Monday, October 21, 2013

Pataniscas de bacalhau


Após um pedido irrecusável do Mr. Fofo, ficou decidido que o próximo pitéu a ser preparado seriam umas pataniscas de bacalhau com arroz de grelos. Falhei no arroz, não encontrei os grelos e tive de substituir por um arroz de ervilhas e coentros, que não chegou a ser devidamente fotografado. Opto então por omitir a receita do arroz, que irei colocar numa outra oportunidade. Assim, as pataniscas serão a estrela do post que aqui coloco hoje. E parece que as pataniscas foram autênticas VIP - Very Important Pataniscas! O Mr. Fofo elogiou-as múltiplas vezes e já me pediu para fazer mais brevemente. Para a receita, segui o meu instinto, mais uma vez, não vos vou dar quantidades exactas de alguns ingredientes porque fiz a olho mas tentarei explicar bem o suficiente para que possam replicar em casa. A minha preocupação central era deixar as pataniscas o mais fofinhas possível, daí que incluí dois ingredientes que nunca tinha usado nesta receita - cerveja branca e uma clara em castelo. E parece que resultou. Ficaram suaves e fofas, para além de saborosas.

Ingredientes
1 posta (lombo) de bacalhau 
150 gr. de bacalhau desfiado e demolhado
1/2 cebola média
2 alhos
3 ovos
Salsa
Cerveja
Farinha
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar

Preparação
Para que não haja confusão na receita, devo explicar que nos ingredientes, uso uma posta de bacalhau + 150 gr. de bacalhau desfiado. E tal deve-se ao facto de na altura achar, e bem, que só uma posta não era suficiente e tendo bacalhau desfiado no congelador, adicionei mais um bocadinho. Usem o que tiverem em casa. Metade do bacalhau é refogado para dar mais sabor às pataniscas mas não quis exagerar, daí o uso do restante cozido. Feitas as explicações, podemos passar à preparação:
Cozi a posta de bacalhau, tirei as espinhas e desfiei grosseiramente para uma tigela funda. Cortei os dois alhos em pedacinhos e foram a refogar numa frigideira com azeite. Juntei as 150 gr. de bacalhau desfiado (previamente espremido) e partido em pedacinhos. O peixe, mesmo depois de espremido, vai largar alguma água. Deixam cozinhar até secar totalmente. Depois de arrefecido, juntei o bacalhau desfiado ao cozido, alhos incluídos. Adicionei meia cebola em cubinhos pequenos, a salsa e a pimenta preta. Bati dois ovos e uma gema com um garfo e juntei ao preparado. Juntei farinha aos poucos até a massa ganhar alguma consistência, mas reparem que deve continuar bastante molinha e húmida. Não pode ficar uma massa muito firme, senão as pataniscas ficam duras ou borrachosas. Depois introduzi aproximadamente 0,5 dl de cerveja branca, envolvi delicadamente e, por fim, a clara que sobrou, batida em castelo firme. Rectifiquei de sal e fritei colheres de sopa da massa em óleo bem quente. Esta dose dá para 3 pessoas. Ou duas muito comilonas, que é o nosso caso, mas mesmo assim sobraram pataniscas para o dia seguinte. E nada como o teste do tempo para sabermos a verdadeira qualidade de algo! Ora bem, as pataniscas continuavam mega fofinhas e apetitosas. Se quiserem variar a receita, experimentem fazer pataniscas de pescada e pimento vermelho que podem encontrar neste post. Bom apetite!

1 comment:

  1. Um dia quando for possível enviar comida eletrónica, poderão provar esta verdadeira maravilha gastronómica. Sabor, textura, ponto de fritura... excepcional a todos os títulos. Diz-se mesmo que o bacalhau do qual estas pataniscas foram feitas apaludiu e recomendou o resultado...

    ReplyDelete