Cucu! Estou de volta! E aproveito para inaugurar a introdução de vídeos no blog. Sempre que se justificar, irei adicionar um filme que ilustre uma técnica mais complicada. Criei um channel no Youtube a partir do qual irei "linkar" os vários filmes. Para já, podem ver o quão simples é preparar um peixinho ao sal e removê-lo das crosta. O Mr. Fofo mostra-vos, com mestria, que é muito fácil. Ao todo, têm 3 filmes para ver. Neste post inseri directamente apenas o primeiro, pois não quis sobrecarregar a página com mais. Para escolherem os restantes, basta ir à opção Playlist, mesmo ao lado do título do filme, e podem visioná-los todos aqui mesmo, sem irem ao Youtube. Super práctico! O petisco em si é muito rápido de preparar. Convém comprarem um robalo robusto (o nosso era perfeito para duas pessoas), de dimensões generosas, o qual é colocado sobre uma cama de sal, dentro de um tabuleiro. Cobrem o peixe totalmente com mais sal e levam ao forno durante 35 minutos. O nosso robalo não foi amanhado porque não quisemos correr o risco de o sal entranhar demasiado no peixe. Caso optem por peixe amanhado, fechem bem a barriga. E não adicionámos temperos extra, foi mesmo só o sal. Com um peixinho tão bom como o robalo, não é preciso mais nada. E perguntam vocês se o peixe ficou salgado? Não senhor, não ficou! A pele do peixe, que é retirada depois de cozido, é o suficiente para proteger o bichinho. E desde que respeitem um tempo adequado de cozedura, a carne mantém-se rijinha e suculenta. Agora façam vocês! Com as nossas instruções, já não têm desculpa para não fazer peixe ao sal. Até ao próximo petisco.
Thursday, November 6, 2014
Monday, October 27, 2014
Muffins de mirtilo com doce de pêssego
Não vos dou já a receita destes muffins recheados. E porquê? Porque a textura ainda não é a desejável. ficaram consideravelmente densos! É o que dá inventar receitas "à pressa". Suponho que tenho de aumentar bastante a quantidade de claras em castelo? Ou será que ando a bater demais a massa? Enfim, logo descobrirei. Mas não se iludam! Estavam bem saborosos e tiveram o selo de aprovação do Mr. Fofo (ele é suspeito porque é um tremendo guloso). Eu nem tenho nada contra bolos densos. São excelentes para forrar bem o estômago, principalmente no Inverno em que apetece comidas substanciais mas neste caso o recheio de nectarina perdeu-se no meio do muffin. Se alguém tiver um receita ou sugestão, é bem-vindo a opinar.
Thursday, October 9, 2014
Costa do sol (Alqueva) - 8,1/10
Se passarem pela aldeia do Alqueva, experimentem visitar o restaurante "Costa do Sol". Encontrámos este espaço por acaso durante o nosso percurso. Chega a uma altura em que um viajante tem de recuperar energias e atirar-se a um bom naco de carne alentejana. Não podíamos correr o risco de desfalecer de inanição e fadiga depois de subirmos inúmeras muralhas de castelos. Uffff, que canseira! E foi uma descoberta catita! Podem ver que a refeição começou pelo indispensável pãozinho alentejano, bem acompanhado de um belo queijinho de ovelha e um salpicão saboroso. Para prato principal, o glutão-mor escolheu uns bifinhos de porco fritos com migas de espargos. A carne tenrinha e temperada com pimentão doce estava preparada com manda a lei e o sabor era bom. As migas, salpicadas com o verde dos espargos, tinham um suave travo a alho e estavam sequinhas, sem excessos de gordura. Para o segundo petisco mandámos vir mais proteína animal, que a exaustão era tanta que era imperioso recuperar energia rapidamente! Veado estufado com castanhas. Nham! Carne tenrinha, que se desfazia na boca, com um molho de vinho espesso. Super apetitoso. Soube muito bem! A acompanhar, um vinhito branco a copo, ligeiramente fresco. Nota positiva para o senhor que nos atendeu, que prontamente voltava a encher o meu copo de forma incansável, tal era a velocidade furiosa a que eu o esvaziava! Não houve espaço para a sobremesa! Eu sei, custa a acreditar depois de termos comido de forma tão comedida. Quanto à pontuação, merecem um 8,1. Desta vez não coloco a factura descriminada porque o meu computador está com problemas técnicos e não me é possível editar os ficheiros necessários. Irei corrigir o problema brevemente. Até breve!
Labels:
alentejo,
alqueva,
bifanas,
bifes de porco,
carne de porco,
castanhas,
costa do sol,
estufado,
migas de espargos,
restaurante,
veado,
vinho alentejano,
vinho branco
Monday, September 22, 2014
Salsichão com bacon
Apresento-vos o resultado do salsichão de porco do post anterior, que ainda estava sujeito a aprovação. Digamos que não sobrou migalha, portanto é certamente seguro deixar-vos aqui a receita.
