Thursday, November 5, 2015

Açorda de bacalhau


Receita mais fácil de preparar é impossível! E como o tempo fresquinho já está a bater-nos à porta, podemos começar a pensar em refeições quentinhas e substanciais. Obviamente que esta é uma açorda toda finória, não é só água, alho e pão e especiarias. Comemos uma bela posta de bacalhau e um ovo cozido para forrar bem o estômago. Aconselho que comprem pão alentejano. Gosto pouco de publicitar superfícies comerciais mas neste caso acho importante salientar que o Continente tem um bom pão alentejano, de paladar forte e saboroso, que podem comprar na padaria, ao balcão e pedir para fatiar. Dos pães já embalados, também à venda no Continente, o da Fermentopão é bem catita. E agora que vos aconselhei a comprarem pão alentejano, volto a insistir porque faz mesmo MUITA diferença. Usámos o que tínhamos em casa (pão da avó do Lidl) e para açordas é pavoroso! Fica empapado, quase viscoso. Agh, que até me arrepio com a lembrança! Se deixarem o pão alentejano endurecer uns dias, também o ajuda a manter uma textura firme. Esta receita foi preparada pelo Mr. Fofo.

Ingredientes (para duas pessoas)
2 postas de bacalhau
2 fatias generosas de pão alentejano
3 dentes de alho
2 tomates
2 ovos
Azeite
Oregãos, pimenta preta, molho de coentros

Preparação 
Num tacho, levam a cozer os dentes de alho, os tomates partidos em pedaços, os ovos e as especiarias. Deixam ferver até apurar os sabores. Quando o caldo estiver perfumado, juntam o bacalhau , o molho de coentros e o azeite. Assim que estiver cozido, retiram o bacalhau para uma tigela cujo fundo é forrado pelas fatias de pão. Juntam o caldo e o ovo descascado. Mais fácil impossível! Bom apetite!

2 comments:

  1. Nunca é demais recordar a diferença entre uma açorda e umas migas. Quanto mais não seja porque a açorda foi corrompida ao longo dos tempos até chegar ao que em Lisboa se designa comummente como "açorda" que na realidade não passa de pão molhado esmigalhado até ficar uma papa e que portanto será sempre muito mais migas que açorda.
    A açorda é isto mesmo, umas fatias de pão que não obstante serem molhadas para se conseguirem comer sem ser necessário uma serra ou um berbequim, continuam a ter forma e não passam a ser uma amalgama informe.

    ReplyDelete