Tuesday, July 18, 2017

Pork Wellington - Lombo de porco Wellington à moda da Miss Sara



Há anos atrás, quando o blog ainda não existia, fiz um beef Wellington aldrabado do qual apenas sobreviveu a fotografia. A receita, baseada em várias outras, ficou esquecida, embora tenha registado vagamente como a fiz anos mais tarde e aqui mesmo no blog. Neste post. Lá explico o porquê de ter optado e eliminado determinados ingredientes. Penso que desta vez fui menos radical, ou embirrante, se preferirem. É a idade a pesar...Esta receita não é a nova versão do beef Wellington porque apeteceu-me usar porco, mais precisamente um lombinho. É a a versão low-cost caso não vos apeteça investir num lombo de vaca. E é igualmente apetitoso. Alterei umas coisitas, voltei a não incluir crepes porque acho que a massa folhada basta. Odeio mostarda de Dijon, portanto optei por Ancienne (ou mostarda "normal") e em vez de pasta de cogumelos, que por alguma razão me causa desconfiança, usei cogumelos laminados e posteriormente salteados em azeite com cebola. É uma receita fácil e rápida de preparar, desde que não tenham a ideia maluca de fazerem massa folhada caseira.

Ingredientes:
1 lombinho de porco
1 latinha de foie gras ou patê
Presunto, 8-10 fatias (usei da Dulano, o fumado da floresta)
1 embalagem de cogumelos frescos (150-200gr)
Mostarda Ancienne ou da normal
1 rolo de massa folhada, de preferência rectangular.
Cebola
Alho em pó, pimenta, orégãos, sal qb

Preparação:
Em primeiro lugar, o meu ajudante Mr. Fofo, selou o lombinho de porco numa frigideira com um fio de azeite. O lombinho ficou com o exterior tostadinho a toda a volta, incluindo as pontas. Assim que ficou pronto, colocámos a carne numa tábua de cozinha a repousar e arrefecer. Na mesma frigideira onde o lombo foi selado, cozinhei os cogumelos com a cebola. Foi preciso adicionar mais um bocadinho de azeite, mas pouquinho. Temperei com pimenta, sal, e alho em pó e deixei reduzir totalmente a água que os cogumelos largam. Para me certificar que ficavam ainda mais sequinhos, deixei-os a largar o resto da humidade em cima de papel de cozinha.

Montagem:
Coloquei uma folha de película aderente em cima da bancada, bem esticada, e aí dispus as fatias de presunto, ao alto e lado a lado. Cobri estas com os cogumelos laminados e as cebolas, bem espalhados e em cima coloquei o lombo de porco, centrado. Barrei bem a carne com o foie gras. Se preferirem, usem patê do vosso agrado. O foie gras que usei vem dentro de umas latinhas pequenas, custa aprox. 5 euros a embalagem e é mousse, não um bloco, daí ser possível barrar. Com a ajuda da película aderente, fiz um rolo, de tal maneira que a carne ficou envolvida e tapada pelo presunto, estilo salsicha. Apertei bem a película aderente, dei um nó nas pontas e pus a refrescar no congelador, para ser mais rápido. Este passo facilita a montagem final com  a massa folhada. Deixei a carne uns 30 minutos no congelador. Entretanto, abri a folha de massa folhada, pincelei com a mostarda e no centro coloquei a "salsicha", tendo o cuidado de retirar a película aderente. Fechei a massa folhada sobre a carne, selando bem com gema de ovo. Pincelei o rolo com mais gema e polvilhei com orégãos. Levei ao forno durante 40 minutos a 180-200º. Deixámos repousar, fora do forno, durante 10 minutos e atacámos que nem leões esfomeados. Estava bom...

