Monday, February 25, 2013

Meta dos Leitões 9,0/10


Vale a pena ir à Mealhada só para comer o leitão, aliás desconfio que a maioria das pessoas só vai lá por esse exacto motivo. Porque a terra em si....pois.......ok.... Avante! Estava eu a dizer que o leitão naquelas partes é rei e senhor e uma arte! E qual o melhor sítio para ir? Honestamente, não fui a restaurantes suficientes na zona para saber mas desconfio que é na Meta dos Leitões. Porque é tão bom que eu vou sempre lá sem protestar, com entusiasmo renovado. E também porque o meu parceiro de mesa não me deixaria ir a outro lado, é um verdadeiro fã ! Eu até me lembro de ter ido a outro restaurante da concorrência e da experiência ter sido positiva mas, verdade seja dita, não ficou grande memória. A ver se um dia eu lá regresso para confirmar e fazer uma crítica adequada. Na Meta fomos atendidos rapidamente, foi sentar e, ZÁS, já estava a senhora a entregar-nos a ementa, totalmente desnecessária, pois já sabiámos o que seria o repasto e como regá-lo. Veio para a mesa uma garrafinha de Sarmentinho branco frisante, bem fresquinho, o vinho da casa, produzido pela Casa de Sarmento. E logo de seguida, o leitão, salada de alface e cebola, batatas fritas em rodelas e o molho. O leitão estava quentinho, tenro e muito suculento. A pele, estaladiça, quase sem gordura, foi devorada pelos dois comensais. Delicioso! A salada veio temperada com azeite e vinagre. Estava fresca e apetitosa. As batatas eram caseiras, crocantes, cortadas em rodelas. O molho, bastante apimentado, é muito saboroso mas pessoalmente dispensei adicionar mais à carne. Já tinha o suficiente e eu não quis esconder o sabor do bicho. Para sobremesa, um pudim Molotov com doce de ovos, partilhado pelos dois que aquilo é uma bomba de açucar, mas das boas. O serviço foi rápido e eficiente. Saí de cabeça zonza mas feliz, culpa do Sarmentinho e ainda comprei umas garrafitas para agraciar os meus manos, que não puderam estar à mesa.

2 comments:

  1. Já vou à Meta há cerca de 26 anos. Com amigios, colegas, chefes e demais pandilha. Nunca me deixou ficar mal. Para mim chega. Nem me passa pela cabeça mudar. Existirão melhores seguramente, as outras pessoas que vão lá.

    ReplyDelete
  2. És verdadeiramente um cliente satisfeito. Se em 26 anos não tens queixa a fazer, é bom sinal.

    ReplyDelete