Tuesday, November 12, 2013

Tagliatelle Bolonhesa


Esta é a continuação da aventura do tagliatelle. No post anterior, atrevi-me a fazer massa fresca, tarefa atribulada mas com um final feliz. Podem ver nestas fotos uma bolonhesa e o aproveitamento das sobras de massa. O grande teste à qualidade do tagliatelle foi quando aproveitámos a massa que tinha sobrado, dois dias antes, e que foi negligenciada no frigorífio, conservada em tupperware aberto, sem qualquer cuidado. Ooops, asneira! Assustei-me um bocadinho porque havia tiras já secas. Até pensei em escolher as tiras de massa em "mau estado" e deitá-las fora mas o Mr. Fofo, sempre atento, impediu-me e quis que eu aproveitasse tudo. Interveio em boa hora, devo dizer. Aquecemos a massa em azeite, adicionámos um chouriço cozido de vitela mirandesa, temperámos com oregãos e pimenta e servimos. A massa, ficou como nova ou quase. As tiras, anteriormente secas, hidrataram e mal se notavam. Ora, isto só pode provar a qualidade da massa! E já penso fazer mais, da próxima vez na forma de lasanha ou ravioli. Esta semana coloco noutro post a receita da bolonhesa em duas variantes.

2 comments:

  1. Se a medida da qualidade algo é a sua capacidade de resistir ao teste do tempo então sem dúvida esta massa fresca ficou aprovada com extrema distinção. Dias após ter sido "fabricada" e queimada/seca pelo frio, passeou a sua classe rodeada de carne e molho. Para repetir! Várias vezes.

    ReplyDelete
  2. Agora é altura de pensar num recheio para raviolis! Já me sinto com energia para mais uma rodada de massa fresca!

    ReplyDelete