Monday, February 3, 2014

Tarte de maçã e caramelo


Adoro bolos de maçã e nesta altura do Inverno, dá-me uma vontade doida de os comer. Maça e canela é uma das combinações bombásticas! Maçã, noz e caramelo é outra. Decidi fazer uma tarte com base noutros bolos que tenho no meu livrinho de receitas. Adaptei quantidades, ingredientes e saíu algo completamente novo mas igualmente delicioso. Aviso desde já que fiz o meu próprio caramelo, bem escurinho e apaladado, porque tenho a mania de que sai mais saboroso do que o Royal. Confesso que a tarte teve um pequeno percalço. Ao desenformar, as rodelas de maçã ficaram coladas à tarteira em vez de ao bolo. Digamos que o aspecto final da tarte era um bocado pavoroso, mesmo depois de tapar os buracos com a maçã. Por isso, para vos mostrar aqui algo minimamente apresentável, tive a boa ideia de disfarçar os defeitos com geleia de marmelo e amêndoa laminada. Opa! E que bom que ficou. A geleia, para além de um lindo brilho, deu uma sabor ainda mais apetitoso ao bolo e mais uma carrada de calorias que nem quero imaginar. Há certos detalhes que devem ficar no esquecimento...Ainda por cima estava delicioso. As nozes eram boas p'ra caramba e as bordas da tarte ainda tinham agarrado açucar granulado, durinho! É mesmo daqueles bolinhos que confortam a alma e o corpo. Não sei se vos dê a receita...Quase que me dá vontade de a guardar só para mim...

Ingredientes ♥ Caramelo
200 gr. de açucar
1 colher de sopa de água
1 dl leite

Preparação
É muito simples fazer o caramelo. Levei o açucar branco ao lume, num tacho com uma colher de sopa de água. O açucar começa por derreter e ficar líquido. Numa segunda fase, perde a água e começa a endurecer, a ficar em torrões e a escurecer. Por fim, começa novamente a derreter e a ficar escuro. Eu vou mexendo o açucar durante as 2 últimas fases. Para partir os torrões e para que escureça uniformemente. Eu deixo que fique um castanho muito escuro. E no fim juntei leite, depois de desligar o lume. O leite tem de ser adicionado aos pouquinhos e mexendo sempre, senão, com o choque térmico, o açucar fica como pedra.

Ingredientes ♥ Bolo
3 maçãs reineta (2 em rodelas e uma picada)
250 gr. de farinha
180 gr. de manteiga
100 gr. de nozes em pedaços
2 ovos + 1 gema
Raspa de 1 limão
Fermento Royal
Geleia de marmelo (usei Casa de Mateus)
Amêndoa laminada e torrada

Preparação
Barrei uma tarteira com margarina e açucar branco e cobri-a com as rodelas de duas maçãs reinetas. Os caroços retirei com um utensílio próprio para o efeito. Nos espaços entre as rodelas, coloquei pedaços de noz. Bati a manteiga com o açucar, juntei a maçã picada, as nozes e os ovos, misturando muito bem entre cada adição. Adicionei a raspa de limão, a farinha e o fermento e envolvi cuidadosamente. Por fim, juntei o caramelo. Despejei o preparado em cima das maçãs e foi ao forno a 160-180º. Após ter desenformado o bolo e este ter arrefecido um pouco, barrei-o generosamente com a geleia e cobri com pedaços de amêndoa torrada e laminada. Delicioso!

2 comments:

  1. Após observar os quadros de muitos pintores conclui-se sobre a ténue separação entre a abjecção e a elevação. Neste caso temos um potencial desastre salvo com mão de mestre e muita criatividade. Poderíamos dizer que a Miss Sara era um Rembrandt da culinária... não, seria dar demasiada importância ao Rembrandt... e diminuir a genialidade da Miss Sara.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estava realmente muito bom! Aplausos para mim! :-)))

      Delete