Ingredientes ♥400 gr. de carne de porco picada
Bacon em pedacinhos pequenos
2 alhos
Nata espessa (crème fraîche da President ou outra marca)
2 gemas
Pimenta preta, mostarda ancienne, sal
Preparação ♥
Para me assegurar que o salsichão não ficava grumoso, voltei a picar a carne de porco. Na picadora coloquei metade da carne, ou seja 200 gr., mais 1 alho, 1 colher de sopa de natas e uma gema. Piquei tudo muito bem até ficar cremoso. Se depois a carne vos parecer um bocado pastosa e rosada, não se assustem. Depois de cozinhado, o salsichão não fica nem pastoso nem molengão. Fiz o mesmo com a restante carne, piquei-a com 1 gema, 1 colher de sopa de natas e 1 alho. Passei todo o preparado para uma tigela e temperei com pimenta preta, sal e mostarda ancienne. Por fim, adicionei 4 fatias de bacon cortadas em cubinhos pequenos. Vejam a primeira foto, dá para perceber o tamanho dos cubos. Para enrolar o salsichão, como não tinha tripa, usei película aderente. Esta deve ficar bem justinha à carne. Se for preciso, usem mais do que uma camada de plástico, para se assegurarem que o salsichão mantém a estrutura e que, dependendo do tipo de cozedura, a carne não saia para fora do rolo ou entre água durante a cozedura. Eu inicialmente pensei em cozer o salsichão em água a 90º, ou seja, com a carne submersa na água com a temperatura bem controlada. Não tinha a certeza de que a película iria aguentar temperaturas elevadas. Acabei por cozer a vapor. Num tacho largo, coloquei uma caçarola com buraquinhos (ver foto pequena), daquelas de cozer a vapor (invertida, com a base virada para cima), e preenchi com água, mas sem cobrir a caçarola, porque a carne ia assentar nesta. Assim que a água ferveu, baixei o lume para o mínimo de forma a manter a temperatura mas sem ferver, sem o borbulhar. Juntei a carne, coloquei-a em cima da base com buracos, tapei o tacho e cozeu durante 1h30m. A cada meia hora eu virei o salsichão, para que ficasse cozido uniformemente. No fim, foi só cortar a película com uma tesoura e cortar em fatias, depois de deixar o salsichão arrefecer um bocadinho.
Labels:
bacon,
carne de porco,
mostarda,
natas,
rolo de carne,
salsicha de porco,
salsichão,
salsichão de porco,
salsichas
Thursday, September 18, 2014
Salsichão
Um dos petiscos recorrentes nos concursos televisivos, refiro-me concretamente ao Masterchef, é salsichas caseiras. Fiquei com vontade de fazer algo semelhante mas como estou limitada em termos de recursos, pois não tenho a máquina de encher salsichas nem tripa, recorri a outra técnica. Enrolei o recheio em película aderente. Acabou por ficar um salsichão, exagerei um pouco na grossura porque fui algo trapalhona a trabalhar com a película. Vou deixar repousar no frigorífico, pelo menos, 24 horas, depois cozo numa panela com água e, por fim, coro o salsichão numa frigideira com azeite para ficar mais bonitinho. Fiquem atentos a um próximo post, onde vou mostrar o resultado final. Até!
Wednesday, September 17, 2014
Panquecas de mirtilo e noz com xarope de ácer (maple syrup)
Há coisas que vejo tantas vezes na televisão, que a certa altura a minha curiosidade desperta de tal forma, que eu tenho de experimentar à força. Refiro-me especificamente ao maple syrup, ou seja, xarope de ácer. Extraído de um tipo de árvore, a ácer ou maple, que produz uma seiva, sendo recolhida de orifícios feitos no tronco da árvore. Esta seiva, como é aguada, vai a ferver até reduzir e engrossar. Portanto, se vão comprar maple syrup, não se enganem. Há produtos à venda que parecem maple syrup mas são "artificiais" e muito mais baratos. O que eu comprei é mesmo o the real deal cuja composição é apenas a seiva da árvore, não tem açucares adicionados e outros ingredientes "estranhos". Onde podem comprar? Parece que no continente encontra-se, na secção de produtos gourmet. Eu adquiri um frasco da marca Buckwud (250 ml - aprox. 9 euros) na loja Glood.
Como o maple syrup é amigo inseparável das panquecas, foi isso mesmo que fiz! Panquecas de mirtilo e noz, regadas com maple syrup e acompanhadas de queijo creme.
