Thursday, November 7, 2013

Pão de cebola, pimento vermelho e oregãos


Antes de me aventurar a fazer pão a sério, com o meu próprio fermento, a minha massa azeda, vou fazendo estes pãezinhos de brincar. Na foto, um pão com cebola, pimento vermelho e oregãos. Saíu muito bem, até a massa ficou mais fofinha e arejada, com alguns buraquinhos pelo meio. Levedou melhor do que o habitual. Usei, mais uma vez, levedura fresca. A diferença foi eu ter deixado a levedar dentro do forno, previamente aquecido, para a massa se sentir aconchegada, quentinha e deixar os "bicharocos" fazerem o seu trabalho. Cresceu o dobro, até me espantou, no geral é uma desilusão do caneco. Parece que a massa gostou do calorzinho. Ai, e cheirava tão bem!!! Barrado com manteiguinha, ficou delicioso, o pão. Experimentem a manteiga La Motte com pedrinhas de sal...Até me dá arrepios, de tão pecaminoso que é! Então, para fazerem esta receita, precisam de:

Ingredientes
300 gr de farinha de trigo
200 gramas de farinha de centeio
azeite q.b.
1/2 cebola
2 pimentos vermelhos avinagrados
1 cubo de levedura fresca
2 colheres de café de sal
pimenta e oregãos q.b

Ponham as farinhas, o fermento esmigalhado (grosseiramente, com dos dedos), a pimenta e os oregãos numa tigela funda. Juntam o azeite, misturam tudo muito bem e começam a adicionar água morna aos poucos, amassando bem. Vão pondo a água aos poucos, se puserem demasiada, a massa fica húmida e peganhenta e depois têm de adicionar mais farinha. Juntem a cebola e o pimento vermelho cortados em cubos pequenos e o sal. Quanto ao pimento, usei uma variedade ligeiramente avinagrada que se compra no LIDL, da marca Freshona. A massa, no fim, deve ficar elástica e, ao amassarem, esta não se pega nem aos dedos nem à tigela. Quando estiver pronta, espalham farinha no fundo de um tabuleiro / de preferência que não seja muito grande, para a massa não se espalhar, deve ficar aconchegada pelas paredes do tabuleiro quando estiver crescida), e dispõem a massa como preferirem, conforme queiram que o pão fique moldado. Eu tapei o tabuleiro com umas "toucas" transparentes que há à venda, próprias para tapar alimentos e deixei levedar uma hora dentro do forno que tinha aquecido ligeiramente, na temperatura mínima. Levou aproximadamente uma hora a cozer a 160º durante 40 minutos e, no fim, mais 20 minutos a 200º., para uma cor mais tostadinha  Bom apetite! 

1 comment:

  1. Ficou expcepcionalmente saboroso este pão! Os ingredientes extra deram-lhe uma personalidade muito particular. Ainda que a massa não tenha ficado tão "fofa" como queríamos é sem dúvida bastante apetitoso e indicado para quase todas as comidas.

    ReplyDelete