Monday, September 1, 2014
Lulas recheadas com bacalhau
Peço-vos desculpa pela minha longa ausência do blog. Tenho fases em que cozinho menos ou me sinto pouco inspirada. E confesso também uma pitada de preguiça. E uma temporada na praia, que contribuíu para um período mais calminho. Mas cá estou eu de volta! Desta vez com um petisco que como muito raramente. Não sou fã de lulas. No entanto, deu-me vontade de preparar lulas recheadas para o Mr. Fofo. E escolhi bacalhau para o recheio, que era para dar graça, já que as lulas têm um sabor demasiado neutro para o meu gosto. Esta receita é muito fácil de preparar. Aviso que fiz tudo a olho e não dou quantidades exactas dos ingredientes. Desculpem o mau jeito.
Ingredientes:
Lulas
Bacalhau demolhado desfiado
Macedónia
Coentros picados
Alho picado
Batatas
Cenouras
Azeite
Pimenta preta
Vinagre de champanhe (ou outro que tenham)
Preparação:
Eu usei lulas congeladas, já arranjadas. Mesmo assim, tive que verificar se a limpeza do bicho estava bem feita. E não estava, tinha pedaços daquela cartilagem transparente, por isso tenham cuidado. De seguida, separei os tentáculos e parti-os em pedaços. Juntei ao bacalhau desfiado, também ele cortado em pedacinhos. Adicionei a macedónia já previamente cozida, os coentros, o alho picado e temperei com pimenta preta, um fio de azeite e uma borrifadela de vinagre de champanhe. Coloquei as lulas num tabuleiro e reguei com azeite, vinho branco, uma pitada de pimenta e colorau. Cobri com cebola cortada em meia lua e levei ao forno até as lulas estarem tenrinhas (aprox. 20-30 minutos). Para acompanhamento, uma salada fria de batata, cenoura e tomate. Bom apetite!
Labels:
bacalhau,
coentros,
lulas,
lulas no forno,
lulas recheadas,
macedónia
Friday, July 25, 2014
Bolo de aniversário Minions na praia
Por ocasião do aniversário da minha sobrinha, que completou 10 anitos, ficou assente que seria eu a fazer o bolo de aniversário, mais uma vez. Lembram-se do bolo Esponjinha, do Spongebob Squarepants, do ano passado? Um bolo fruto de algumas limitações técnicas e má planificação mas pelo qual tenho bastante carinho. Estava fofinho e a sobrinha gostou! Ficou decidido que este ano as coisas seriam pensadas com antecedência e com material mais adequado à minha disposição. A parte da planificação ficou algo esquecida na gaveta mas pelo menos lá me lembrei de ir comprar pasta de açúcar para moldar os bonecos, em substituição do massapão do bolo anterior. Porque a intenção era fazer bonecos tridimensionais, em vez de espalmados no bolo. Sempre com os habituais dramas pelo meio, arrancar de cabelos e choraminguice apaziguada pelo paciente Mr. Fofo, a verdade é que ganhando algum jeito com a manipulação do material, as coisas vão encarrilhando. A massa de açúcar que eu usei foi adquirida na loja My Cake no C. C. Allegro. Comprámos massa branca, azul e vermelha. Corante em pó azul e amarelo. E corante líquido azul, vermelho e amarelo. E como correu tudo? A massa de açúcar é fácil de trabalhar. Basta amassar um pouco para ficar maleável mas não é aconselhável mantê-la nas mãos muito tempo porque começa a ficar muito molinha. Falhei as primeiras duas tentativas de fazer o minion amarelo porque com o calor das minhas mãos, o boneco ficou deformado. Foi nesta altura que comecei a sentir-me frustrada mas também fui aprendendo. Para colar as várias peças da figura, não precisei de nada! Bestial! Tinha lido na internet que há uma cola comestível para esse efeito ou que se pode usar água misturada com a própria pasta mas bastou encostar as peças, e pressionar um bocadinho. Quanto aos corantes, a variante em pó funcionou melhor do que os líquidos. Estes últimos ficam com um acabamento irregular, custam mais a pegar. Os corantes em pó, que devem ser misturados com álcool (aconselharam-me vodka mas não tinha e usei whiskey), como somos nós que os diluímos e controlamos a espessura, são mais fáceis de usar e dão um resultado mais limpo e perfeitinho. Mesmo assim nem tudo foi rosas. Com o calor e variações de temperatura, a massa de açúcar, pode derreter um pouco e fica peganhenta. Logo, um corante que tenha secado, pode voltar a ficar húmido. Enfim, andei um pouco às aranhas. Para moldar os bonecos, convém ter à mãos utensílios parecidos com teques e um cortador com uma lâmina bem afiada. Na foto abaixo podem ver os materiais que usei. Feitas as contas, gostei muito do resultado final. Sem falsa modéstia, acho o bolinho lindo! E cumpri o objectivo, que era agradar à sobrinha. Quanto aos sabores, o bolo era constituído por duas camadas de chocolate com outra de caramelo no meio, recheio de Nutella e, nas laterais do bolo, chantilly de limão. A receita será facultada noutro post. Até breve!
