Thursday, May 14, 2015

Galantine de atum


Olá! Agora que o tempo começa a aquecer, sabe bem comer petiscos frescos. Lembrei-me de fazer um bolo em camadas com atum e maionese e enformar de forma a parecer uma galantine. Devo dizer que a apresentação exterior ficou super catita e de facto engana. Parece mesmo uma galantine. Mas como vêem na segunda foto, esta "galantine" é composta por camadas de bolo de batata e o atum com vegetais. Caso os meus caros leitores se sintam tímidos em fazer esta receita, por acharem que é muito trabalhosa, podem encurtar o tempo de preparação usando vegetais enlatados e maionese de compra. Vamos então começar!

Maionese ♥ Como fazer: Numa tigela alta coloca-se duas gemas de ovo, uma colher de chá de mostarda, sal e pimenta. Com a batedeira, bater muito bem até a mistura ficar cremosa e espessar. Depois, deitando em fio óleo ou azeite, continuar a bater até a mistura crescer e ficar consistente. Quando começa a ficar no ponto, a maionese é projectada pelas pás da batedeira para as paredes da tigela.  No fim, junta-se vinagre a gosto, sumo de limão e corrige-se o sal e a pimenta se for necessário.

Ingredientes do Bolo de Batata
400 gr. de batata
2 dl de leite
100 gr. farinha com fermento
1 dl de azeite
6 ovos
Orégãos, Pimenta preta e pimenta de caiena

Ingredientes do recheio
Maionese
2 latas de atum
100 gr. vegetais cozidos (usei macedónia congelada)
Alface
4 folhas de gelatina (das médias)
Amêndoa torrada e picada 

Bolo de batata
Depois de cozer as batatas, esmaguei-as com um utensílio próprio, como se fosse para puré. Adicionei o leite, o azeite e os ovos e envolvi, juntando de seguida a farinha e os temperos. Bati tudo muito bem. Barrei um tabuleiro largo com margarina, cobri com papel vegetal e barrei também o papel vegetal com mais margarina. Despejei a mistura de batata e foi ao forno a 160-180 graus até estar corada. Usem o palito para verificar a cozedura. Deixei arrefecer.


Preparação da maionese de atum e montagem da galantine
Para a montagem da galantine, o primeiro passo foi cortar o bolo, já arrefecido, em rectângulos com a dimensão da forma de bolo inglês, que vai dar forma ao petisco. Depois tratei da maionese de atum. Para tal, juntei o atum, bem escorrido, aos vegetais e envolvi a maionese até o preparado ficar cremoso e fácil de espalhar. De seguida, fervi 0,5 dl de leite (cuidado para não transbordar) e adicionei as folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria e  espremidas. A gelatina deve ficar completamente derretida no leite. Juntei este à maionese. Barrei a forma com margarina e cobri as paredes e o fundo com película aderente, para mais tarde ser mais fácil desenformar. No fundo da forma, coloquei amêndoa torrada moída e, por cima, a primeira camada de bolo ligeiramente salpicada de azeite, para a amêndoa colar.  De seguida juntei uma porção de maionese e alisei bem. Por cima, uma camada de alface, outra de bolo, amêndoa, maionese. E assim sucessivamente até acabarem os ingredientes. No fim, calquei bem a galantine, cobri com película aderente, bem justinha à forma, e levei ao frigorífico até a maionese solidificar. Para desenformar, basta retirar a película que cobre a forma e puxar com jeitinho as laterais até descolar da forma. Se for precisa uma ajuda extra, mergulhem as paredes da forma em água quente, por breves segundos.