ra caramba e as bordas da tarte ainda tinham agarrado açucar granulado, durinho! É mesmo daqueles bolinhos que confortam a alma e o corpo. Não sei se vos dê a receita...Quase que me dá vontade de a guardar só para mim...
Ingredientes ♥ Caramelo
200 gr. de açucar
1 colher de sopa de água
1 dl leite
Preparação ♥
É muito simples fazer o caramelo. Levei o açucar branco ao lume, num tacho com uma colher de sopa de água. O açucar começa por derreter e ficar líquido. Numa segunda fase, perde a água e começa a endurecer, a ficar em torrões e a escurecer. Por fim, começa novamente a derreter e a ficar escuro. Eu vou mexendo o açucar durante as 2 últimas fases. Para partir os torrões e para que escureça uniformemente. Eu deixo que fique um castanho muito escuro. E no fim juntei leite, depois de desligar o lume. O leite tem de ser adicionado aos pouquinhos e mexendo sempre, senão, com o choque térmico, o açucar fica como pedra.
Ingredientes ♥ Bolo
3 maçãs reineta (2 em rodelas e uma picada)
250 gr. de farinha
180 gr. de manteiga
100 gr. de nozes em pedaços
2 ovos + 1 gema
Raspa de 1 limão
Fermento Royal
Geleia de marmelo (usei Casa de Mateus)
Amêndoa laminada e torrada
Preparação ♥
Barrei uma tarteira com margarina e açucar branco e cobri-a com as rodelas de duas maçãs reinetas. Os caroços retirei com um utensílio próprio para o efeito. Nos espaços entre as rodelas, coloquei pedaços de noz. Bati a manteiga com o açucar, juntei a maçã picada, as nozes e os ovos, misturando muito bem entre cada adição. Adicionei a raspa de limão, a farinha e o fermento e envolvi cuidadosamente. Por fim, juntei o caramelo. Despejei o preparado em cima das maçãs e foi ao forno a 160-180º. Após ter desenformado o bolo e este ter arrefecido um pouco, barrei-o generosamente com a geleia e cobri com pedaços de amêndoa torrada e laminada. Delicioso!
Labels:
bolo,
bolo de maçã e caramelo,
caramelo,
maçã,
nozes,
tarte,
tarte de caramelo,
tarte de maçã,
tarte de maçã e caramelo
Tuesday, January 28, 2014
Lasanha de carne e vegetais
Apresento-vos a lasanha feita com a massa integral deste post. Foi quase toda feita por mim. Confesso que batotei no molho bechamel e comprei do industrial, simplesmente não me apeteceu fazer. Tudo o resto é caseirinho! Esta lasanha é composta por camadas de recheio de frango, bacon, chouriço e legumes, molho de tomate e espinafres. Uma autêntica bomba calórica. Quando penso nos ingredientes que esta lasanha leva...aiiiii...até me sobe o colesterol só de pensar. Mas tudo bem, pelo menos temos o consolo da massa integral e fingimos que é uma receita dietética. Um dia não são dias e vale a pena cometer uns pecaditos esporádicos.
Ingredientes ♥ Recheio de carne:
1 tabuleiro de fricassé de frango ou 4 peitos/pernas
1 pedacinho de chouriço
6 fatias de bacon
Ervilhas
Grelos de nabo congelados
1 cebola
2 dentes de alho
Salsa
Sal, pimenta, noz-moscada, pimenta de caiena
Preparação ♥
Comecei por cozer os pedaços de frango em água temperada de sal, pimenta rosa em grão, um fiozinho de azeite e noz-moscada. Enquanto o frango cozia, piquei a cebola na picadora, junto com os 2 alhos. Levei a refogar numa frigideira com azeite. Assim que cozinhou um bocadinho, adicionei as fatias de bacon, o chouriço e a salsa, também estes muito bem picados. Deixei apurar. Com o frango já cozido, desfiei grosseiramente em pedaços pequenos e juntei à frigideira. Envolvi tudo muito bem, adicionei caldo da cozedura da carne, juntei as ervilhas previamente cozidas e os grelos congelados. Rectifiquei os temperos, temperei com pimenta de caiena para dar um toque picante e pimenta preta. Assim que tudo cozinhou, desliguei o lume e reservei.
