Friday, May 20, 2016

Doce de nêspera


Como já perceberam, fazer doces de fruta não tem nada que saber. Portanto, não me vou alongar muito a explicar como fiz. Tenho outros posts aqui no blog sobre a confecção de marmelada e doce de abóbora, com fotos explicativas, que podem ajudar quem ainda não se aventurou nestas andanças. Eu usei 1960 kg de nêsperas. Foi com quanto eu fiquei depois de as arranjar. E quando digo arranjar, refiro-me a retirar o caroço e o (desculpem lá) "cú". A casca foi todinha para o tacho, apenas retirei partes que estivessem com alguma textura esquisita ou objecto estranho. E como a passarada gosta de se empoleirar na árvore e todo o cuidado é pouco, antes de as arranjar, lavei as nêsperas em água corrente e abundante. Coloquei-a num tacho largo com 450gr. de açúcar, casca de um limão e sumo de dois. E foi assim para o lume até ficar tudo bem cozido e a calda reduzida. Antes de apagar o lume, passei a varinha mágica na fruta, apenas para esmagar partes, tive o cuidado de deixar pedaços inteiros. Deixei ferver mais uns 5 minutos e passei o doce para os frascos esterilizados. Ficou bem bonitinho! Falta ir agora fazer uma fornada de scones para provar o doce! Fica para a semana. Até breve!  

1 comment:

  1. Fiz a receita ontem a noite com ameixas amarelas que tenho no quintal. Contudo, não utilizei limão o que, provavelmente, foi o desastre sobre mais de 3 quilos de doce preparado. Ocorre que o doce está extremamente ácido. O limão deve ser o segredo.
    O questionamento é, será que é apropriado colocar um pouco de suco de limão e ferver o doce já preparado?

    ReplyDelete