Wednesday, December 11, 2013

Como conservar doces caseiros


Quando fiz o meu doce de abóbora, li, em vários sites, indicações de como conservar o doce. Acontece que não fiquei satisfeita, achei o processo pouco rigoroso e não percebi o porquê de alguns passos. Comentei com o Mr. Fofo e ele explicou-me como devia proceder e até me ajudou a encher alguns frascos de marmelada. Preferencialmente, devem encher os frasquinhos no mesmo dia em que terminarem o doce, assim que desligarem o lume e este estiver a ferver, evitando assim re-aquecer, neste caso, a marmelada. Levam os frascos e as tampas a ferver durante 10 minutos, ou pelo menos, foi assim que eu fiz, num tacho largo e alto. A água tem de tapar completamente os recipientes. Assim que estiverem prontos, com a ajuda de uma pinça de salada, escorrem bem a água, colocam os fracos de pé num pano de cozinha e enchem-nos com a marmelada a ferver até cima. Escorram igualmente as tampas no pano. Aproveitando a água de ferver os recipientes, retiram esta em quantidade suficiente de forma a que possam voltar a colocar os frascos cheios dentro do tacho sem que a água entre no doce. Com os frasquinhos já lá dentro, e já com a água a ferver e quando esta estiver a borbulhar, colocam as tampas e enroscam ligeiramente. Tapam o tacho e deixam ferver durante 20 minutos. Certifiquem-se que não entra água no doce, e que o frasco está bem tapado o suficiente de forma a que o borbulhar da água não derrube a tampa. Depois de fervura, e com a ajuda da pinça, retirem os frascos da água e ponham-nos no pano. Com luvas de cozinha grossas, enroscam o frasco muito bem, com toda a força, e colocam-no em água muito fria (usem gelo na água, se possível) até arrefecer. Noutro post mostro-vos o resultado final dos meus frasquinhos.

5 comments:

  1. o frasco nao rebenta com tanto calor????

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa tarde Marisa. Já me aconteceu frascos rebentarem após eu os mergulhar em água fria, com o choque térmic, que é necessário que aconteça, mas a culpa foi minha porque re-utilizei frascos em segunda mão, de conservas, que já de origem devem ser de baixa qualidade. Portanto sugiro que compre frascos próprios para doces e de boa qualidade. É um desconsolo quando o doce se estraga depois de tanto trabalho. Beijinho.

      Delete
    2. Segundo um dica que li, coloca-se uma colher das de sopa na panela onde a água vai ferver. Eu faço sempre isso, reutilizo os frascos, e nunca rebentaram. posso ter tido sorte...

      Delete
  2. Muito complicado vi um dia um que e so colocar nos vidros quentes e devem deixar 4 dias para abrir conservam da mesma maneira

    ReplyDelete
  3. Posso guardar o doce de abobora sem ir ao frigorefico?e aond?

    ReplyDelete