Thursday, December 20, 2012

Bombons de figo


Cá estamos nós de volta após uma longa pausa. Aproveitei para renovar o visual do blog e dar-lhe uma aparência natalícia. Nos próximos dias irei colocar as receitas que farão parte do nosso Natal! E começamos por algo que embora não seja típico, tornou-se um hábito cá em casa. Os bombons de figo não podem faltar. Desde miúda que aprecio este docinho e na altura era uma festa quando certos familiares nos visitavam e traziam os bombons. Agora já os consigo preparar eu mesma e aqui têm a receita!

Ingredientes:
500 gr. de figos secos
250 gr. de amêndoa moída
150 gr. de chocolate em pó (ou cacau)
500 gr. de açucar
1 cálice de aguardente
raspa de 1 limão

Preparação:
Começamos por moer os figos numa máquina que seja adequada para picar carne. De seguida, a pasta de figo vai para um tacho largo juntamente com os restantes ingredientes, a amêndoa picada, o açucar, o chocolate ou cacau, o cálice de aguardente e a raspa de limão, mais duas colheres de sopa de água. Mistura-se tudo muito bem, embora seja um pouco difícil porque a mistura é muito densa, no entanto convém começar logo a juntar os vários ingredientes. Vai depois a lume brando. Nesta fase é obrigatório misturar constantemente a massa (não parem), senão pega e queima. Os ingredientes ligam melhor, o chocolate começa a derreter e o preparado é mais fácil de manusear, embora confesse que me cansa bastante mas vale a pena, garanto! A massa fica a cozinhar até aquecer bem e descolar do fundo e paredes do tacho. Quando está pronta, costumo colocar a massa numa tigela e deixo arrefecer totalmente e ponho no frigorífico do um dia para o outro. Mas nem precisam de o fazer, apenas a arrefeçam bem para que endureça e a possam moldar em bolinhas. Cada bombom é passado por açucar branco e colocado numa forminha. Espero que gostem!

Nota: Para uma forma alternativa de cozer a massa, leiam este post.

3 comments:

  1. Adorei. Era mesmo do que estava à procura. Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Vanda. Espero que goste desta receita. Fico à espera da sua opinião e espero que nos envie uma fotografia para mostrarmos aqui no blog. Beijinho!

      Delete
  2. Eu também estava aver se encontrava ,,.Obrigada

    ReplyDelete