Wednesday, March 2, 2016

Pão "tudo á molhada e fé no fermento"

Massa antes de levedar
1 hora depois
3 horas depois
Pão feito pela Ana Teresa
Em primeiro lugar...Olá!!! O blog esteve 2 meses parado, por vários motivos, mas cá estamos nós novamente com novo material para vos mostrar. Devo confessar, que houve alguns falhanços pelo caminho, que vos mostrarei nem que seja por advertência, para não cometerem os mesmos erros que eu. Este post é relativo a um trabalho em andamento. Um pão cuja massa está a levedar enquanto escrevo este texto. Chama-se pão "tudo à molhada e fé no fermento" porque basicamente é atirar os ingredientes todos para uma tigela e misturar com a colher de pau até ficar tudo ligado. E esperar que o fermento faça a sua magia, apesar da pouca atenção que merece durante a confecção. Eu sou uma nódoa a fazer pão! Confesso. Já aqui me queixei várias vezes que eu mato os fermentos todos. As massas ficam comatosas! Não sobem ou levedam mal e o resultado é um pão denso e seco ou simplesmente uma panqueca. Esta receita surgiu por intermédio de uma amiga do Facebook, a Ana Teresa, que colocou um post onde ensinava como fazer um pão infalível e super fácil e rápido de preparar. Eu franzi logo a venta porque, ao longo dos anos, tenho lido tanta teoria sobre como fazer pão e a mocinha do vídeo faz uma massa em dez minutos, sem pré-activar o fermento, nem amassar nada, sem deixar a massa levedar num cantinho quente da casa. Ora, a Ana Teresa foi replicar a receita e que lindo que ficou o pão! Cresceu imenso, ficou cheio de buraquinhos na massa, fofinho e crocante por fora. Vejam a foto. É assim que quero o meu! Ora, fiquei logo aguada. E é agora que vou tentar fazer um! Das outras vezes, tinha o cuidado de alimentar os fermentinhos com água quente e açúcar para ficarem todos contentes e crescerem altos e espadaúdos e eles faziam-me um manguito! Pois agora, fiz como na receita e atirei-os à bruta para o meio dos outros ingredientes e bati-lhes com a colher de pau! E parece que gostaram do tratamento vigoroso...A hora da verdade é mais logo. Vou dar 8 horas de descanso aos fermentinhos antes de os sacrificar em forno bem quente. Espero trazer boas notícias. Agradeço à Ana a fotografia do seu belo pão e os sábios conselhos que me deu. Amanhã já vos mostro o resultado e faculto a receita e respectivo vídeo da tal moçoila. A não ser que o pão vire panqueca e eu me esconda num buraco qualquer. Até amanhã!

Tiramisù - 1 ª tentativa

Resultado final
Savoiardi
Zabaglione  
Este post serve como registo fotográfico do meu primeiro tiramisù. Não vos dou a receita porque a textura não ficou como eu queria. Fico demasiado molengão para o meu gosto. Quando decidi fazer esta receita, tive o cuidado de investigar como se confecciona no seu país de origem. Daí que optei por fazer tudo de raiz, nomeadamente os biscoitos tipo la reine chamados savoiardi. E o creme zabaglione cujos ovos são cozidos em banho maria. Pensei que iria dar mais trabalho mas o resultado seria também melhor. E devo dizer que a nível de paladar estava bem catita. Tive pena de não arranjar o vinho Marsala, que substituí por rum. O problema acabou por ser os savoiardi. Os meus, comparados com os que vi na internet, não cresceram tanto. E ensoparam demasiado o café, daí a textura molengona. Portanto, estou  a pensar arranjar uma opção para os savoiardi. Se uso bolo ou se faço outros biscoitos mais rijos e resistente. Claro que depois não posso dizer que é um tiramisú autêntico mas o que interessa no fim é mesmo o sabor e o prazer que nos dá comer.

Thursday, January 7, 2016

Biscoitos de manteiga natalícios com doce de morango


Parece que vale a pena colocar aqui a receita dos meus biscoitos natalícios pois foram aprovados por vários comensais a até tive que fazer uma encomenda especial depois das festividades. Acabei por gostar bastante do aspecto imperfeito das bolachinhas e tal deveu-se ao facto de ter incluído farinha com fermento na receita, o que faz com que a bolacha fique com pequenas rachas ao longo da superfície. Mas até lhe dá um visual mais apetitoso. Se compararem as árvores de Natal com as estrelas, dois posts abaixo, vão ver que as estrelas estão mais lisas, "perfeitinhas" porque a massa foi feita com farinha sem fermento e não cresce. O recheio que escolhi foi doce de morango, feito por mim e também experimentei marmelada mas prefiro com o morango. E comidas ao natural também são muitos boas, portanto a opção é vossa, de as rechear ou não.

