Thursday, July 18, 2013

Bacalhau com molho de natas e molho de canela


Aqui está um duo do molhos que podem utilizar como complemento do nosso fiel amigo, o bacalhau. Um molho com natas e pimentas em grão e outro cujo ingrediente principal é a canela. Vamos então começar pelo molho com pimenta, o qual teve um pecado capital, imperdoável para moças comilonas como eu! Era pouquinho! Mal deu para molhar o pão! Suponho que seja melhor para a linha, embora eu já me veja como um caso perdido....eheh. Morra Marta, (mas) morra farta!

Molho de natas e pimenta:
2 postas de bacalhau 
250 ml de natas
3 alhos médios esmagados
2 cravos
Oregãos
Alho em pó
Grãos de pimenta verde
Pimenta preta
Noz moscada
Azeite
Vinagre de champagne 

Para fazerem este molho guloso, começam por cozer o bacalhau com os seguintes temperos: alho em pó, o vinagre, um fiozinho de azeite, os grãos de pimenta e a noz moscada. Tenham cuidado na cozedura do bacalhau, o peixe tem de levar um entalão mas deve manter-se rijinho pois nesta receita o bacalhau ainda vai à grelha. Quando o peixe estiver no ponto, retiram-no da água e reservam num prato para que arrefeça. Entretanto levam novamente a água de cozedura ao lume e deixam ferver até reduzir bastante. Numa frigideira, aquecem bem as natas juntamente com oregãos q.b., 3 alhos médios esmagados e 2 cravos. Deixam ferver e juntem uma concha de caldo do bacalhau, sem coar, e cozinha até reduzir e o molho espessar como na foto. As posta de bacalhau vão à grelha, pincelada com azeite, corar um bocadinho. No fim, deitem o molho por cima do bacalhau e devorem! Estava delicioso!   

E agora um molho mais exótico, um pouco fora de vulgar, já que a canela é usada apenas em doces na nossa culinária e esta receita foi feita a pensar numa bola posta de bacalhau:

Molho de natas e canela:  
4 alhos médios
1/2 cebola média
Hortelã seca ou 2 folhas frescas
Vinho branco
Pimenta 5 bagas 
Noz moscada
1 pacote de natas
Canela em pó
Sumo de limão
1 chávena de café de amêndoa moída
2 colheres de sopa de mel

Começam por cozer o bacalhau juntamente com 4 alhos médios, meia cebola, a hortelã, 2 colheres de sopa de vinho branco, a pimenta e a noz moscada. Não se esqueçam que o bacalhau deve ficar rijinho, pois vai ser ligeiramente assado no forno posteriormente. Assim que o peixe estiver no ponto, retiram da água (que podem guardar e congelar para usarem como base para outra receita, de um arroz, por exemplo) e deixam arrefecer num prato. Começam então a fazer o molho. Numa frigideira, aquecem bem as natas até estas ferverem e adicionam 2 colheres de sopa de vinho branco, uma colher de café, rasa, de canela, 1 colher de chá de sumo de limão, 1 chávena de café de amêndoas picadas e as duas colheres de sopa de mel. Deixam o molho apurar bem e reduzir até ao ponto de ficar cremoso.
Assam o bacalhau até ficar ligeiramente coradinho e servem com o molho. Apesar da "estranheza" que possam sentir na associação de canela ao bacalhau, o certo é que funcionou muito bem. Desde que sigam as quantidades e não carreguem demasiado na especiaria, o sabor quando equilibrado, liga muito bem com a delicadeza do bacalhau. E verdade seja dita que este molho também pode ser usado em doces ou bolos que façam aí em casa. Vale sempre a pena arriscar coisas diferentes, facilmente terão boas surpresas. Bom apetite!

1 comment:

  1. ...para dar uma roupagem nova a ingredientes/alimentos "antigos".

    ReplyDelete