Vamos então iniciar as hostilidades e entrar na época natalícia aqui no blog. Espero que gostem do ambiente festivo que criei para vocês. Durante este mês irei colocar posts alusivos à época, embora deva confessar que no que diz respeito a petiscos de Natal não irei apresentar novidades significativas. Há certas comidinhas que são obrigatórias e não me atrevo a mudar a tradição. Como é habitual, na nossa mesa haverá um doce, que embora não seja típico desta época, é muito apreciado pela família. Os bombons de figo e amêndoa! Receita que já vos facultei o ano passado. No entanto, achei importante escrever este post porque, contrariamente ao que sempre fiz ao longo dos anos, desta vez resolvi alterar a confecção da massa. Se lerem o post com a receita, vão reparar que a massa é cozida em lume directo. algo que sempre me causou alguns problemas. Por mais cuidado que tivesse, havia sempre um pedacinho que pegava ao tacho e queimava ligeiramente. Não ao ponto de estragar o doce, nunca ficaram verdadeiramente queimados, mas era um processo um pouco "stressante" e cansativo. Eu acabava por cozer mal a massa para evitar desastres e, sendo esta muito densa, ficava com os braços cansados de a mexer. Tive então a brilhante ideia de cozinhar a massa em banho-maria! Em tacho com água ao lume, sempre a ferver e outro por cima, com a massa, e tapado. Demora mais tempo mas fiquei descansadinha. Só tive que ir mexendo a massa de tempos a tempos para envolver tudo bem e cozinhar uniformemente. Não houve nem um pedacinho queimado! Pegar, pega sempre, porque a massa é peganhenta e gruda um bocadinho ao fundo do tacho, onde há mais calor. Deixo-vos então com esta dica para vos facilitar a vida na hora da confecção destes docinhos, que valem bem a pena.
Thursday, December 11, 2014
Começa o Natal no blog...
Vamos então iniciar as hostilidades e entrar na época natalícia aqui no blog. Espero que gostem do ambiente festivo que criei para vocês. Durante este mês irei colocar posts alusivos à época, embora deva confessar que no que diz respeito a petiscos de Natal não irei apresentar novidades significativas. Há certas comidinhas que são obrigatórias e não me atrevo a mudar a tradição. Como é habitual, na nossa mesa haverá um doce, que embora não seja típico desta época, é muito apreciado pela família. Os bombons de figo e amêndoa! Receita que já vos facultei o ano passado. No entanto, achei importante escrever este post porque, contrariamente ao que sempre fiz ao longo dos anos, desta vez resolvi alterar a confecção da massa. Se lerem o post com a receita, vão reparar que a massa é cozida em lume directo. algo que sempre me causou alguns problemas. Por mais cuidado que tivesse, havia sempre um pedacinho que pegava ao tacho e queimava ligeiramente. Não ao ponto de estragar o doce, nunca ficaram verdadeiramente queimados, mas era um processo um pouco "stressante" e cansativo. Eu acabava por cozer mal a massa para evitar desastres e, sendo esta muito densa, ficava com os braços cansados de a mexer. Tive então a brilhante ideia de cozinhar a massa em banho-maria! Em tacho com água ao lume, sempre a ferver e outro por cima, com a massa, e tapado. Demora mais tempo mas fiquei descansadinha. Só tive que ir mexendo a massa de tempos a tempos para envolver tudo bem e cozinhar uniformemente. Não houve nem um pedacinho queimado! Pegar, pega sempre, porque a massa é peganhenta e gruda um bocadinho ao fundo do tacho, onde há mais calor. Deixo-vos então com esta dica para vos facilitar a vida na hora da confecção destes docinhos, que valem bem a pena.
Labels:
algarve,
amêndoa,
bombons,
bombons de figo e amêndoa,
cacau,
chocolate,
doce algarvio,
figo,
Natal,
rum
Monday, November 17, 2014
Bolo 3 delícias do algarve
Apresento-vos uma pérola da doçaria algarvia, o bolo ou tarte "3 delícias do Algarve". E quais são os ingredientes principais? Os fabulosos figo, alfarroba e amêndoa. É um bolo em camadas no qual se distingue os 3 ingredientes, ou seja, não é tudo misturado à molhada. É o meu novo desafio culinário! Tentar replicar esta maravilha, já que encontrar uma receita na internet que seja idêntica é missão impossível. Este post apenas serve o propósito de vos dar a conhecer o petisco, que merece elogios rasgados! É simplesmente delicioso! Posso indicar-vos dois restaurantes onde é possível comê-lo. Em Castro Marim, no "Manel d'Água", onde o descobri. E também em Vila Real de Santo António no restaurante "Cantinho dos Petiscos". Ambas as versões se assemelham. Se bem me lembro, o bolo do "Manel" tinha laranja na massa de alfarroba e a de amêndoa era feita á base de massapão. O bolo do "Cantinho", tinha uma base de alfarroba sem laranja, a camada de amêndoa era fina e fofa, não era massapão e por cima o figo estava apresentado numa espécie de geleia. Tanto eu como o Mr. Fofo, fãs de ambos os bolos, escolhemos a receita do "Cantinho" como a favorita. Nenhum é confeccionado nos respectivos restaurantes. Um vem de S. Brás de Alportel e o outro de Portimão. Brevemente terão aqui, em exclusivo a receita do bolo 3 delícias do Algarve versão Miss Sara, a intrépida e gulosa detective de doces obscuros e mal amados! Mas claro, se algum dos meus leitores quiser dar alguma sugestão ou enviar-me a sua própria receita, esteja à vontade. Entretanto, podem deliciar-se com outro doce algarvio que eu "descodifiquei". A torta de alfarroba com recheio de doce de ovos! Basta visitarem este post. Fiquem atentos!