Ingredientes para as bolachas
250 gr. de farinha sem fermento
250 gr. de farinha com fermento
250 gr. de manteiga
250 gr. de açúcar branco
2 ovos
Raspa de 2 limões
1 colher de chá de açucar baunilhado

Preparação
Numa tigela, juntei os dois tipos de farinha com o açúcar. Cortei a manteiga em cubos pequenos e juntei-os à farinha. Com a ponta dos dedos, misturei os cubinhos na farinha, usando também as palmas das mãos para os desfazer. No fim fica uma mistura que parece areia. Adicionei a raspa dos limões, o açucar baunilhado e os 2 ovos e amassei muito bem. Caso vejam que a massa fica demasiado quebradiça, que não liga bem, adicionem pingas de leite até a consistência ficar correcta. Mas não se esqueçam que a massa destes biscoitos não é elástica e lisa, tal como a massa de pizza por exemplo. Esta massa quebra um pouco, faz fendas na superfície mas mantém a integridade. Eu deixei a massa repousar 1 hora e estendi-a numa tábua de cozinha. Cada bolacha deve ter uns 3 mm de altura no máximo, principalmente se as vão rechear depois e cobrir com outra bolacha. E eu uso icing sugar, em vez de farinha, para estender a massa. Esta pega um bocado às superfícies porque tem muita manteiga e açúcar. Podem refrigerá-la um bocadinho antes de a trabalharem mas cuidado porque se a manteiga da massa refrigera demasiado fica rija como um corno. Outra coisa muito importante! Se vão rechear as bolachas, fica mais bonito ver-se o doce de morango a espreitar por uma janelinha. Portanto, as bolachas fechadas têm de fazer par com outra com um buraquinho. Para abrir o buraco, eu uso um descaroçador de maçãs. Por fim, levei as bolachinhas ao forno a 160º-180º até ficarem douradas. E eu cozo-as dos dois lados para que fiquem sequinhas e estaladiças. Devo avisar que as bolachas amolecem um pouco com a introdução do doce, mesmo guardando-as em frascos. Mas eu até as prefiro assim quando recheadas. Se as guardarem sem rechear elas não perdem a textura estaladiça. Agora vamos passar ao doce:

Ingredientes para o doce
1,500 kg de morangos
300 gr. de açúcar amarelo
Sumo e casquinha de 1 limão

Preparação
É tão fácil fazer doce de morango que é, basicamente, tirar a folha verde aos morangos, atirá-los para um tacho, adicionar a casquinha, cobrir com o açúcar amarelo e regar com o sumo de limão. Cozi-os em lume brando. Os morangos largam imensa água, reduzem ainda mais e parece que fica uma sopa de morango no tacho. Mas à medida que a água reduz, o doce espessa e o morango sobressai. Portanto, não temam. Mas nada de distracções. Assim que o doce começa a ficar mais denso, têm de ir mexendo o tacho senão pega. Se tiverem dúvidas, vejam as receitas de doce de abóbora e marmelada que eu coloquei aqui no blog. E já sabem, depois basta barrarem generosamente uma bolacha fechada com o doce e cobrirem com a bolacha aberta, apertando um bocadito para que o doce comece a sair pela janela. E que bonitinhas que ficaram as minhas árvores de Natal, não acham?  

Wednesday, January 6, 2016

Paparoca de Natal


Agora que a azáfama do Natal já passou, posso mostrar-vos o menú do dia 25. Começou com uma prova de 3 belas cervejas caseiras, feitas pelo anfitrião deste ano, o meu irmão Daniel. Devo dizer que o mocito tem jeito para a coisa e espero ansiosamente pela prova da próxima "colheita". Podem também observar os costados do meu perú. Aliás, meu e do Mr. Fofo, o querido e fiel ajudante nestas aventuras, cuja técnica de cozedura é infalível. Mais uma vez, o perú ficou devidamente cozinhado, sem secar, apesar de chegar às nossas mãos "defeituoso", com a pele rasgada. Mas a técnica da cobertura de toucinho tem-se revelado uma mais-valia e, de ano para ano, vai sendo aperfeiçoada. Também no menú, um cabritinho assado no forno com batatas e arroz de açafrão. Só coisas boas! Espero que o vosso Natal tenha sido igualmente bom e recheado com coisas deliciosas. Se quiserem partilhar fotos dos vossos menús, terei o maior prazer em publicá-las aqui no blog. E um bom ano para todos! Beijo.


Thursday, December 24, 2015

O perú!


Um esforço conjunto dos vossos cozinheiros de serviço aqui no blog! Já assado para o almoço de Natal. Tostadinho como manda a lei e recheado até ás goelas! Depois conto como ficou. Ho ho ho!

Wednesday, December 23, 2015

Doces de Natal - Biscoitos de manteiga para oferecer


Cá estão as minhas bolachinhas já recheadas, Umas com doce de morango, outras com marmelada. O doce de morango não chegou para tanta bolacha e acabei por usar a marmelada do ano passado. E estava impecável! Aguentou um ano sem se degradar. Portanto, podem seguir as minhas dicas de como conservar doces, que não vos enganei! Enfrasquei as bolachinhas em frascos bonitos e ficaram prontas para oferecer. E mordisquei uma ou duas, só para me certificar que estou a oferecer produto de qualidade...Estão aprovadas! Depois dou-vos a receita. Ho ho ho!

Os doces de Natal - bombons de figo


Para não variar, os bombons de figo! Também conhecidos por nhoscas, assim apelidados por um irmão com queda para arranjar nomes originais. A receita está neste link. Ho ho ho!