Tuesday, October 30, 2012

Pizza de bacalhau ♥ Pizza de marmelada



Aqui ficam duas sugestões de ingredientes para as vossas pizzas. Em primeiro lugar aviso que um dos menus de navegação do blog ( do lado direito, por baixo da lista "Os mais apetitosos") contém links directos para receitas base. Assim, basta clicarem no link correspondente e terão a receita da massa de pizza que usámos neste post. Assim evito repetir texto desnecessáriamente e vocês têm mais facilidade em encontrar o que necessitam sem andar à procura no blog. As pizzas ilustradas em cima são, a primeira, de bacalhau e, a segunda, de marmelada. E foi assim que as preparámos: comecei por escorrer o bacalhau desfiado e espremê-lo bem. Tem muita água e não convém deixá-la no peixe senão vai ensopar a massa de pizza. Depois de escorrido, temperei o bacalhau com um fiozinho de azeite, pimenta rosa, alho em pó e vinagre de espumante. Deixei repousar uns 10 minutos enquanto esticava a massa com o rolo e forrava um tabuleiro largo de alumínio bem polvilhado com farinha. Como o tabuleiro era bastante espaçoso, dividi o espaço ao meio para acomodar os dois tipos de pizza. Uma metade ficou com a pizza de bacalhau. Coloquei o bacalhau sobre a massa, cobri com fatias de queijo e oregãos. Na outra metade de massa, coloquei mais fatias de queijo com montinhos de marmelada por cima e pinhões e temperei com uma pitadinha de noz moscada, sugestão do cozinheiro assistente! Foi ao forno até a massa ficar bem crocante. Ambas as pizzas estavam maravilhosas! Devo salientar que os queijos utilizados foram: queijo São Jorge DOP (cura de 7 meses) da Uniqueijo (grupo Lactaçores, http://www.lactacores.pt/) e um queijinho amanteigado de ovelha, Quinta do Olival, da Santiago (http://www.gruposantiago.com/). Ambos deliciosos, devo dizer e óptimos para utilizar numa pizza ( e em quase tudo o resto ☺ de tão bons que são)! Bom apetite!

2 comments:

  1. Opções muito úteis para quem já está farto das "pizzas do costume" e do queijo borrachoso que lá põem. Eu próprio fiquei surpreendido pela forma excelente como estes queijos mais maturados responderam. É a prova de que os bons ingredientes são uma segurança adicional.

    ReplyDelete
  2. Era bom que os meninos das pizzas do costume começassem a aventurar-se um pouco mais, principalmente quando nos tentam impingir pizzas dedicadas a Portugal e verificamos que nenhum ingrediente nos faz saborear o que é nosso. Como a Pizza portuguesa da Pizza Hut que tinha um chouriço sem personalidade e um queijo incaracterístico que em nada nos representa. É o estilo baralha e volta a dar a mesma treta de sempre mas com nome diferente que eles engolem tudo. Mas eu reparo nestas coisas e fico que assim um pouco chateada. Temos coisas tão boas e tão mal aproveitadas!

    ReplyDelete