Thursday, May 12, 2016

Queques de coco e cereja


Cerejinhas! Gorduchas e suculentas! Estas são conservadas em calda maraschino. Hei-de fazer com cerejas frescas, apesar da Primavera estar a ser madrasta para estas lindas frutinhas. De qualquer forma, esta versão de conserva é um bom substituto. Eu gosto do paladar e são "licorosas", têm uma calda espessa e bem açucarada! Falta saber onde encontrar todo o ano. Eu comprei no Lidl por altura do Natal mas como há certos produtos que aparecem apenas durante determinadas festividades, nem sei se continua disponível à venda. Lá terei que fazer eu mesma as minhas cerejas em calda e afogá-las nalgum licor saboroso. Mas isso será lá mais para a frente. Agora vou dar-vos esta simpática receita de queques fofinhos e saborosos.

Ingredientes
4 ovos
1 iogurte natural
2 copos de iogurte de farinha
2 copos de iogurte de açúcar mascavado
3/4 copos de iogurte de coco ralado
1/2 copo de iogurte de óleo de girassol
raspa de 1 limão
açúcar baunilhado
Cerejas em calda (de preferência maraschino)
Fermento royal q.b.

Preparação
Numa tigela, colocam o iogurte natural e, depois de terem lavado e secado o copinho, juntam 2 copos de açúcar e 1/2 de óleo e misturam muito bem. Separam as gemas das claras e reservam estas últimas para serem batidas. As gemas são adicionadas à mistura de açúcar, assim como o coco ralado, a raspa de limão e a baunilha. Batem vigorosamente e depois envolvem a farinha e o fermento e, por fim, as claras em castelo, com movimentos delicados para não abaterem. Distribuem a massa pelas formas de queques bem barradas com manteiga e em cada uma colocam 3 cerejas e salpicam a massa com calda. Eu confesso que as minhas cerejas afundaram na massa, como podem ver pela foto. Mas eu até nem me chateei e virei os queques de pernas para o ar de forma às cerejas ficarem visíveis. E os queques até ficaram fofos, com ar de pudinzinhos. Para dar um aspecto ainda mais apetitoso, aproveitam a calda e cobrem cada queque com uma quantidade generosa, de forma a escorrer à volta.
Espero que gostem!

No comments:

Post a Comment