Wednesday, October 24, 2012

A sagração do Outono


Belo título para uma refeição composta por dois pratos! Embora o Outono já esteja na nossa companhia há umas semanas, só começou para nós, gastronomicamente falando, na Sexta-Feira passada. O Mr. Fofo preparou uma refeição elaborada com ingredientes da época e o resultado foi uma comidinha deliciosa e reconfortante, ideal para estes dias que começam a arrefecer. Como diriam os chefs, começou com um amuse bouche, uma entrada de fígado de cabrito e maçãs.
  
Fígado com maçãs em vinho do Porto ♥ Preparação:
O fígado foi ao lume numa frigideira pequenita (eram 4 pedaços de fígado)  e coberto em vinho do Porto Tawny, (10 anos devo salientar mas outro serve) até cozinhar. Foi então adicionada a maçã em cubos para que absorvesse o sabor do Porto. Tenham cuidado com o fígado, não o cozinhem demasiado! E não deixem o porto evaporar totalmente, deve ficar um molho espesso. No fim, o cozinheiro cortou fatias finas de maçã e serviu o fígado como vêem na foto. Gostámos muito! O sabor suave do fígado combinou muito bem com a doçura do porto e as maçãs são um acompanhamento perfeito.

O prato principal consistiu em bochechas de vaca com puré de cenoura e laranja e gomos de tangerina.

Puré de cenoura ♥ Preparação:
O puré foi muito simples de preparar. Bastou cozer as cenouras e reduzi-las a puré (com a varinha mágica) juntamente com a polpa da laranja que foi espremida. Depois o Mr. Fofo passou o puré para uma tigela e juntou o sumo.

Bochechas de vaca ♥ Preparação:
As bochechas marinaram em cerveja e 3 dentes de alho durante 3-4 horas. Passado esse tempo, foram enxugadas e levadas a fritar em óleo bem quente apenas para criar uma crosta exterior (foi usada uma fritadeira mas caso não tenham, podem selar a carne numa frigideira) . Depois o Mr. Fofo colocou a carne num tacho com um fio de azeite, sal e pimenta e cozeu em lume médio até ficar bem tenra. As bochechas foram servidas com o puré de cenoura e os gomos de tangerina. Ficou delicioso! As bochechas super tenras. E o puré de cenoura combina muito bem com o sabor delicado da laranja. Aprovadíssimo! Bom apetite!

1 comment:

  1. ...e a bochechita que sobrou foi consumida mais tarde numa sandocha que ficou tão boa que quase tinha direito a Honras de Estado. É espantoso o que as pessoas dizem que não gostam sem nunca ter provado.

    ReplyDelete