Wednesday, July 5, 2017

Enrolados de canela (cinnamon rolls)


Cucu! Tenho andado muito desorganizada com o blog! Faço petisquinhos e esqueço-me de tirar fotos. E depois como posso dar-vos as receitas? Já tenho algumas em lista de espera, de bolos, mas terei que as fazer aos poucos, que é suposto eu estar em modo semi-dietético, sem enfardar doces e outras delícias...ai...Mas como eu sou incapaz de passar muito tempo sem experimentar um docinho, novo, resolvi marimbar-me para a dieta e cozinhar algo substancial. O segredo é depois presentear família e amigos com amostras e assim ninguém abusa! Portanto, apresento-vos os cinnamon rolls! Ou enrolados de canela, que também soa bem. Já andava com esta receita metida na cabeça. Entretanto, vi uma receita no facebook com doses indecentes de manteiga e... resolvi fazer outra. Não se assustem, continuam a ser amanteigados, só dispensei uma parte da receita, o topping, que ia sobrecarregar os enrolados! Esta é uma receita passo-a-passo. Aviso desde já que é aconselhável usarem uma batedeira de mesa, pois a massa precisa de ser bem trabalhada, durante bastante tempo, até ficar elástica e à mão vai ser cansativo. Eu fiz os bolos de um dia para o outro porque a massa leveda duas vezes, a primeira vez no frigorífico e a segunda à temperatura ambiente.

Massa base:

Ingredientes
375 gr de farinha sem fermento
50 gr de manteiga amolecida
1 pacotinho de Fermipan (11gr)
2,5 dl de leite morno
30 gr de açúcar + 1 colher de chá
1 ovo L ou XL

Recheio

Ingredientes
120 gr de manteiga
180 gr de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela, rasa

Preparação da massa base
Em primeiro lugar, tratam do fermento! Aquecem o leite até ficar morno e, num copo medidor, juntam este com o fermento e a colher de açúcar branco. Mexem bem e tapam. Num instante surge uma espuma, que vai crescendo. É o fermento, que está activado e super contente! Entretanto, colocam os restantes ingredientes na taça da batedeira (com o gancho de amassar) e ligam numa velocidade baixa, só para envolver tudo. Assim que o fermento estiver cheio de borbulhinhas e crescido, juntam-no à mistura da farinha. Deixam bater em velocidade média durante 6 minutos. A massa nesta altura vai estar peganhenta. Aos poucos, juntam mais farinha até a massa se soltar das paredes da taça e não se pegar aos dedos. Deixam bater entre 8-10 minutos. No fim, a consistência é muito elástica e solta-se facilmente da taça. Passam a massa para um pyrex alto, tapam com película aderente e colocam no frigorífico de um dia para o outro. Na imagem (1) a massa já levedou. No início era uma bola no centro da taça e cresceu até a ocupar totalmente. Esteve aprox. 13h a levedar.

Preparação do recheio
Há receitas em que o recheio é adicionado com os ingredientes em separado. Primeiro barram a massa com manteiga amolecida, depois polvilham com açúcar amarelo e, no fim, a canela. Mas eu fiz de forma diferente. Não sei se há vantagens de fazer de uma maneira ou de outra. Vocês podem fazer como eu. Derretem a manteiga num tacho, juntam o açúcar amarelo e a canela e misturam muito bem até fazer uma pasta. Deixam arrefecer.

Montagem
Polvilham a bancada da cozinha com farinha e lá depositam a massa. Polvilham outra vez por cima da massa. E como o rolo, estendem bem (2). Barram com a mistura de açúcar, já arrefecida (3) e enrolam (4). Com a ajuda de uma linha de costura que seja resistente, cortam a massa, passando a linha por baixo do rolo e apertando, com meio nó, até cortar a porção (5). Também já vi usarem fio dental em vez de linha. Acho que o meu tinha mentol e achei má ideia....
Numa travessa barrada com manteiga, colocam os rolinhos (6), tapam com película aderente e deixam levedar até duplicar de volume (7). Levam ao forno a 160º até ficaram coradinhos. Os meus cozeram em 20 minutos aprox. Se quiserem, polvilhem os bolos com açúcar amarelo perto do fim da cozedura. Foi o que fiz, em substituição do topping, que levava mais manteiga e queijo creme.

Como podem ver, ficaram bem lindos (8)! O recheio dos rolinhos derrete um pouco e acumula-se no fundo da travessa, fazendo com que fiquem húmidos e peganhentos em baixo. E o cheiro!!! Nem vos conto! Espero que gostem!

Corte, para verem como ficou fofinho