Ingredientes ♥ Molho de tomate:
6 tomates maduros
2 dentes de alho grandes
1 folha de louro
Sal, pimenta preta
Preparação ♥
Na picadora da varinha mágica, desfiz o tomate em puré. Piquei a cebola e o alho e levei estes ao lume num tacho com azeite. Juntei a folha de louro para perfumar. Adicionei o puré de tomate, temperei de pimenta e sal e deixei cozinhar até reduzir, pois o tomate larga muito sumo. Tive o cuidado de ir mexendo o tacho para não pegar.
Ingredientes ♥ Massa Integral para a lasanha:
350 gr. de farinha integral
3 ovos
Azeite e sal
Preparação ♥
Ver receita dos tagliatelle onde está explicado como fazer uma massa semelhante e o processo de estender
Outros Ingredientes ♥
1 pacote de 2dl de molho bechamel
1 pacote de 2dl de natas
Espinafres cozidos e espremidos
Queijo ralado
Montagem da lasanha ♥
Comecei pelo molho de tomate. Para que a massa não pegasse, deitei uma porção de molho no fundo do tabuleiro. Cobri com uma folha de massa - recheio de carne - massa - espinafres previamente cozidos e espremidos - molho de tomate - massa - recheio de carne - massa - espinafres - molho de tomate - massa - recheio de carne - massa. À parte bati o molho bechamel com 1 dl de natas, 1 ovo, pimenta e noz moscada. Despejei por cima da lasanha, cobri com queijo ralado e levei ao forno até o queijo dourar. Excelente lasanha, posso assegurar-vos. Até breve!
Labels:
bechamel,
carne,
espinafres,
frango,
grelos,
lasanha,
massa fresca,
massa integral,
massa recheada,
molho,
molho de tomate,
natas,
ovos,
queijo,
queijo ralado,
recheio
Monday, January 27, 2014
Biscoitos de azeite, mel e rum
Não tenho por hábito fazer biscoitos, gosto mais de bolos de fatia mas, por alguma razão, deu-me vontade de inventar uma receita de biscoitos de azeite. Fiquei-me pela intenção, já que a quantidade de azeite que coloquei na receita não foi suficiente. São saborosos e têm uma consistência catita, com uma capa mais rija por fora, sequinhos e ligeiramente fofos por dentro. Mas eu não diria que leva azeite, o rum é mais notório. Não que me chateie muito, adoro rum nos bolos, mas tive pena que o ingrediente que eu tencionava fazer brilhar, pura e simplesmente não sobressai. Parece que terei de voltar aos biscoitos de azeite mais tarde. Deixo-vos de qualquer forma esta receita porque a acho muito agradável, ideal para um lanchinho.
Ingredientes ♥
500 gr. de farinha
180 gr. de açucar mascavado
3 ovos
1 dl de mel
1,5 dl de azeite
2 cálices de rum
raspa de 1 limão
Fermento Royal
Preparação ♥
Basta bater todos os ingredientes. Eu usei uma batedeira de bancada e foi um instantinho. Aconselho a usarem o mesmo, caso tenham em casa, porque a massa é bastante densa e vão cansar-se se baterem à mão. E aviso desde já que a massa fica peganhenta, daí que eu usei duas colheres de sopa para colocar porções no tabuleiro. Com uma colher tirava a quantidade de massa e com a outra empurrava para o tabuleiro. Depois da moldarem os biscoitos, colocam amêndoa laminada por cima e levam ao forno (160-180º) até estarem douradinhos. Tiram do forno, deixam arrefecer bem e podem guardar em caixinhas. Depois é só ferrar o dente nos bolinhos. Eu já provei dois e gostei! Aproveitem para acompanhar os biscoitos com um chá verde Gorreana, dos Açores.
