Wednesday, December 26, 2012

Perú de Natal


O perú que comprei pesava aproximadamente 5,7 kg. Já vinha arranjado, por isso bastou lavá-lo à torneira para lhe tirar algum sangue que estava no interior ou restos de algum orgão. Depois preparei a marinada. Num alguidar grande, enchi-o de água, suficiente para cobrir o peru, adicionei rodelas e sumo de 4 limões, 1 garrafa de vinho do porto tawny, grãos de pimenta e meio saco de sal (meio quilo aprox.). Ficou de molho durante 24h. Passado esse tempo, retirei-o da marinada e sequei-o muito bem por fora e por dentro. Limpem bem o interior, para não ficar restos de vinho em excesso, que vai influenciar o sabor do recheio no fim. A pele deve ficar bem seca para que os temperos agarrem ao perú. Entretanto, descasquei 7 dentes de alho, coloquei na picadora juntamente com margarina suficiente para cobrir o perú, sumo de limão, pimenta, colorau e um pedacinho de bacon. Piquei tudo muito bem e besuntei o perú com a mistura e cobri com fatias de bacon (ver foto). Ficou 24h no frigorífico a ganhar os sabores da pasta. O recheio já tinha sido feito previamente e consistiu em carne de porco que assei no forno, barrada com uma pasta de massa de pimentão, alho picado, azeite, louro, sal e pimenta e regada com vinho branco e azeite. A carne, depois de cozinhada, foi picada juntamente com um pedaço generoso de bacon, e foi a refogar em alho, cebola e salsa picada. Para humedecer o preparado, cozi uma perna de frango e usei o caldo do mesmo. Rectifquei temperos, pus pimenta, sal não foi necessário. O perú foi recheado com a carne de porco e tapei a entrada com várias folhas de papel de alumínio para que o recheio não secasse durante a cozedura da ave. Foi a forno a lenha durante umas 3 horas, perú bem tapado com folhas de alumínio para que cozesse bem no interior sem queimar a pele. Para verificarem se já está cozido, espetem um palito ou um garfo no peito e pernas e se dos buraquinhos não sair nada, se não houver sucos rosados, é porque está pronto por dentro ou no bom caminho. Digo isto porque embora tenha tido o cuidado de o picar, mesmo assim o meu perú ficou, mal assado, por isso certifiquem-se bem. Por fim, quando o interior do perú estiver bem cozido, é só deixarem tostar o exterior em forno bem quente,caso achem necessário.
Foi a minha primeira vez a fazer este petisco e tenho de confessar que ainda tenho muito que aprender, nomeadamente a arte de bem acender fornos a lenha. Mas de certeza que da próxima vez vai correr melhor. Fica no entanto, apesar dos percalços, uma sugestão de receita para o vosso perú.   Bom apetite e espero que se saiam melhor que eu!

4 comments:

  1. ...uma garrafa inteira de "Tony"?? O peru ficou mal cozido porque já nem se aguentava com a bebedeira que apanhou!! Os fornos a lenha são muito problemáticos; tem que se assegurar o fluxo de calor durante o tempo necessário se não perde-se o controle da cozedura.

    ReplyDelete
  2. Pois...Garrafa inteirinha e não sei porquê o meu perú ficou mesmo tão bêbedo ao ponto de contaminar o recheio! Mas ainda não desisti! Nem de perús nem de fornos a lenha! O cheiro da madeira queimada compensa os desaires culinários!

    ReplyDelete
  3. Meio saco de sal????

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, meio saco. O perú era grandote e ficou numa marinada com muita água. Não ficou salgado. Eu escorro bem o perú e seco-o depois. Aliás, este ano só usei 250 gr de sal e cheguei à conclusão que devia ter posto o meio saco outra vez.

      Delete