Wednesday, April 11, 2018

Duo de mousses - chocolate e oreo


Fiz esta sobremesa para uma sobrinha, que em tempos me pediu uma sobremesa com Oreos. Comprometi-me em fazer uma mousse de chocolate mas optei por uma 2 em 1. Preparei uma taça com mousse de chocolate de um lado e mousse de Oreos do outro. Na foto está uma tacinha que preparei para o blog. A mousse de Oreos ficou no fundo e pus a mousse de chocolate por cima. Façam como acharem melhor. Em termos de apresentação fica mais bonitinho se as duas mousses forem apresentadas lado a lado. A mousse de chocolate ficou com uma cor mais clara do que o habitual, que não era nada a minha intenção! Eu explico porquê! Pela primeira vez, utilizei cremor tártaro nas claras em castelo. E claro, fiz a olhómetro... e o frasco também não explica as proporções... e parece que se calhar devia ter posto um bocadinho menos? Dito isto, nem sequer ponho o cremor tártaro nos ingredientes porque não é essencial.

Ingredientes:
Mousse de chocolate:
1 tablete Pantagruel 52% cacau
6 ovos separados
1 colher de sopa de manteiga
1 dl de leite

Mousse de Oreos:
4 dl de Natas para bater (usei Mimosa 35% MG)
1 lata de leite condensado
1/2 pacote de Oreos originais
1/2 pacote de Oreos Brownie
2 folhas de gelatina demolhadas em água fria e espremidas
0,5 dl de leite

Preparação da mousse de chocolate:
Para derreter o chocolate em banho-maria, levam um tacho com água ao lume e deixam levantar fervura. Baixam o lume para o mínimo e colocam uma taça em cima do tacho, com o chocolate partido em pedacinhos, a manteiga (uma colher de sopa bem aviada) e o leite. Vão misturando muito bem enquanto o chocolate derrete para envolver bem os ingredientes. Desligam o lume quando tudo estiver cremoso e tapam com um pano até arrefecer. Eu tapo a taça para o chocolate não ficar com uma película mais seca à superfície. E assim arrefece gradualmente. Já me aconteceu choques térmicos, o chocolate quente levar com ar frio e no instante o creme de chocolate vira bloco!  Nada de porem a taça para cima da bancada fria. Separam as gemas das claras. Batem as claras em castelo bem firme até formar bicos. E juntam as gemas ao chocolate depois de arrefecido. No fim, envolvem as claras no creme de chocolate e ovos, suavemente para que a mousse fique "arejada".

Preparação da mousse de Oreos:
As natas devem estar bem frias. Ajuda a engrossar. Ponham as natas de véspera no frigorífico e, no próprio dia, na geleira enquanto tratam do resto. Mas muita atenção, não é para ficarem com pedaços de gelo. Enquanto refrescam as natas mais um bocadinho, com a picadora, reduzem as bolachas a migalhas grosseiras, sem serem finas, evitem que fiquem em pó. Reservam. Põem as folhas de gelatina em água fria para amolecerem e colocam o leite numa chávena. Tiram as natas do congelador e batem na velocidade máxima. Assim que começarem a engrossar, juntam meia de lata de leite condensado. Eu só usei metade porque achei que com mais iria ficar excessivamente doce. Batem mais um bocado para envolver bem. Colocam o copo de leite no microondas e aquecem até o leite ficar bem quente e juntam as folhas de gelatina muito bem espremidas. Misturam com uma colher até dissolver completamente. Adicionam às natas, envolvem bem. Por fim, adicionam as bolachas picadas. A decoração é a vosso gosto. Eu parti bolachas em pedaços e distribuí por cima da mousse. Nas tacinhas mais pequenas coloquei uma bolacha inteira.

Montagem:
Se quiserem as mousse lado a lado, basta usarem um separador no meio da taça. Eu fiz um com uma caixa de bolachas. Recortei o cartão com a largura e altura suficientes para separar as mousse e encaixar na taça. Cobri o cartão com papel de alumínio. Coloquei o separador a meio da taça, despejei cada mousse num dos lados. Levei ao frigorífico para endurecer. Depois de frio, com jeitinho, puxei o separador na vertical e as mousse mantiveram a forma.

No comments:

Post a Comment