Thursday, December 26, 2013

Perú de Natal - Resultado final


Cá estou eu de volta na segunda tentativa a cozinhar um perú. Pensei que iria estar mais presente no blog, nestes dois dias de Natal, mas acabei por estar demasiado concentrada na ave. Aqui têm o resultado final! Não está perfeito, há coisas a emendar mas tendo em conta o desastre que foi o ano passado, sinto que foi uma missão bem sucedida! Caso acompanhem este blog, o perú de 2012 acabou mal cozinhado, practicamente crú nalgumas partes e o seu destino foi o caixote do lixo. Parece que ainda não dominamos a cozedura em forno a lenha. Mas este ano, em virtude das condições meteoreológicas tenebrosas, o perú foi cozinhado em forno eléctrico e tudo correu melhor. Ficou demasiado tostado nas pernas, tenciono fazer uns acertos nos temperos da próxima vez mas estava saboroso, o recheio era catita, o peito não secou. Para o ano, vou tentar arranjar um perú mais rechoncho, que pelo menos tenha uma pele mais grossa e resistente, pois este exemplar era fraquito. A pele era muito fina e rompeu na cozedura. Foi inevitável a carne secar um pouco e acabou por ser algo que fugiu ao meu controlo. É que eu deitei um olho ao especial de Natal do Gordon Ramsay, devo salientar que acho o homem detestável mas confesso que cobicei-lhe o perú. O bicho era anafado, de pele grossa, que ele facilmente temperou, introduzindo os condimentos entre a pele e a carne do peito. Mas eu infelizmente não o poderia fazer, senão rompia-se a pele toda. Enfim, como já disse anteriormente, este blog é uma espécie de diário de aprendizagem. E aqui não publico apenas o meus sucessos mas também o que não me sai tão bem, na esperança que vocês leitores possam dar sugestões. Emboras estas escasseiem, eu não desisto, e no próximo ano voltarei a dar-vos conta das minhas aventuras natalícias na cozinha. A receita do perú está neste link. Espero que o vosso Natal tenha sido muito feliz!

No comments:

Post a Comment