Labels:
avelã,
bolo,
bolo de aniversário,
caramelo,
chantilly,
chocolate,
corantes,
gru maldisposto,
limão,
massa de açúcar,
minions,
nutella,
pasta de açúcar
Wednesday, June 25, 2014
Que lindo favinho...
Já viram? Que lindo que é! O favinho de mel todo peganhento. Esta é uma produção local, directo do quintal de família. Umas abelhinhas resolveram fazer uma colmeia numa caixa de compostagem. E andaram muito ocupadas, tal era o tamanho do ninho. Entretanto as nossas amiguinhas já foram realojadas, junto de uma "família" de apicultores que irá tratar delas e recolher o precioso mel. Nós ficámos com uma lembrança, este bonito favo e já provámos o mel. Muito saboroso! Apesar dos "transtornos" causados pelas abelhas, já estamos com algumas saudades....ihihihi. Já sabem, se tiverem um problema semelhante nos vossos quintais, não as matem. Encontram facilmente quem as vá buscar, basta fazer uma pesquisa no OLX.
Thursday, June 5, 2014
Castanhitos de chocolate e alfarroba
Finalmente, posso apresentar os meus deliciosos castanhitos (anteriormente conhecidos como brownies), a terceira vez que os faço, com pequenas variações em cada receita. A primeira vez correu muito bem, os castanhitos ficaram densos e saborosos, com pepitas de chocolate a salpicar a massa. A segunda tentativa foi menos conseguida. Não sei que diabo fiz mas o bolo parecia saído directamente de um pacote de bolo instantâneo. Não tinha um saborzinho caseiro e a consistência não estava certa. E agora, à terceira vez, acertei na mosca, na minha humilde opinião, devo dizer, pois não perguntei a mais ninguém o que achava. Basta ver pela foto. Massa densa, com dose industrial de chocolate e quadradinhos húmidos e peganhentos. Alguns ficaram mais sequinhos e ainda bem, que assim agrado a gregos e a troianos. E introduzi um bocadinho de farinha de alfarroba na massa, um bocado a medo porque ainda tinha na memória o desastre anterior. Mas na próxima vez irei fazer castanhitos de alfarroba, sem o chocolate. Já que falo em alfarroba, vão a este post onde têm uma deliciosa torta recheada com doce de ovos. É uma das receitas mais populares do blog, e é merecido! Bem, passemos então ao que importa, os ingredientes. Mas devo avisar desde já que estes castanhitos não são aconselhados para leitores em dieta...
