Monday, November 17, 2014

Bolo 3 delícias do algarve


Apresento-vos uma pérola da doçaria algarvia, o bolo ou tarte "3 delícias do Algarve". E quais são os ingredientes principais? Os fabulosos figo, alfarroba e amêndoa. É um bolo em camadas no qual se distingue os 3 ingredientes, ou seja, não é tudo misturado à molhada. É o meu novo desafio culinário! Tentar replicar esta maravilha, já que encontrar uma receita na internet que seja idêntica é missão impossível. Este post apenas serve o propósito de vos dar a conhecer o petisco, que merece elogios rasgados! É simplesmente delicioso! Posso indicar-vos dois restaurantes onde é possível comê-lo. Em Castro Marim, no "Manel d'Água", onde o descobri. E também em Vila Real de Santo António no restaurante "Cantinho dos Petiscos". Ambas as versões se assemelham. Se bem me lembro, o bolo do "Manel" tinha laranja na massa de alfarroba e a de amêndoa era feita á base de massapão. O bolo do "Cantinho", tinha uma base de alfarroba sem laranja, a camada de amêndoa era fina e fofa, não era massapão e por cima o figo estava apresentado numa espécie de geleia. Tanto eu como o Mr. Fofo, fãs de ambos os bolos, escolhemos a receita do "Cantinho" como a favorita. Nenhum é confeccionado nos respectivos restaurantes. Um vem de S. Brás de Alportel e o outro de Portimão. Brevemente terão aqui, em exclusivo a receita do bolo 3 delícias do Algarve versão Miss Sara, a intrépida e gulosa detective de doces obscuros e mal amados! Mas claro, se algum dos meus leitores quiser dar alguma sugestão ou enviar-me a sua própria receita, esteja à vontade. Entretanto, podem deliciar-se com outro doce algarvio que eu "descodifiquei". A torta de alfarroba com recheio de doce de ovos! Basta visitarem este post. Fiquem atentos!

30 comments:

  1. Diga-se de passagem que este foi um restaurante tipo "bora lá que não podemos demorar". Este bolo merece verdadeiramente o nome de "delícia" e é altamente recomendável. Quanto à versão da intrépida e gulosa Miss Sara, penso que deve ter ficado retida algures no caminho, encontrando-se em parte incerta.. esperaremos pois então. Vale sempre a pena esperar por uma intrépida gulosa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. HUMF! A perfeição não pode ser apressada! Encontra-me figos frescos de boa qualidade que eu acelero a confecção deste docinhos. Estamos um bocado fora de época para figos mas enfim, confio na tua intrépida gulodice....

      Delete
  2. Replies
    1. Olá Raquel. Gostaria de lhe dar a receita ainda hoje se fosse possível mas confesso que ainda não a fiz. Tenho andado à espera de figos frescos, porque a receita leva uma geleia de figo e queria fazê-la eu mesma. Mas sei que figos, pelo menos os que tenho no quintal, só lá para o Verão. Mas ainda bem que me lembra do bolo, que assim vou começar a procurar figos de outras paragens ou mesmo uma geleia de figo de boa qualidade para que possa arregaçar as mangas. Beijinho!

      Delete
  3. Replies
    1. Brevemente! Se ler a resposta que dei à Raquel, só estou à espera de figos frescos para dar o primeiro passo na confecção do bolo. Este fim-de-semana irei à procura. Beijo!

      Delete
  4. Ola, descobri este blog quando pesquisava uma receita de torta de alfarroba, das que vi a torta publicada neste blog foi sem duvida a melhor, o que me deu curiosidade de continuar a ler o blog, foi então que cheguei a esta publicação, este bolo do Algarve (que adoro), irei com certeza acompanhar este blog com a esperança de ler a recriação deste maravilhoso bolo Algarvio.

    ReplyDelete
  5. Olá! Espero, durante o mês de Setembro, colocar aqui a receita. Estou neste preciso momento em terras algarvias a degustar vários exemplares da deliciosa tarte para me inspirar. Para já, devo dizer que é positivo o facto de ter encontrado com facilidade a tarte em vários restaurantes locais (Altura), uns melhores que outros. Ao provar as variantes, mais facilmente irei apurar a minha própria receita! Espero que continue a acompanhar o nosso blog. Até breve!

    ReplyDelete
  6. Hoje experimentei torta de alfarroba com recheio de laranja, no restaurante Sem Espinhas da Praia do Cabeço. Não estava má de todo, mas a sua receita vai ter que ser experimentada mal volte a casa! :)

    Quanto à receita das 3 delícias algarvias, também já me fartei de procurar por essa internet fora e não encontrei... A melhor versão que comi até hoje, foi no restaurante Rita, na Zambujeira do Mar. Deverá ser ligeiramente diferente das fotos acima, uma vez que a divisão das camadas não era tão notória.
    Vou ficar atento ao seu blog, impacientemente à espera da receita!

