Tuesday, March 12, 2013

Risotto de bacalhau e salada do mesmo



Aqui está outro risotto que serviu de aproveitamento de um delicioso caldo feito com a cozedura de caras de bacalhau. Aliás, é sempre bom aproveitar os caldos de cozedura quando ficam particularmente perfumados, pois são uma boa forma de preparar uma refeição rápida. Descongelei o caldo e levei-o a ferver enquanto preparava os restantes ingredientes. Cortei uma cebola e um alho em cubos, assim como uma cenoura, pimento verde e meio pimento lampião (bem picadinho! E pequerrucho porque estes pimentos são potentes em termos de picante). Os dois primeiros foram ao lume numa frigideira até ficarem macios. Adicionei as migas de bacalhau previamente demolhadas e deixei-as cozinhar um bocadinho. Retirei-as da frigideira, deixando lá os alhos e a cebola, juntando então a cenoura, salsa picada e o arroz. Deixei o arroz "fritar" uns segundinhos, já depois de o azeite e a água da fritura do bacalhau terem sido completamente absorvidos. Juntei o vinho branco, deixei o arroz absorver e comecei a adicionar as conchas de caldo quente de bacalhau. Uma a uma, sendo que cada concha tem se ser absorvida antes de outra ser adicionada (vejam a receita de risotto de vegetais caso tenham dúvidas em relação à preparação do arroz). O pimento verde e o pimento lampião foram adicionados um pouco mais tarde, ainda com o arroz rijinho mas já com a cozedura adiantada porque pessoalmente detesto comer o pimento molengão e queria que o verde ficasse rijinho. Quando o arroz estava quase no ponto, juntei as migas de bacalhau, deixando-as aquecer bem e temperei com um bocadinho de pimenta preta e rosa. Desliguei o lume (não se esqueçam que mesmo depois de apagarem o bico do fogão, o arroz ainda coze um bocadinho, por isso tenham atenção) e servi o risotto, rijinho e cremoso! Uma delícia! Como sobrou migas, fiz para o jantar saladinha de bacalhau. E levou cenoura em tiras, milho, rabanetes, pimento verde, feijão branco e cebola. Tudo regado com azeite, vinagre de champanhe, alho em pó e pimenta rosa. No fim, salpiquei com coentros picadinhos. Nham nham! Não sobrou um milho! Bom apetite!

2 comments:

  1. Isto dos "risottos" é o máximo, é realmente de desmanchar a rir... Claro que ainda por cima pode-se fazer risotto de tudo e o que mais nos vier à cabeça. A Miss Sara tem uma lista de possibilidades que cobre mais ou menos as mesmas páginas que o Antigo Testamento!!

    ReplyDelete
  2. E que bem que têm saído! E aqueles caldinhos deliciosos que geralmente sobram não podem nem devem ser desperdiçados. As possibilidades são infinitas. Teremos muitos mais risottos no blog, não há dúvida.

    ReplyDelete