Thursday, December 24, 2015
O perú!
Um esforço conjunto dos vossos cozinheiros de serviço aqui no blog! Já assado para o almoço de Natal. Tostadinho como manda a lei e recheado até ás goelas! Depois conto como ficou. Ho ho ho!
Wednesday, December 23, 2015
Doces de Natal - Biscoitos de manteiga para oferecer
Cá estão as minhas bolachinhas já recheadas, Umas com doce de morango, outras com marmelada. O doce de morango não chegou para tanta bolacha e acabei por usar a marmelada do ano passado. E estava impecável! Aguentou um ano sem se degradar. Portanto, podem seguir as minhas dicas de como conservar doces, que não vos enganei! Enfrasquei as bolachinhas em frascos bonitos e ficaram prontas para oferecer. E mordisquei uma ou duas, só para me certificar que estou a oferecer produto de qualidade...Estão aprovadas! Depois dou-vos a receita. Ho ho ho!
Os doces de Natal - bombons de figo
Para não variar, os bombons de figo! Também conhecidos por nhoscas, assim apelidados por um irmão com queda para arranjar nomes originais. A receita está neste link. Ho ho ho!
Saturday, December 19, 2015
Doce picante de tomate
Para os apreciadores de picante, esta é uma boa alternativa aos doces de fruta. Até serve para oferecer na quadra natalícia. As quantidades desta receita são pequenas, porque fiz a contar apenas com uma refeição e não com o intuito de enfrascar. Se tencionam oferecer a uma ou duas pessoas, convém, no mínimo, triplicar a receita. O tomate tem muita água e reduz consideravelmente. Em relação a um dos ingredientes, o vinagre de canela e alecrim, não tenho a certeza de ser possível encontrar à venda porque penso ter sido uma edição especial da Paladin. Em substituição, podem usar vinagre normal e adicionar meio pau de canela e um raminho pequeno de alecrim. A malagueta que usei era vermelhona, pequena mas poderosa, que até me fez espirrar enquanto a preparava. Não ficou estupidamente picante, que eu gosto pouco que me caiam ranhocas enquanto como. Mas a malagueta deu um coice simpático ao doce. Podem sempre adicionar mais malaguetas, se gostarem de pólvora.
Ingredientes:
4 tomates
1 pimento vermelho avinagrado
1 malagueta
3 colheres de sopa de açucar
Vinagre de canela e alecrim
Sumo e um pedacinho de casca de limão
Pimenta preta
Alho em pó
Pitada de sal
Preparação:
Usei a picadora para triturar os tomates grosseiramente, com sementes incluídas. Coloquei num tachinho. Cortei o pimento em cubos pequerruchos. Retirei as sementes da malagueta, devidamente equipada com luvas, e cortei em pedacinhos pequenos. Juntei o pimento e as malaguetas ao tomate e de seguida adicionei os temperos. Pimenta preta a gosto, alho em pó, uma pitada de sal, o sumo do limão e um pedaço de casca, o açucar, e uns borrifos de vinagre. Deixei em lume brando até a água do tomate reduzir e a polpa ficar espessa, em geleia, tal como está na foto. Espero que gostem.
Se quiserem saber com mais detalhe como fazer doces, visitem o link do doce de abóbora e da marmelada e também podem aprender a forma de os conservar.
Thursday, December 17, 2015
Bolachinhas recheadas para oferecer
Este ano, em vez dos habituais doces de fruta, tal como marmelada ou doce de abóbora, decidi oferecer bolachinhas recheadas. Claro que não podia faltar o doce caseiro. De morango e, caso não seja suficiente, uso marmelada ou doce de pêra que ainda tenho bem conservados no frigorífico. Assim que rechear as bolachinhas, coloco aqui a receita, tanto da massa como do doce. Já provei as bolachas e ficaram saborosas. Mas sei que cometi um errozito que até nem comprometeu a qualidade mas talvez a aparência tenha sofrido um pouco. Não estão perfeitinhas mas até gosto do aspecto irregular e rústico. Até breve!
Wednesday, December 9, 2015
Perscrutando bolos-rei e algumas divagações
Flor de Aveiro |
Pastelaria Central |
Confeitaria do Marquês |
Confeitaria Nacional |
Subscribe to:
Posts (Atom)