    Parabéns pelo blog e muito obrigado pela investigação!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Já experimentou a receita? Envie fotos!
      Se tudo correr bem, na próxima semana já vou ter aqui a receita e , espero eu, com boas notícias quanto ao resultado final. Vai ser a primeira tentativa. Já fiz o doce de figo e não ficou exactamento como eu queria mas vai servir na mesma, tenho de avançar com o que tenho. Até breve e fico feliz por ter gostado do blog!

      Delete
    2. Olá, olá! Ainda não tive tempo... Desde que voltei de férias que não parei! Mas prometo que mando fotos quando fizer (e se ficar apresentável! Não tenho grande jeito para a parte manual da coisa, vamos lá ver como sai...) ;)

      Delete
  7. Olá Miss Sara, descobri o seu blog devido há torta de alfarroba,pois tudo que leve esta farinha eu adoro...E qual é o meu espanto,venho a constatar a sua admiração e desde já a minha também pela tarte 3 delicias...tive o prazer de conhecê-la e provar num restaurante em Albufeira há 3 anos atrás. Simplesmente divinal.Como gosto muito de doçaria fiquei logo com as papilas gustativas em alerta para quando chegasse a casa ir tentar reproduzir,mas...há sempre um mas...ainda não consegui chegar a um consenso definitivo. Tenho algumas receitas algarvias mas esta ainda não tenho, que é uma pena.Como já estamos em 2016 espero para breve a sua receita.Parabéns pelo blog e pela investigação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Manuela. Compreendo-a perfeitamente. Também eu ando à procura de reproduzir a tarte e até já fiz uma tentativa que coloquei aqui no blog mas, embora tenha ficado muito saborosa, não tinha nada a ver com o original. Mas não desanimei! Sei o que fiz mal e como emendar. E este ano volto à carga, não descansarei. Espero partilhar a receita o mais breve possível! Se a Manuela quiser partilhar receitas aqui no blog, esteja à vontade, terei o maior prazer colocar aqui os seus petiscos. Beijinho!

      Delete
  8. Olá Sara. Parabéns pelo blog. Quanto ao tema também eu tenho comido esta tarte quando estou no Algarve. É a minha preferida. Se servir como ajuda os figos utilizados na confeção são figos secos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá José! Fico feliz por ter encontrado o blog. Tem graça que este post é o que tem despertado mais curiosidade. Significa que este doce começa a ser conhecido. Se pocurar no blog, vai ver que tentei replicar a receita e usei figos secos mas obrigada pela sugestão. A experi~encia não correu tão bem como queria e embora o bolo tenha ficado bom, estava muito longe do que se pretendia. Este ano vou voltar à carga e espero apresentar a versão definitiva e totalmente satisfatória. Beijo!

      Delete
  9. Já conseguiu a receita. gostava de experimentar. obrigado. aguardo resposta.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Maria. Vou fazer nova tentativa no meu regresso do Algarve onde vou passar uns dias este mês. Portanto, terá notícias brevemente.

      Delete
    2. A tentativa resultou? Tem novidades? Obg

      Delete
  10. BOM DIA,
    já podemos obter a receita que todo mundo deseja?
    correu bem a experiência?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Hugo. No espaço de duas semanas apresento a segunda tentativa. Até lá, espero que nos visite e veja outras excelentes receitas que aqui temos. E os novos posts que vou colocando. Tenha uma boa noite!

      Delete
  11. Esperando a tarte 3 delicias 🎂😅

    ReplyDelete
  12. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  13. Esperando a tarte 3 delicias 🎂😅

    ReplyDelete
  14. Já conseguiu a receita. gostava de experimentar. obrigado. aguardo resposta.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Está feito. Vou provar hoje e o mais tardar amanhã já ponho a receita. Espero que esteja bom! E obrigada Maria pelo incentivo. Só peço desculpa pela demora. Beijinho e até já!

      Delete
  15. Bonjour, je cherche la recette de cette merveilleuse tarte aux trois délices, s'il vous plaît partagez la moi. 😢

    ReplyDelete
  16. Bonjour, pourriez-vous me partager cette recette s'il vous plaît ?
    Merci à vous

    ReplyDelete
  17. Boa tarde... há anos à procura desta deliciosa receita... Poderei experimentar a sua? Muito obrigado

    ReplyDelete
  18. Boa tarde por favor me pode dar a receita muito obrigado

    ReplyDelete
  19. Gostava muito de experimentar, mas passados estes anos ainda não vejo a receita. Comprei um na Ti Marquinhos em São Brás de Alportel e fiquei deliciada, mas era tipo doce conventual, nada seco.

    ReplyDelete