Tuesday, June 3, 2014

Torta de peixe e vegetais


Agora que o calor vem aí, sabe bem comer refeições mais fresquinhas. Esta torta pode ser preparada com antecedência e consumida após arrefecer. E continua boa de um dia para o outro, a massa mantém-se fofinha.

Ingredientes: 
Torta:
400 gr. de batata
2 dl de leite
100 gr. farinha com fermento
1 dl de azeite
6 ovos
Orégãos, Pimenta preta e pimenta de caiena

Recheio:
1 posta de bacalhau
1 posta de pescada
3 dentes de alho
1 mão-cheia de grelos congelados
1 mão-cheia de macedónia
0,5 dl de natas
Amêndoa tostada
Salsa
Azeite q.b.
Pimenta e sal

Preparação do recheio:
Eu comecei por cozer as batatas descascadas em água e sal. Enquanto coziam, fiz o recheio porque convém tê-lo pronto assim que a torta sai do forno. É mais fácil enrolar a base enquanto está quente. Aqueçam dois tachos com água. Num, cozem o peixe e no outro escaldam os grelos e a macedónia. Levam uma frigideira larga ao lume e refogam a cebola, o alho e a salsa durante 10 minutos, em lume brando. Juntam uma concha de sopa de caldo de peixe e fica a cozinhar mais um pouco. Adicionam os peixes desfiados e os vegetais. Temperam com pimenta e sal e deixam reduzir a água até o peixe ficar húmido mas não caldoso. Juntam as natas, só para dar um pouco de cremosidade ao preparado e verificam se o tempero precisa de algum ajuste. Desligam o lume e deixam arrefecer um pouco.

Preparação da torta:
Depois de cozerem as batatas, esmagam-nas com um utensílio próprio, como se fosse para puré. Adicionam o leite, o azeite e os ovos e batem muito bem. Juntam a farinha e os temperos e misturam. Barram um tabuleiro largo com margarina, cobrem com papel vegetal e barram também o papel vegetal com mais margarina. Despejam a mistura de batata e levam ao forno a 160-180 graus até estar corada. Usem o palito para verificar a cozedura.
Assim que tirarem a torta do forno, desenformam-na  numa folha de papel vegetal, em cima da bancada. O recheio é colocado sobre toda a superfície, deixando apenas 1,5 cm cm livres a toda a volta. Com a ajuda do papel vegetal, enrolam a torta e deixam arrefecer. Por fim, para dar um toque especial, enfeitam com palitos de amêndoa torradinhos.

3 comments:

  1. Esta é uma receita bi-alimentar! Agrada ao pessoal dos vegetais e da comida saudável e quem gosta de substâncias mais "heavy" também não ficará desiludido. O bacalhau dá-lhe um toque 100 % Português.

    ReplyDelete