Ingredientes ♥
130 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 ovo
2,5 dl de leitelho/buttermilk (não arranjei, usei substituto)
3 colheres de sopa de manteiga
Mirtilos
Nozes em pedacinhos
Preparação ♥
Como cá em Portugal parece quase impossível adquirir buttermilk, usei mais uma vez leite talhado. Por cada dl de leite, juntam uma colher de sopa de sumo de limão. Ou seja, para os 2,5 dl de leite necessários para esta receita, usei 3 colheres de sopa de sumo. Após 30 minutos/1 hora, o leite fica cortado/coalhado. Numa tigela, misturei os ingredientes secos: a farinha, o fermento, sal, açúcar, nozes e mirtilos. Noutro recipiente, bati muito bem o ovo com o leite e a manteiga derretida. Despejei sobre a mistura seca, aos poucos para não criar grumos, e envolvi delicadamente sem bater em demasia. A massa ficou a descansar durante a noite, embora não seja necessário. Como fiz as panquecas para o pequeno-almoço, achei que seria mais práctico ter já tudo pronto de manhã. Cozinhei as panquecas numa frigideira pequerrucha, anti-aderente, barrada com manteiga. Deitei a massa na frigideira assim que a manteiga começou a borbulhar e deixei cozinhar até a base ficar coradinha e descolar da frigideira. Virei a panqueca e deixei cozinhar o outro lado. Como topping, usámos o famoso maple syrup, de sabor agradável e muito suave e também queijo creme (fromage blanc da marca Vrai). O petisco foi aprovado e considero a hipótese de fazer mais panquecas com outros ingredientes. Para mim, nada bate o meu pãozinho com manteiga ou as torradinhas ao pequeno-almoço, mas para variar e mimar o Mr. Fofo, também é divertido mudar um pouquinho a ementa e experimentar coisas novas!
Labels:
crepes,
maple syrup,
mirtilos,
noz,
nozes,
panquecas,
panquecas de mirtilos,
panquecas de mirtilos e nozes,
queijo creme,
xarope de ácer
Wednesday, September 10, 2014
Terrina de bacalhau e salmão fumado
Para variar dos petiscos habituais, decidi fazer algo fresco e leve. Uma terrina de peixe, algo que há algum tempo desejava experimentar. Escolhi o salmão fumado e o bacalhau como ingredientes principais e arregacei as mangas. Como foi a primeira vez que faço este tipo de comida, fi-la um pouco ao estilo de "cá vai disto!". Mas, desta vez lá me lembrei de apontar as quantidades aproximadas dos ingredientes que vocês necessitam:
Ingredientes:
400 gr. bacalhau
200 gr. de salmão fumado
50 gr vegetais variados (usei macedónia congelada mas só as ervilhas, cenouras e milho)
1 dl de queijo creme
1 ovo cozido
3 alhos
meia cebola
4 folhas de gelatina
leite q.b
1 limão
Azeite, pimenta preta, colorau, oregãos, coentros secos
Preparação:
Comecei por besuntar, mais concretamente borrifar com óleo em spray, uma forma de bolo-inglês pequenita (comp. 26 cm - larg. 7cm) e forrá-la com película aderente. Voltei a borrifar, desta vez a película. Cobri o fundo e as paredes da forma com salmão fumado. Não se preocupem se ficarem buraquinhos. Vejam as fotos abaixo. Levei a forma ao frigorífico, tapada para o peixe não secar. Entretanto tratei do bacalhau. Piquei 3 alhos e levei-os ao lume brando juntamente com azeite. Cozinhou até este ficar bem perfumado. Juntei a cebola picada. Assim que amoleceu, adicionei o bacalhau desfiado, temperei com pimenta, colorau, oregãos e coentros secos. O peixe ficou ao lume até reduzir toda a áqua que largou, deixei só uma pequena humidade. Assim que ficou pronto, levei-o á picadora e reduzi até ficar muito fino, quase em pasta. Depois de arrefecido, adicionei o créme fraîche e o queijo creme. Rectifiquei os temperos, tive que juntar mais sal e pimenta, assim como raspa e sumo de meio limão.
Por fim, a gelatina! Pus as 4 folhas de molho em água fria até amolecerem, espremi-as e, em 0,5 dl de leite quente, dissolvi-as. Juntei o leite ao preparado de peixe e envolvi bem. Deitei metade do creme na forma, coloquei pedaços de ovo cozido por cima e cobri com o restante creme. Para finalizar e dar um toque crocante à terrina, salpiquei com pistáchios salgados. Ficou a endurecer no frigorífico durante 24h mas podem tirá-la antes. Penso que passadas 6 horas já dá para desenformar. Peço desculpa pelas fotos do resultado final. A iluminação estava muito deficiente e as imagens saíram uma valente porcaria, o que é pena porque as fatias estavam bastante bonitas e apetitosas. Tanto eu como o Mr. Fofo gostámos do petisco. É fresco e saboroso e até já começámos a pensar noutras variações. Espero que gostem!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Labels:
bacalhau,
bolo,
crème fraîche,
gelatina,
natas,
ovo cozido,
pudim,
salmão fumado,
terrina,
terrina de bacalhau e salmão fumado,
vegetais
Subscribe to:
Posts (Atom)