Labels:
3 delícias do algarve,
alfarroba,
algarve,
amêndoa,
bolo,
cantinho dos petiscos,
figo,
manel de água,
restaurante,
tarte
Thursday, November 6, 2014
Robalo ao sal (com vídeo exemplificativo)
Cucu! Estou de volta! E aproveito para inaugurar a introdução de vídeos no blog. Sempre que se justificar, irei adicionar um filme que ilustre uma técnica mais complicada. Criei um channel no Youtube a partir do qual irei "linkar" os vários filmes. Para já, podem ver o quão simples é preparar um peixinho ao sal e removê-lo das crosta. O Mr. Fofo mostra-vos, com mestria, que é muito fácil. Ao todo, têm 3 filmes para ver. Neste post inseri directamente apenas o primeiro, pois não quis sobrecarregar a página com mais. Para escolherem os restantes, basta ir à opção Playlist, mesmo ao lado do título do filme, e podem visioná-los todos aqui mesmo, sem irem ao Youtube. Super práctico! O petisco em si é muito rápido de preparar. Convém comprarem um robalo robusto (o nosso era perfeito para duas pessoas), de dimensões generosas, o qual é colocado sobre uma cama de sal, dentro de um tabuleiro. Cobrem o peixe totalmente com mais sal e levam ao forno durante 35 minutos. O nosso robalo não foi amanhado porque não quisemos correr o risco de o sal entranhar demasiado no peixe. Caso optem por peixe amanhado, fechem bem a barriga. E não adicionámos temperos extra, foi mesmo só o sal. Com um peixinho tão bom como o robalo, não é preciso mais nada. E perguntam vocês se o peixe ficou salgado? Não senhor, não ficou! A pele do peixe, que é retirada depois de cozido, é o suficiente para proteger o bichinho. E desde que respeitem um tempo adequado de cozedura, a carne mantém-se rijinha e suculenta. Agora façam vocês! Com as nossas instruções, já não têm desculpa para não fazer peixe ao sal. Até ao próximo petisco.
Labels:
crosta de sal,
peixe,
peixe no forno,
robalo,
robalo ao sal,
sal
Monday, October 27, 2014
Muffins de mirtilo com doce de pêssego
Não vos dou já a receita destes muffins recheados. E porquê? Porque a textura ainda não é a desejável. ficaram consideravelmente densos! É o que dá inventar receitas "à pressa". Suponho que tenho de aumentar bastante a quantidade de claras em castelo? Ou será que ando a bater demais a massa? Enfim, logo descobrirei. Mas não se iludam! Estavam bem saborosos e tiveram o selo de aprovação do Mr. Fofo (ele é suspeito porque é um tremendo guloso). Eu nem tenho nada contra bolos densos. São excelentes para forrar bem o estômago, principalmente no Inverno em que apetece comidas substanciais mas neste caso o recheio de nectarina perdeu-se no meio do muffin. Se alguém tiver um receita ou sugestão, é bem-vindo a opinar.