Friday, January 24, 2014
Massas integrais
Ainda não me fartei de fazer massa fresca. E vejo, que à medida que vou tendo mais práctica, também me torno mais rápida a fazê-la. A lasanha foi um instantinho. 1 hora para amassar e deixar a massa repousar, desta vez nem esperei a hora completa como era habitual. E como também já me ajeito a trabalhar com a máquina de estender, mesmo sozinha, sem ajuda, foi rapidinho fazer a massa de lasanha. Os tagliatelle é que se tornam mais chatinhos, por serem frágeis e devido à tendência que têm para se colar uns aos outros. Ainda por cima tive a brilhante ideia de os secar no forno antes de os congelar. Ou seja, passei a massa várias vezes no rolo liso, depois cortei-a no rolo próprio para tagliatelle, separei cada tira de massa, (porque infelizmente o rolo não as corta bem) estendi as tiras num tabuleiro, uma a uma e sequei-as a 60º durante 1 ou 2 minutos. Como tinha sobrado massa da lasanha, aproveitei o resto para os tagliatelle mas da próxima vez vou ter que simplificar o processo. Pela tonalidade da massa já devem ter percebido que fiz outra receita. É com farinha integral, aproximadamente 350 gr, 3 ovos, azeite e sal q.b. Não tinha a sêmola de trigo, o que me causou algum receio, mas a verdade é que nem reparei na falta. Correu tudo bem, a consistência ficou óptima e nem pegou. Este post faz parte de uma série dedicada a massas frescas. Deixo-vos aqui os links para as várias dicas e receitas que podem encontrar no blog. E leiam com atenção para que não cometam erros de principiante:
Receita base e técnicas passo-a-passo:
Receitas:
Labels:
lasanha,
massa,
massa fresca,
tagliatelle
Monday, January 20, 2014
Raviolis com recheio de bacalhau e requeijão de Seia
Depois de algumas peripécias, como não podia deixar de ser, salvei o dia fazendo mais massa. Caso tenham lido o post anterior, parte dos raviolis tinham-se colado uns aos outros, romperam e foi impossível aproveitá-los. Sigam as dicas que vos dei no post "Como moldar raviolis" para não haver surpresas desagradáveis. Nada como cometer um erro monumental para aprender uma lição. E com esta brincadeira, já sou quase pro a fazer massa e a estendê-la! Este post é sobre o recheio dos raviolis. Relembro que a receita da massa já tinha sido colocada no blog, quando fiz tagliatelle. Precisam então dos seguintes ingredientes para o recheio:
350 gr de bacalhau desfiado demolhado
1 requeijão de Seia
2 mãos cheias de grelos congelados1 Cebola média
2 dentes de alho
Pimenta, noz-moscada
Azeite
Preparação ♥
Espremi o bacalhau até sair a água quase toda e piquei-o na picadora da varinha mágica. Como era para rechear raviolis, não convinha que houvesse pedaços muito grandes. Reservei o bacalhau e piquei os alhos e a cebola. Fervi água para dar um entalão nos grelos, retirei-os da água passados 5 minutos, escorri e espremi bem. Refoguei os alhos e a cebola numa frigideira com azeite. Juntei o bacalhau e deixei cozinhar totalmente. Adicionei o requeijão, envolvi no peixe, juntei os grelos, temperei de pimenta e noz-moscada e rectifiquei o sal. Deixei cozinhar 3 minutinhos. Assim que desliguei o lume, juntei duas gemas batidas, para ligar tudo. Depois foi só rechear os raviolis, assim que o recheio arrefeceu. Pelas fotos, vêem que cozinhei os raviolis de duas maneiras. Cozidos em água, como é habitual, e assados no forno, sugestão do Mr. Fofo. Gostei de ambas as versões, é mais uma questão de textura. Os cozidos são mais moles, se bem que os deixei al dente, e também são mais húmidos. Assados no forno ficam sequinhos e a massa é consistente. Façam como nós e cozinhem das duas maneiras como teste. Bom apetite!
Labels:
bacalhau,
grelos,
massa fresca,
massa recheada,
peixe,
raviolis,
recheio,
requeijão,
requeijão de seia
Subscribe to:
Posts (Atom)