Ingredientes:
1 tablete Pantagruel (usei a de 54% mas podem usar a de 70%)1 chocolate de leite (usei Bellarom do Lidl)
100 gr. de amêndoa moída (ou noz)
100 gr. de manteiga
4 ovos
160 gr. de açúcar amarelo
75 gr. de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 cálice de rum
1 pitada de baunilha em pó
Preparação:
Comecei por derreter o chocolate Pantagruel com a manteiga, numa tigela que coloquei ao lume por cima de um tacho com água, em lume brando. Demorou uns 15 minutos a derreter, sem que a água fervesse. Noutro recipiente, juntei as farinhas, a amêndoa, o açúcar, a baunilha e o rum. Envolvi tudo e juntei os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Adicionei o chocolate derretido, misturei muito bem e juntei a tablete de chocolate de leite, partida em cubos generosos. Tenham em conta, que os cubos derretem durante a cozedura do bolo, por isso convém que sejam grandotes para que mantenham alguma estrutura. Levei ao forno a 160º e cozeu em 25 minutos, aproximadamente. Eu deixei alguma humidade no bolo. Ao espetar o palito, este ficava com um bocadinho de chocolate agarrado na ponta. Pouquinho! Aconselho-vos a fazer o mesmo mas não exagerem. Como podem ver pela foto, ficou tão apetitoso! E o sabor é fantástico.
Ps: E perguntam vocês porque raio eu não chamo brownies a estes quadradinhos deliciosos? Porque foi o Mr. Fofo que sugeriu o nome castanhito e, após alguma insistência e reparos ao facto de eu não ter seguido o seu conselho. finalmente decidi satisfazer o pedido. Ele acha que estes bolinhos não são uns brownies quaisquer! São a minha versão, que não deve ser confundida com os demais.
Labels:
alfarroba,
bolo,
bolo de chocolate,
brownies,
brownies de chocolate,
chocolate,
pepitas de chocolate
Wednesday, June 4, 2014
O que andamos a comer
Após uma longa ausência, o Mr. Fofo resolveu mimar o estômago da vossa cozinheira de serviço. Preparou uma perninha de perú, desossada por ele, devo salientar e assou-a no forno, bem recheada com uma farinheira. Nem precisou adicionar mais temperos, a gordurinha do perú e da farinheira foram suficientes. E que bem que soube! Carne suculenta e tenrinha com o sabor do bicho e a presença delicada da farinheira. Aprovado! E queremos mais coisas boas cozinhadas pelo Mr. Fofo!
Tuesday, June 3, 2014
Torta de peixe e vegetais
Agora que o calor vem aí, sabe bem comer refeições mais fresquinhas. Esta torta pode ser preparada com antecedência e consumida após arrefecer. E continua boa de um dia para o outro, a massa mantém-se fofinha.
Ingredientes:
Torta:
400 gr. de batata
2 dl de leite
100 gr. farinha com fermento
1 dl de azeite
6 ovos
Orégãos, Pimenta preta e pimenta de caiena
Recheio:
1 posta de bacalhau
1 posta de pescada
3 dentes de alho
1 mão-cheia de grelos congelados
1 mão-cheia de macedónia
0,5 dl de natas
Amêndoa tostada
Salsa
Azeite q.b.
Pimenta e sal
Preparação do recheio:
Eu comecei por cozer as batatas descascadas em água e sal. Enquanto coziam, fiz o recheio porque convém tê-lo pronto assim que a torta sai do forno. É mais fácil enrolar a base enquanto está quente. Aqueçam dois tachos com água. Num, cozem o peixe e no outro escaldam os grelos e a macedónia. Levam uma frigideira larga ao lume e refogam a cebola, o alho e a salsa durante 10 minutos, em lume brando. Juntam uma concha de sopa de caldo de peixe e fica a cozinhar mais um pouco. Adicionam os peixes desfiados e os vegetais. Temperam com pimenta e sal e deixam reduzir a água até o peixe ficar húmido mas não caldoso. Juntam as natas, só para dar um pouco de cremosidade ao preparado e verificam se o tempero precisa de algum ajuste. Desligam o lume e deixam arrefecer um pouco.
Preparação da torta:
Depois de cozerem as batatas, esmagam-nas com um utensílio próprio, como se fosse para puré. Adicionam o leite, o azeite e os ovos e batem muito bem. Juntam a farinha e os temperos e misturam. Barram um tabuleiro largo com margarina, cobrem com papel vegetal e barram também o papel vegetal com mais margarina. Despejam a mistura de batata e levam ao forno a 160-180 graus até estar corada. Usem o palito para verificar a cozedura.
