Monday, August 27, 2012

Salada com molho de anchovas


Há uns dias vi o programa Ingrediente Secreto na RTP2 onde o chefe Sá Pessoa preparou uma salada Caesar. Fiquei com vontade de experimentar e fui investigar na internet várias receitas. Parece que a salada original não leva as anchovas, entre outros ingredientes que o chefe incluíu. Não me choca nada liberdades creativas, acho muito bem que criem novos sabores, aliás é algo que gosto de fazer, alterar ao meu gosto. Estava eu a ler a receita do Ingrediente Secreto quando comecei a questionar alguns ingredientes. O molho leva maionese. Caso não saibam, a receita base da maionese é feita com ovo, mostarda e óleo/azeite e depois temperada com vinagre/sumo de limão, sal e pimenta. Ora para além da maionese,  o molho leva também óleo e mostarda. Ou seja, já não basta o óleo e a mostarda da receita base da maionese e ainda lhe pomos mais? Achei que não fazia sentido e decidi seguir outro caminho.
Fiz maionese caseira, fiz questão, a diferença é abismal e, sinceramente, as de compra são muito fraquinhas. Para quem não sabe fazer aqui vai a receita:

Maionese ♥ Como fazer: Numa tigela alta coloca-se duas gemas de ovo, uma colher de chá de mostarda, sal e pimenta. Com a batedeira, bater muito bem até a mistura ficar cremosa. Depois, deitando em fio óleo ou azeite, continuar a bater até a mistura começar a crescer e a ficar consistente. No fim, junta-se vinagre a gosto, sumo de limão e corrige-se o sal e a pimenta se for necessário.

Molho para a salada Preparação: Com a maionese feita, coloquei-a num copo alto, juntei pedacinhos de abacate, 4 anchovas, natas frescas, um bocadinho de água para o molho ficar mais líquido, sal e pimenta e bati com a varinha mágica até o molho ficar liso, sem grumos. Aconselho a que vão adicionando os ingredientes de forma gradual para que a textura do molho fique do vosso agrado. Eu, mais uma vez, não usei medidas certas. Fui adicionando maionese, natas e os outros ingredientes à medida que eu sentia que eram necessários. Cuidado com as anchovas, têm um sabor intenso e pode haver quem não aprecie um sabor forte a peixe.

A salada em si levou alface iceberg (escolhi iceberg  porque convém usar uma alface mais resistente que a "normal" frisada ou roxa porque estas ensopam os molhos e amolecem), cenoura em tiras finas, tomate e espargos grelhados. O molho servi à parte. Assim, cada comensal pode escolher a quantidade que prefere. Bom apetite!


1 comment:

  1. O molho de anchovas estava particularmente delicioso. Podia-se fazer a refeição só com molho e pão.

    ReplyDelete