Thursday, October 3, 2013

Pão de azeite e tomilho


Aviso-vos desde já que sou uma desastrada a fazer pão. Geralmente fica estilo calhau. Não consigo levedar bem a massa e os pães pouco crescem. Mas como é com a prática que se chega à perfeição, lá vou fazendo experiências e há-de chegar o dia em que me tornarei uma padeira de mão cheia! Este pãozinho que vêem nas fotos foi o mais satisfatório que fiz até hoje. Não estava perfeito, ainda há muito a emendar mas o resultado foi bastante animador. Como eu e o Mr. Fofo não tínhamos pão para o jantar, ele sugeriu que fosse eu a fazê-lo. E também sugeriu que usasse farinha maisena, pois havia um pacotinho há muito à espera de ser usado. Portanto, os ingredientes são os seguintes:

Ingredientes:
400 gr. de farinha de trigo
100 gr de farinha maisena
4 colheres de chá de fermento Royal
2 dl de azeite
2 colheres de chá de sal, rasas
Tomilho, pimenta preta q.b.

Ponham as farinhas, o fermento, o sal e os restantes temperos numa tigela funda. Juntam o azeite, misturam tudo muito bem e começam a adicionar água morna aos poucos, amassando bem. Tenham cuidado com a água, se puserem demasiada, a massa fica húmida e peganhenta e depois têm de adicionar mais farinha. Se forem deitando porções pequenas de cada vez, é mais fácil controlar. A massa, no fim, deve ficar elástica e, ao amassarem, esta não se pega nem aos dedos nem à tigela. Quando estiver pronta, espalham farinha no fundo de um tabuleiro, e moldam a massa num círculo grosseiro, com alguma altura e salpicam a massa com pimenta preta e sal grosso (pouquinho). Eu tapei o tabuleiro com película aderente mas podem usar um pano se preferirem, e deixam levedar uma hora. Levam ao forno a 160-180º durante 1 hora aproximadamente. Aliás, como isto do tempo de cozedura é variável, vão deitando o olho ao pão enquanto coze. É suposto ficar coradinho, como na foto. Mal o pão saia do forno, não se esqueçam de o barrar generosamente com boa manteiga!

4 comments:

  1. Carissimos, isto é que é verdadeiramente um pão do cacete!! Delicioso, para quem gosta mesmo de pão. Uma experiência a repetir e a re-inventar.

    ReplyDelete
  2. Minha cara. Fermento Royal é um produto à base de bicarbonato de sódio e não leveda as massas, só fermento biológico é quem faz isto. O Royal, assim como o bicarbonato de sódio, reagem com o açúcar das receitas, literalmente "fervendo" e produzindo gás carbônico que faz crescer os bolos. Tanto um quanto o outro, raramente são usados para o fabrico de pães, só de bolos, cuja massa vai ao forno imediatamente após ser misturada. Aconselha-se, inclusive, a agregar o fermento químico no final das misturas, para que não se perca o gás que começa a se formar assim que ele entra em contato com o açúcar da mistura.
    Aprendi algumas coisas no fabrico de pães: Deve-se usar os líquidos frios, para retardar tanto quanto possível, a fermentação. Deve-se usar pouco fermento e aumentar, sempre que possível, o tempo de fermentação, que deve acontecer em ambiente tépido e se possível, levemente úmido. As massas de pão, depois de começarem a levedar, podem ser colocadas no frigorífico, até de um dia para o outro, ou mesmo, ser congeladas no freezer. Neste caso, devem ser descongeladas lentamente, dentro do frigorífico, que aqui no Brasil chamamos de refrigerador ou geladeira.
    Gosto de levar os pães (já levedados) ao forno bem quente (250ºC) e baixar a temperatura para 180º C depois de 10 minutos, mantendo-a até o final da cozedura. Uso muito a MFP para misturar a massa e depois, asso os pães em fôrmas próprias ou uso uma base de pedra ou cerâmica, das usadas para revestir banheiros ou pisos, colocada na prateleira mais baixa do forno, para fazer pães redondos ou oblongos, do tipo rústico. Neste caso eu coloco um tabuleiro com água fervente no fundo do forno para produzir vapor durante a cozedura, o que provoca a formação de crosta dura e grossa nos pães.
    Um grande e forte abraço do tamanho do Brasil. Filipe Dias, dentista e gourmet, nascido na Curia, distrito de Aveiro, em 1933, filho de brasileiros que retornaram ao Brasil em 1937. Morei na Curia e em Águeda. Meu e-mail é: fifadias@gmail.com

    ReplyDelete
  3. Em tempo: Edito e assino há muitos anos uma coluna de culinária que pode ser acessada pela internet em: www.jornalagora.com.br, na última página (contracapa) do Caderno HOMEM, que é publicado às sextas-feiras. Caso alguém acesse o sítio do jornal e resolva fazer algum comentário, gostaria de os receber por e-mail; fifadias@gmail.com ou mestrecuca@vetorial.net

    ReplyDelete
  4. Muito obrigada, Filipe, pelas dicas que me deu. Tem graça, ainda ontem vi um episódio do Masterchef onde confeccionaram pão e usaram alguns dos truques que me indicou. Em breve vou aventurar-me a fazer a minha própria massa azeda. Entretanto vou experimentar fazer um pão como indicou. Ando também a pensar adquirir uma base pedra. Os seus comentários são bem-vindos! é para isso que serve este blog. Para partilhar receitas e aprender com os comentários dos visitantes. Quanto à sua coluna, não encontrei no site. Um beijinho!

    ReplyDelete