Monday, September 22, 2014

Salsichão com bacon


Apresento-vos o resultado do salsichão de porco do post anterior, que ainda estava sujeito a aprovação. Digamos que não sobrou migalha, portanto é certamente seguro deixar-vos aqui a receita.

Ingredientes
400 gr. de carne de porco picada
Bacon em pedacinhos pequenos
2 alhos
Nata espessa (crème fraîche da President ou outra marca)
2 gemas
Pimenta preta, mostarda ancienne, sal

Preparação
Para me assegurar que o salsichão não ficava grumoso, voltei a picar a carne de porco. Na picadora coloquei metade da carne, ou seja 200 gr., mais 1 alho, 1 colher de sopa de natas e uma gema. Piquei tudo muito bem até ficar cremoso. Se depois a carne vos parecer um bocado pastosa e rosada, não se assustem. Depois de cozinhado, o salsichão não fica nem pastoso nem molengão. Fiz o mesmo com a restante carne, piquei-a com 1 gema, 1 colher de sopa de natas e 1 alho. Passei todo o preparado para uma tigela e temperei com pimenta preta, sal e mostarda ancienne. Por fim, adicionei 4 fatias de bacon cortadas em cubinhos pequenos. Vejam a primeira foto, dá para perceber o tamanho dos cubos. Para enrolar o salsichão, como não tinha tripa, usei película aderente. Esta deve ficar bem justinha à carne. Se for preciso, usem mais do que uma camada de plástico, para se assegurarem que o salsichão mantém a estrutura e que, dependendo do tipo de cozedura, a carne não saia para fora do rolo ou entre água durante a cozedura. Eu inicialmente pensei em cozer o salsichão em água a 90º, ou seja, com a carne submersa na água com a  temperatura bem controlada. Não tinha a certeza de que a película iria aguentar temperaturas elevadas. Acabei por cozer a vapor. Num tacho largo, coloquei uma caçarola com buraquinhos (ver foto pequena), daquelas de cozer a vapor (invertida, com a base virada para cima), e preenchi com água, mas sem cobrir a caçarola, porque a carne ia assentar nesta. Assim que a água ferveu, baixei o lume para o mínimo de forma a manter a temperatura mas sem ferver, sem o borbulhar. Juntei a carne, coloquei-a em cima da base com buracos, tapei o tacho e cozeu durante 1h30m. A cada meia hora eu virei o salsichão, para que ficasse cozido uniformemente. No fim, foi só cortar a película com uma tesoura e cortar em fatias, depois de deixar o salsichão arrefecer um bocadinho.

2 comments:

  1. Muito bom este salsichão! A receita em si permite muitas variações de ingredientes e os resultados podem agradar a todos. É só por os ingredientes preferidos.

    ReplyDelete
  2. Verdade. Entretanto fizemos uma versão com borrego e também ficou aprovada!

    ReplyDelete