Monday, January 27, 2014

Biscoitos de azeite, mel e rum


Não tenho por hábito fazer biscoitos, gosto mais de bolos de fatia mas, por alguma razão, deu-me vontade de inventar uma receita de biscoitos de azeite. Fiquei-me pela intenção, já que a quantidade de azeite que coloquei na receita não foi suficiente. São saborosos e têm uma consistência catita, com uma capa mais rija por fora, sequinhos e ligeiramente fofos por dentro. Mas eu não diria que leva azeite, o rum é mais notório. Não que me chateie muito, adoro rum nos bolos, mas tive pena que o ingrediente que eu tencionava fazer brilhar, pura e simplesmente não sobressai. Parece que terei de voltar aos biscoitos de azeite mais tarde. Deixo-vos de qualquer forma esta receita porque a acho muito agradável, ideal para um lanchinho.   

Ingredientes
500 gr. de farinha
180 gr. de açucar mascavado
3 ovos
1 dl de mel
1,5 dl de azeite
2 cálices de rum
raspa de 1 limão
Fermento Royal

Preparação
Basta bater todos os ingredientes. Eu usei uma batedeira de bancada e foi um instantinho. Aconselho a usarem o mesmo, caso tenham em casa, porque a massa é bastante densa e vão cansar-se se baterem à mão. E aviso desde já que a massa fica peganhenta, daí que eu usei duas colheres de sopa para colocar porções no tabuleiro. Com uma colher tirava a quantidade de massa e com a outra empurrava para o tabuleiro. Depois da moldarem os biscoitos, colocam amêndoa laminada por cima e levam ao forno (160-180º) até estarem douradinhos. Tiram do forno, deixam arrefecer bem e podem guardar em caixinhas. Depois é só ferrar o dente nos bolinhos. Eu já provei dois e gostei! Aproveitem para acompanhar os biscoitos com um chá verde Gorreana, dos Açores.

3 comments:

  1. Uau, que maravilha!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ReplyDelete
  2. ...e porque é que eu ainda não provei isto?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Porque ultrapassaste a tua quota mensal de doces e não podes comer nem mais uma migalha.... :-P

      Delete