Thursday, June 5, 2014

Castanhitos de chocolate e alfarroba


Finalmente, posso apresentar os meus deliciosos castanhitos (anteriormente conhecidos como brownies), a terceira vez que os faço, com pequenas variações em cada receita. A primeira vez correu muito bem, os castanhitos ficaram densos e saborosos, com pepitas de chocolate a salpicar a massa. A segunda tentativa foi menos conseguida. Não sei que diabo fiz mas o bolo parecia saído directamente de um pacote de bolo instantâneo. Não tinha um saborzinho caseiro e a consistência não estava certa. E agora, à terceira vez, acertei na mosca, na minha humilde opinião, devo dizer, pois não perguntei a mais ninguém o que achava. Basta ver pela foto. Massa densa, com dose industrial de chocolate e quadradinhos húmidos e peganhentos. Alguns ficaram mais sequinhos e ainda bem, que assim agrado a gregos e a troianos. E introduzi um bocadinho de farinha de alfarroba na massa, um bocado a medo porque ainda tinha na memória o desastre anterior. Mas na próxima vez irei fazer castanhitos de alfarroba, sem o chocolate. Já que falo em alfarroba, vão a este post onde têm uma deliciosa torta recheada com doce de ovos. É uma das receitas mais populares do blog, e é merecido! Bem, passemos então ao que importa, os ingredientes. Mas devo avisar desde já que estes castanhitos não são aconselhados para leitores em dieta...  

Ingredientes:
1 tablete Pantagruel (usei a de 54% mas podem usar a de 70%)
1 chocolate de leite (usei Bellarom do Lidl)
100 gr. de amêndoa moída (ou noz)
100 gr. de manteiga
4 ovos
160 gr. de açúcar amarelo
75 gr. de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 cálice de rum
1 pitada de baunilha em pó

Preparação:
Comecei por derreter o chocolate Pantagruel com a manteiga, numa tigela que coloquei ao lume por cima de um tacho com água, em lume brando. Demorou uns 15 minutos a derreter, sem que a água fervesse. Noutro recipiente, juntei as farinhas, a amêndoa, o açúcar, a baunilha e o rum. Envolvi tudo e juntei os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Adicionei o chocolate derretido, misturei muito bem e juntei a tablete de chocolate de leite, partida em cubos generosos. Tenham em conta, que os cubos derretem durante a cozedura do bolo, por isso convém que sejam grandotes para que mantenham alguma estrutura. Levei ao forno a 160º  e cozeu em 25 minutos, aproximadamente. Eu deixei alguma humidade no bolo. Ao espetar o palito, este ficava com um bocadinho de chocolate agarrado na ponta. Pouquinho! Aconselho-vos a fazer o mesmo mas não exagerem. Como podem ver pela foto, ficou tão apetitoso! E o sabor é fantástico.

Ps: E perguntam vocês porque raio eu não chamo brownies a estes quadradinhos deliciosos? Porque foi o Mr. Fofo que sugeriu o nome castanhito e, após alguma insistência e reparos ao facto de eu não ter seguido o seu conselho. finalmente decidi satisfazer o pedido. Ele acha que estes bolinhos não são uns brownies quaisquer! São a minha versão, que não deve ser confundida com os demais.

2 comments:

  1. Ora eu sabia que existiam uns "castanhitos" ideais para mim! São estes! Absolutamente deliciosos, comi o último ontem à noite. Quero mais!!

    ReplyDelete