Assim que tirarem a torta do forno, desenformam-na numa folha de papel vegetal, em cima da bancada. O recheio é colocado sobre toda a superfície, deixando apenas 1,5 cm cm livres a toda a volta. Com a ajuda do papel vegetal, enrolam a torta e deixam arrefecer. Por fim, para dar um toque especial, enfeitam com palitos de amêndoa torradinhos.
Labels:
bacalhau,
batatas,
bolo enrolado,
bolo salgado,
grelos,
macedónia,
natas,
pescada,
puré,
torta,
torta de peixe,
vegetais
Friday, May 30, 2014
Bolos recheados com morango (e dois recheios diferentes)
Agora que estamos em época de morangos, apresento-vos um bolo muito simples de fazer em duas variantes. O bolo da primeira foto tem um creme de chantilly perfumado com bourbon e morangos macerados na bebida. O segundo bolo tem um recheio de crème fraîche e mascarpone e a adição de doce caseiro de morango e cerejas. A base é a mesma. Fiz uma receita de bolo amanteigado de limão e dividi em dois.
Ingredientes:
Bolo:
200 gr. de manteiga
200 gr. de açúcar mascavado
150 gr. de farinha
4 ovos
Sumo e raspa de 1 limão
Fermento Royal
Recheios:
1 pacote de natas (usei 1 dl)
1 embalagem de crème fraîche
Queijo mascarpone
Morangos q.b.
Açúcar q.b.
Bourbon ou outra bebida alcoólica a gosto
Doce de morango e/ou cereja
Doce:
1 embalagem de morangos (500 gr.)
200 gr. de açúcar amarelo
Sumo e casca de limão
Preparação do doce:
Aconselho-vos a comprar um boião de doce de morango e/ou cereja para simplificarem a receita. Eu fiz o meu próprio doce porque tinha morangos quase às portas da morte e não os quis deitar fora sem dar luta. Se optarem por fazer, basta deitar os morangos arranjados dentro de um tacho, juntamente com o açúcar e o sumo de limão e deixar cozinhar em lume brando até o caldo reduzir e engrossar. Os morangos desfazem-se mas não totalmente, o doce fica com textura, principalmente se adicionarem umas cerejas, como eu fiz.
Preparação do bolo:
Numa tigela, batem a manteiga amolecida com o açúcar até o creme ficar esbranquiçado e liso. Juntam os ovos um a um, misturando bem entre cada adição. Adicionam o sumo e a raspa do limão, a farinha e o fermento e envolvem energéticamente. Dividem o bolo em duas partes, se assim o desejarem. Numa das metades juntam um cálice pequeno de bourbon. Vão ao forno a 180º. Cuidado que os bolos abatem facilmente, por isso não tenham pressa de abrir a porta do forno durante a cozedura. Deixem-nos ganhar cor antes de fazerem o teste do palito.
Preparação dos recheios:
Recheio com bourbon: Batem 1 dl de natas até começarem a engrossar. Juntam açúcar a gosto, continuam a bater até ficar em chantilly e perfumam o creme com meio cálice de bourbon, envolvendo bem com uma colher. Adicionam os morangos cortados em pedacinhos e previamente macerados em bourbon e açúcar (minímo 30 minutos). Recheiam um dos bolos, depois de arrefecido, e cobrem-no também com o creme, finalizando com rodelas de morango para decorar.
Recheio de mascarpone: Numa tigela, juntam 4 colheres de sopa de crème fraîche, 4 de mascarpone e açúcar a gosto. Batem até o açúcar se dissolver muito bem. Para montar o bolo, abrem-no ao meio e pincelam a base com doce de morango. Barram com o creme, juntam morangos partidos em pedacinhos e cobrem com a outra metade do bolo. Barram o topo com mais creme, doce de morango e decoram com morangos.
Labels:
bolo,
bolo de morango com chantilly,
bolo recheado,
cerejas,
chantilly,
crème fraîche,
doce de morango,
mascarpone,
morangos,
natas,
natas batidas
Subscribe to:
Posts (Atom)