Thursday, October 9, 2014
Costa do sol (Alqueva) - 8,1/10
Se passarem pela aldeia do Alqueva, experimentem visitar o restaurante "Costa do Sol". Encontrámos este espaço por acaso durante o nosso percurso. Chega a uma altura em que um viajante tem de recuperar energias e atirar-se a um bom naco de carne alentejana. Não podíamos correr o risco de desfalecer de inanição e fadiga depois de subirmos inúmeras muralhas de castelos. Uffff, que canseira! E foi uma descoberta catita! Podem ver que a refeição começou pelo indispensável pãozinho alentejano, bem acompanhado de um belo queijinho de ovelha e um salpicão saboroso. Para prato principal, o glutão-mor escolheu uns bifinhos de porco fritos com migas de espargos. A carne tenrinha e temperada com pimentão doce estava preparada com manda a lei e o sabor era bom. As migas, salpicadas com o verde dos espargos, tinham um suave travo a alho e estavam sequinhas, sem excessos de gordura. Para o segundo petisco mandámos vir mais proteína animal, que a exaustão era tanta que era imperioso recuperar energia rapidamente! Veado estufado com castanhas. Nham! Carne tenrinha, que se desfazia na boca, com um molho de vinho espesso. Super apetitoso. Soube muito bem! A acompanhar, um vinhito branco a copo, ligeiramente fresco. Nota positiva para o senhor que nos atendeu, que prontamente voltava a encher o meu copo de forma incansável, tal era a velocidade furiosa a que eu o esvaziava! Não houve espaço para a sobremesa! Eu sei, custa a acreditar depois de termos comido de forma tão comedida. Quanto à pontuação, merecem um 8,1. Desta vez não coloco a factura descriminada porque o meu computador está com problemas técnicos e não me é possível editar os ficheiros necessários. Irei corrigir o problema brevemente. Até breve!
Labels:
alentejo,
alqueva,
bifanas,
bifes de porco,
carne de porco,
castanhas,
costa do sol,
estufado,
migas de espargos,
restaurante,
veado,
vinho alentejano,
vinho branco
Monday, September 22, 2014
Salsichão com bacon
Apresento-vos o resultado do salsichão de porco do post anterior, que ainda estava sujeito a aprovação. Digamos que não sobrou migalha, portanto é certamente seguro deixar-vos aqui a receita.
Ingredientes ♥400 gr. de carne de porco picada
Bacon em pedacinhos pequenos
2 alhos
Nata espessa (crème fraîche da President ou outra marca)
2 gemas
Pimenta preta, mostarda ancienne, sal
Preparação ♥
Para me assegurar que o salsichão não ficava grumoso, voltei a picar a carne de porco. Na picadora coloquei metade da carne, ou seja 200 gr., mais 1 alho, 1 colher de sopa de natas e uma gema. Piquei tudo muito bem até ficar cremoso. Se depois a carne vos parecer um bocado pastosa e rosada, não se assustem. Depois de cozinhado, o salsichão não fica nem pastoso nem molengão. Fiz o mesmo com a restante carne, piquei-a com 1 gema, 1 colher de sopa de natas e 1 alho. Passei todo o preparado para uma tigela e temperei com pimenta preta, sal e mostarda ancienne. Por fim, adicionei 4 fatias de bacon cortadas em cubinhos pequenos. Vejam a primeira foto, dá para perceber o tamanho dos cubos. Para enrolar o salsichão, como não tinha tripa, usei película aderente. Esta deve ficar bem justinha à carne. Se for preciso, usem mais do que uma camada de plástico, para se assegurarem que o salsichão mantém a estrutura e que, dependendo do tipo de cozedura, a carne não saia para fora do rolo ou entre água durante a cozedura. Eu inicialmente pensei em cozer o salsichão em água a 90º, ou seja, com a carne submersa na água com a temperatura bem controlada. Não tinha a certeza de que a película iria aguentar temperaturas elevadas. Acabei por cozer a vapor. Num tacho largo, coloquei uma caçarola com buraquinhos (ver foto pequena), daquelas de cozer a vapor (invertida, com a base virada para cima), e preenchi com água, mas sem cobrir a caçarola, porque a carne ia assentar nesta. Assim que a água ferveu, baixei o lume para o mínimo de forma a manter a temperatura mas sem ferver, sem o borbulhar. Juntei a carne, coloquei-a em cima da base com buracos, tapei o tacho e cozeu durante 1h30m. A cada meia hora eu virei o salsichão, para que ficasse cozido uniformemente. No fim, foi só cortar a película com uma tesoura e cortar em fatias, depois de deixar o salsichão arrefecer um bocadinho.
Labels:
bacon,
carne de porco,
mostarda,
natas,
rolo de carne,
salsicha de porco,
salsichão,
salsichão de porco,
salsichas
Thursday, September 18, 2014
Salsichão
Um dos petiscos recorrentes nos concursos televisivos, refiro-me concretamente ao Masterchef, é salsichas caseiras. Fiquei com vontade de fazer algo semelhante mas como estou limitada em termos de recursos, pois não tenho a máquina de encher salsichas nem tripa, recorri a outra técnica. Enrolei o recheio em película aderente. Acabou por ficar um salsichão, exagerei um pouco na grossura porque fui algo trapalhona a trabalhar com a película. Vou deixar repousar no frigorífico, pelo menos, 24 horas, depois cozo numa panela com água e, por fim, coro o salsichão numa frigideira com azeite para ficar mais bonitinho. Fiquem atentos a um próximo post, onde vou mostrar o resultado final. Até!
Subscribe to:
Posts (Atom)










