Wednesday, July 10, 2013

Bifes com molho de café e molho Roquefort


Para variarem do habitual e simples bife frito ou grelhado, o Mr. Fofo deixa-vos aqui duas sugestões muito catitas de molhos fáceis de preparar. Podem ver na primeira foto, o molho de café e, na segunda, o molho de queijo Roquefort.

Molho de café:
200 ml de natas
1 colher de sopa de mostarda
1 café expresso forte
Casca de limão
alho em pó

Numa frigideira anti-aderente deitam o pacote de natas e deixam aquecer bem. Quando começar a borbulhar, adicionam a casquinha de limão, o alho em pó e a colher de sopa de mostarda ancienne. Deixam apurar bem. No fim, juntam o café expresso e cozinham as natas até que reduzam e engrossem, mexendo com frequência. Como podem ver pela foto, o molho ficou muito cremoso. Agora, uma advertência. Se forem mariquinhas como eu, que practicamente só consigo beber café bem adoçado, talvez seja boa opção adicionarem às natas apenas meio café expresso ou usarem um café mais diluído. Porque o molho vai ficar inevitavelmente amargo. Se forem homens e mulheres de barba rija, façam como o Mr. Fofo e ponham a cháveninha completa de café bem forte! No fim, basta grelharem os bifes e servirem com o molho. Bom apetite!

Molho Roquefort:
150 gr de queijo Roquefort
1 cálice de Gran Duque d'Alba
Pimenta rosa
Noz moscada

Colocam o queijo roquefort, partido em pedaços grosseiros, na frigideira anti-aderente e deixam aquecer bem até o queijo derreter. Cuidado para não queimar. Juntam os temperos e o cálice de Gran d'Alba ou outro brandy de Xerez ( e quem sabe um bom vinho do Porto?). Mexendo com frequência, deixam reduzir até o molho ganhar consistência e espessar. É indicado para acompanhar, preferencialmente, um bom bife grelhado. O resultado é um molho muito saboroso e de paladar marcado que agradece terem um pedacinho de pão a acompanhar para que não sobre nada! Nham! Mantenham-se atentos aos próximos posts porque vêm aí mais molhos, desta vez para bacalhau.

No comments:

Post a Comment